Dicas de viagem Planejamento

Como tirar o passaporte pela primeira vez: passo a passo, preço, documentos, agendamento e mais!

como tirar passaporte
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Se você acredita que emitir o passaporte é complicado assim como solicitar um visto, boa notícia: já pode relaxar! O passaporte é um direito do cidadão brasileiro e é simples de conseguir. Preparamos um passo-a-passo detalhado de como tirar o passaporte pela primeira vez pra você garantir o carimbo na próxima viagem internacional.

Preciso de passaporte para viajar?

Você precisará do passaporte para visitar outro país, a não ser que você esteja viajando para países do Mercosul. Mas mesmo não sendo necessário é uma grande vantagem ter o passaporte porque você pega filas mais rápidas agora que nossos registros de entrada e saída são feitos por leitores automatizados.


Como tirar o passaporte pela primeira vez?

A seguir, fiz um passo a passo para ajudar você que pretende tirar o documento, mas não sabe por onde começar.

1. Quem pode tirar o passaporte?

O passaporte comum pode ser solicitado por qualquer pessoa que:

  • Seja brasileira;
  • Esteja em situação eleitoral regular;
  • Se encontre regular e quite com o serviço militar obrigatório (para homens);
  • Não seja procurado ou impedido de sair do país pela Justiça;
  • Consiga apresentar os documentos originais exigidos (como documento de identificação, certidões de casamento/nascimento, certificado de naturalização e CPF).

2. Fazendo a solicitação

Agora que você já sabe que pode tirar o seu passaporte, entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Para essa etapa, você vai precisar incluir informações pessoais e dados de alguns documentos, como identidade, CPF, certidão de nascimento (para menores de 12 anos), certidão de casamento (para quem já teve o nome alterado) e passaporte anterior.

Como essa é a sua primeira solicitação, selecione a opção: “Nunca teve passaporte comum, de emergência…”.

como tirar o passaporte
documentos necessarios passaporte
como solicitar passaporte brasileiro

Depois de preencher todo o formulário, lembre-se de revisar todos os dados com atenção antes de enviar. Erros, quando notados posteriormente, podem atrasar a entrega do seu passaporte. E, se não forem notados, podem impedir sua viagem!

3. Pague a GRU

Quando você concluir o preenchimento do formulário anterior, será gerada a Guia de Recolhimento da União. A GRU, como é comumente chamada, é um documento que permite que você faça pagamentos à orgãos públicos federais e é obrigatória pra emissão do seu passaporte. Atualmente, o valor é de R$257,25.

4. Agende a data da entrevista

Após o pagamento da GRU, você pode precisar esperar um pouco a compensação bancária, que pode demorar até 72h. Quando esse pagamento estiver confirmado, você poderá fazer o agendamento eletrônico da sua visita a um posto da Polícia Federal. Alguns postos não precisam que você marque o horário, basta selecioná-lo e levar o número de protocolo e a documentação na data que desejar.

Ah! E se estiver emitindo pra família toda, você pode fazer um mesmo agendamento para até 6 pessoas, mas todas já devem ter feito a solicitação e pago a GRU, ok?

5. Separe os documentos

Agora, você precisa separar os documentos originais necessários para apresentar no posto da Polícia Federal. São eles:

  • Documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista com outro documento que comprove local de nascimento)

Atenção: Se você já teve seu nome ou sobrenome alterado, é necessário também todas as certidões de casamento e/ou divórcio em via original. Menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento como documento de identificação.

Hoje em dia, não é mais obrigatório apresentar comprovantes de pagamento da GRU, comprovantes de votação, título de eleitor ou comprovação de quitação do serviço militar. Contudo, você obrigatoriamente deve estar com situação regular tanto na justiça eleitoral quanto com o serviço militar obrigatório como falamos no primeiro item e deve ter pago o valor total da Guia. Essa checagem será feita automaticamente no momento da emissão do seu passaporte e, se houver alguma divergência, o oficial pode solicitar que você comprove essas informações. Por via das dúvidas, tenha em mãos:

  • Comprovante de pagamento da GRU
  • Certidão de quitação eleitoral (você pode emitir aqui)
  • Documento que comprove a quitação com o serviço militar para homens entre 19 e 45 anos.

Dica: Se esse não for seu primeiro passaporte, você também precisará apresentar seu passaporte anterior válido (se já estiver fora da validade, não é obrigatório, mas é recomendado).

6. Junte os documentos e vá ao posto da Polícia Federal

Apresente-se no posto da Polícia Federal na data e horário escolhidos munido de todos os documentos obrigatórios. Eles costumam chamar por horário, você entra e aguarda a sua vez. Eles confirmam seus dados e a documentação, tiram sua foto e pedem pra você revisar mais uma vez todas as informações. Leia com atenção!

7. Retire seu passaporte e arrume as malas!

No prazo marcado – que geralmente é de 1 semana – compareça novamente no posto para fazer a retirada. O passaporte é entregue apenas para o titular com documento de identidade original. Lembre-se que passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias são cancelados!

Esse passo-a-passo é referente à emissão do passaporte comum. Para casos especiais como passaporte de emergência e passaporte para estrangeiros, consulte o site da Polícia Federal.


É possível renovar o passaporte?

Infelizmente, não é possível fazer renovação. Se o seu passaporte expirou ou está perto de expirar, você precisa fazer todos os passos acima novamente e dar entrada em um novo documento com um novo número, inclusive.

Dica: Alguns países exigem que o passaporte esteja válido por pelo menos 6 meses a partir da data de retorno da sua viagem. Fique atento!

Ficou com alguma dúvida? O site da receita federal tem um FAQ muito legal com perguntas e respostas! Vale a pena dar uma olhadinha!


Qual a validade do passaporte brasileiro?

No geral, a validade do passaporte brasileiro é de até 10 anos. Mas, se o passaporte pertencer a um menor de 18 anos, a sua validade muda de acordo com a sua idade. Olha só:

  • 0 a 1 ano incompleto – validade de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 anos incompletos – validade de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos – validade de 3 anos
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos – validade de 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos – validade de 5 anos
  • 18 anos completos ou mais – validade de 10 anos

5 dicas para sua próxima viagem

Agora que você já sabe como tirar o passaporte, separamos algumas dicas pra você planejar sua viagem e começar a explorar o mundo!

  1. Dê uma olhada nos nossos artigos e roteiros gratuitos pra escolher seu próximo destino.
  2. Faça suas pesquisas de vôos no Passagens Promo para encontrar as melhores tarifas aéreas. A dica é criar um alerta de preços para ficar de olho na variação de preço. Assim que cair o valor, eles te avisam por e-mail e você consegue aproveitar a oferta!
  3. Encontre seu hotel no Booking. Lembre-se sempre de olhar as fotos, as resenhas e verificar as políticas de cancelamento.
  4. Não se esqueça de contratar um seguro viagem pra qualquer eventualidade que possa acontecer! Apesar de torcermos pra não precisar usar, ter o seguro é muito importante e alguns países inclusive exigem que você tenha essa cobertura pra entrar no país. No site da Seguros Promo, você encontra os melhores valores e ainda ganha desconto de 5% usando nosso cupom: PREFIROVIAJAR5 . Se você pagar em boleto, o seu desconto vai para 10%!!!
  5. Compre a moeda do país! Mesmo que você queira usar o cartão de crédito, é fundamental ter pelo menos um pouco de dinheiro no bolso. Você pode fazer o câmbio em espécie, em cartões pré-pagos ou transferindo dinheiro para o exterior.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário