Pelo mundo

O que fazer em Aruba: roteiro completo com onde ficar, quando ir e mais dicas!

Se você me segue no Instagram (@prefiroviajar), certamente você acompanhou a minha viagem para Aruba em fevereiro de 2022. Foram 5 dias incríveis a convite do @Aruba_Br e eu separei no meu roteiro de Aruba, várias AmanDICAS para te ajudar a conhecer o melhor da Ilha Feliz.

Sobre Aruba

letreiro eu amo aruba

Também conhecida como Ilha Feliz, Aruba é uma ilha localizada no mar do Caribe bem perto da Colômbia e da Venezuela. E, pasmem, apesar de ter um sistema democrático, Aruba ainda pertence ao Reino dos Países Baixos assim como as suas vizinhas ilustres Curaçao e Bonaire.

Vale lembrar que a topografia e a vegetação de Aruba são incomuns para uma ilha caribenha. Ao longo das costas sul e oeste, você encontra praias lindas com água tranquila e azul, um verdadeiro paraíso.

Lembrando que o litoral nordeste da ilha é acidentada e desértica, com uma variedade de espetaculares cactos. As árvores mais famosas da ilha são o Watapana (Divi Divi), todas esculpidas em uma forma graciosa inclinada para sudoeste, graças aos constantes ventos alísios

População

Aruba ou Ilha Feliz conta com mais de 110.000 habitantes de 90 nacionalidades. É curioso saber que uma ilha tão pequena possui hoje uma variedade tão grande de culturas e nacionalidades em seu terrirório.

Fuso horário

Aruba encontra-se no fuso horário do Atlântico (AST) e durante todo o ano está 1 hora antes do Brasil, exceto em cidades como Cuiabá e Noronha onde passa a ser um fuso de 2 horas antes.

Eletricidade

A corrente elétrica em Aruba é de 110V como em alguns países da América Latina, Estados Unidos e Canadá. A tomada segue o padrão dos Estados Unidos e são de 2 pinos achatados. Por isso, traga adaptador caso os seus eletrônicos sejam do Brasil!

Água potável 

Toda a água de Aruba passa pelo processo de dessalinização que é realizado pelo WEB NV, situado em Balashi. Ao logo da ilha, você consegue ver grandes reservatórios de água (caixa d’águas) que distribuem água por todas as construções.

A água de Aruba cumpre os mais altos padrões de qualidade da Organização Mundial de Saúde e o resultado é uma água fresca e límpida diretamente em todas as torneiras da ilha. Inclusive, a água da ilha já ganhou vários prêmios!

Idioma

O idioma oficial de Aruba é o holandês, mas na rua as pessoas falam o papiamento, a língua crioula local.

O papiamento é uma língua melodiosa e é o produto da fusão de uma das línguas indígenas, o arawak com o português, o espanhol, o inglês, o holandês e o francês.

Se liga em algumas frases super legais em papiamento:

  • Bonbini: Bem-vindos
  • Bon tardi: Boa tarde
  • Bon nochi: Boa noite
  • Bon dia: Bom dia
  • Ta bai hasi solo: Será um dia de sol
  • Tur cos ta suave: Está tudo bem
  • Di nada: De nada
  • Mi por hanja un cerbes? Você pode me dar uma cerveja?
  • Un sunchi: Um beijo
  • Felis: Feliz
  • Mi ta stima bo!: Te quero bem!
  • Con ta bai?: Como está?
  • Mi ta bon: Estou bem
  • Hopi bon: Muito bem

Vale lembrar que a maioria dos habitantes de Aruba fala com fluência vários idiomas, entre eles o espanhol e o inglês. Inclusive, grande parte dos turistas de Aruba são americanos, por isso, hoje o inglês é fluentemente falado por toda ilha.


Moeda e câmbio

Em Aruba, a moeda local é o florin arubano (AWG), entretanto, eu não achei necessário a realização do câmbio para a moeda local, pois os dólares americanos (USD) são aceitos em todos os estabelecimentos comerciais da ilha.

A cotação para dólares americanos é de, aproximadamente, AWG 1,77 em dinheiro e AWG 1,78 em cheques de viagem (AWG 1,75 em supermercados e postos de combustível e AWG 1.80 em lojas e restaurantes). As principais bandeiras de cartões de crédito e cheques de viagem também são aceitos.

Gorjeta 

Geralmente, as pessoas costumam deixar um valor adicional pelo serviço, entre 10 % e 15 %. Uma gorjeta de 10 % a 20 % é apropriada, dependendo do serviço e da atenção que você tenha recebido. Mas, vale lembrar que ela não é obrigatória.

Impostos 

Os impostos e taxas de serviços sobre a reserva de hotel em Aruba variam entre 19% a 22% de acordo ao tipo de acomodação. Há ainda uma taxa de sobre volume de negócios (BBO) de 1.5% que pode ser adicionada no custo de produtos ou serviços.


Como chegar em Aruba?

Avião

aviao aruba
Vista da janela do lado esquerdo

Partindo da América Latina, você encontra voos diretos a partir de Caracas, Bogotá e Panamá. Por isso, se você sair do Brasil, você precisará fazer conexão em um desses destinos.

Eu, por exemplo cheguei em Aruba, usando a cia aérea Copa Airlines. Peguei um voo direto saindo do Rio de Janeiro até o Panamá e de lá, peguei outro voo de duração de 1 hora e meia até Aruba!

Quem sai dos Estados Unidos, pode pegar voos de diretos de vários estados, inclusive, Aruba recebe tantos viajantes americanos que metade do aeroporto é dedicada só para eles.

Já quem vem da Europa, encontra voos na companhia aérea KLM viaja para Aruba saindo de Amsterdam na Holanda.

Cruzeiro

cruzeiro parado em aruba

Você pode visitar Aruba de Cruzeiro! Todos os anos, milhares de passageiros desembarcam no Porto de Oranjestad por algumas horas, onde são recebidos por representantes de turismo e empresas turísticas que oferecem suporte para atividades em Aruba.

Vale lembrar que a alta temporada para o turismo de cruzeiros vai de outubro a abril. Se liga nas empresas que operam o trajeto: Holland American Line, Princess Cruises, Royal Caribbean Cruise Line, Celebrity Cruises e Carnival Cruise Line.


Visto e regras do covid

Viajar para Aruba é bem simples, você precisará de um passaporte válido e o seu visto é concedido na sua chegada ao aeroporto.

O único ponto importante é estar de olho nos procedimentos de embarque para o COVID. A seguir, vou contar um pouco do processo.

1. Teste PCR ou vacinação completa

Se você tiver tomado as 3 doses da vacina, você não precisará realizar testes para ingressar na ilha. É só você entrar no app Conecte Sus e salvar o pdf em inglês que comprova a sua vacinação completa.

Caso não tenha completado as 3 doses, você precisará fazer um teste PCR até 72h antes da sua viagem ou um teste de antígeno 24h antes do seu embarque.

2. Cartão de imigração online – ED Card

Antes do embarque, todos os viajantes devem preencher o cartão de imigração online. Assim que você comprar sua passagem aérea, visite a página www.edcardaruba.aw, siga as instruções e preencha o cartão de entrada em Aruba.

Lembrando que você deverá baixar o app https://www.aruba.com/us/aruba-health-app onde você terá o seu QR Code para entrada na ilha. Ele é solicitado na sua chegada em Aruba!

3. Seguro covid

Aqui no blog, recomendamos sempre viajar com seguro viagem internacional com cobertura para covid. Mas, caso você queira contratar um seguro viagem mais barato, você pode contratar o Seguro Covid de 15 dólares oferecido pelo Governo de Aruba.

O Seguro de Visitantes de Aruba é um seguro de viagem obrigatório que ajuda a proteger os visitantes de possíveis despesas médicas e não médicas caso testem positivo para Covid-19 durante a estada em Aruba.

Para fazê-lo é bastante simples. Após a conclusão do processo do ED Card, o passageiro receberá a confirmação de aprovação da viagem, que será exibida digitalmente ou em cópia impressa no check-in e / ou embarque.

4. Febre Amarela

A apresentação da Carteira Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela é obrigatório para a entrada na ilha. É preciso vacinar pelo menos 10 dias antes da data de viagem, pois o cartão de vacinação terá validade a partir do décimo dia.

5. PCR para retornar ao Brasil

Test Center

Para regresso ao Brasil, todos os viajantes devem fazer o PCR ou o Teste de antígeno. Para realizar o teste, você pode solicitar no lobby do seu hotel ou procurar um Test Center do governo (o meu eu fiz no Palm Beach Plaza Mall) que é mais barato. O teste de antígeno custa 35 dólares com resultado em 2 horas e o PCR 70 dólares.

Além disso, é necessário o preenchimento do formulário da Anvisa antes do seu embarque. Os dois comprovantes serão solicitados pela companhia aérea, por isso, preencha antes de chegar no aeroporto, assim você não atrasará o seu embarque.


Como se locomover em Aruba?

Se você pretende conhecer Aruba, eu sugiro que você alugue um carro. Essa, sem dúvidas, é a melhor maneira de circular e conhecer a ilha. A seguir, listei algumas opções para todos os perfis de viajantes.

Táxi

Em Aruba, os taxis não usam taxímetro e rodam com tarifas fixas. A corrida mínima, por exemplo, custa USD 6,00. Essa, sem dúvidas, é uma maneira nada econômica de andar em Aruba, porém, é bem prática, pois todos os hotéis e restaurantes pedem o carro para você!

Ônibus 

Em Aruba, existe um serviço de ônibus que passa pela região hoteleira a cada 15 minutos durante o dia e a cada 40 minutos até 23h30. A tarifa é de USD 5,00 para duas viagens ou USD 10,00 para um day pass para uso ilimitado durante o dia. Para saber mais, visite o site www.arubus.com.

Aluguel de carro em Aruba

Se você tiver carteira internacional de motorista ou qualquer licença de motorista válida e vigente, você poderá alugar e dirigir um carro na ilha (aplicando as restrições, dependendo da empresa de aluguel de veículos).


O que fazer em Aruba?

Se tem um coisa que você vai encontrar em Aruba, são atividades incríveis. Eu fiquei surpresa com a infraestrutura e a variedade de atividades oferecidas aos visitantes.

Por isso, eu separei a seguir coisas imperdíveis que você precisa fazer na Ilha Feliz!

Visitar as praias de Aruba

O que não falta em Aruba são praias paradisíacas! Se liga o que você pode fazer em cada uma delas:

  • Palm Beach: nessa praia você encontra muitos resorts, restaurantes e várias opções de atividades aquáticas! É bem agitada e ótima pra passar o dia e ver o pôr do sol;
  • Eagle Beach: por lá você encontra o cartão postal de Aruba as famosas Fofoti Trees. Nessa praia, você também pode fazer a clássica foto com o avião passando bem pertinho.
  • Magel Halto: uma praia cristalina em pleno mangue? Sim! É isso que você encontrará em Mangel Alto. Essa é uma visita imperdível e as escadas para o mar deixam a praia ainda mais charmosa;
  • Baby Beach: acho que o nome já diz tudo, né? Baby Beach é a praia queridinha dos viajantes e ela tem esse nome por ser uma praia muito calminha e perfeita para crianças! Por lá, você encontra os famosos galhos instagramáveis e a piscina de borda infinita do Restaurante Rum Reef;
  • Tres Trapi: esse é um pedacinho de paraíso em Aruba. Essa é uma pequena praia entre as pedras que tem esse nome porque antigamente, o acesso até ela era feita por 3 degraus. É a coisa mais linda;
  • Arashi Beach: com sua areia bem branquinha e mar cristalino, Arashi é uma praia bem famosa em Aruba. Inclusive, essa é a única praia da ilha que os locais não sabem o significado do nome até hoje.

Fazer passeios e tours

Se você quer conhecer os principais pontos turísticos da ilha, sugiro que contrate um dos passeios a seguir. Segura a AmanDICA:

Passeio de Catamarã

passeio catamarã aruba

Um passeio super famoso em Aruba é o Passeio de Catamarã com da Pelican Adventures. O passeio inclui 2 paradas para snorkel e inclui bebidas alcóolicas e não alcóolicas, café da manhã, almoço e todos os equipamentos para snorkel. Eu fiz o passeio e adorei!

Passeio de Jeep

passeio de jeep aruba

Um passeio super famoso em Aruba é o Passeio de Catamarã com da Pelican Adventures. O passeio inclui 2 paradas para snorkel e inclui bebidas alcóolicas e não alcóolicas, café da manhã, almoço e todos os equipamentos para snorkel. Eu fiz o passeio e adorei!

Assistir o pôr do sol

Ver o pôr do sol em Aruba é algo que você PRECISA fazer na sua viagem. É uma verdadeira obra de arte. O sol se põe no mar e você pode observar do mar quentinho ou quem sabe até tomando um Aruba Ariba em um restaurante pé na areia. Eu recomendo!

Eagle Beach

Duas praias bem legais para você curtir o pôr do sol de Aruba são Eagle Beach e toda a Palm Beach. Tem ótimas opções de restaurantes e estrutura de cadeiras para você relaxar!

Esportes aquáticos

Se o que você prefere são as atividades no mar, Aruba conta com uma grande variedade de esportes aquáticos para todos os gostos e idades. Para contratar, basta você caminhar por Palm Beach que você encontra facilmente muitas opções.

Mergulho de cilindro

Se você gosta de mergulhar, sugiro coloque a atividade no roteiro da sua viagem para Aruba. Eu fiz um mergulho em um naufrágio com a @jadsaruba e foi uma experiência incrível, super recomendo. O passeio durou toda a manhã e fizemos 2 paradas para mergulho!

Snorkeling

A localização privilegiada do mar do Caribe, assim como sua riqueza submarina, são fascinantes para os amantes do mergulho e do snorkel. Os mergulhadores poderão contemplar naufrágios e muita vida marinha como peixes tropicais, lagostas do Caribe, corais e muito mais.

Cassinos

Sim! Em Aruba, os Cassinos são legalizados e são uma grande atração para muitos visitantes. Eu diria que não é o tipo de turismo que eu incentivo, mas caso você tenha interesse, hoje existem 12 cassinos na ilha que é também conhecida como a Las Vegas do Caribe.

A maioria deles fica dentro dos grandes resorts de Palm Beach e no centro da ilha, Oranjestad. O Crystal Casino no Renaissance Marina Hotel e o Stellaris Casino no Aruba Marriot Resort são os únicos que funcionam 24h por dia.


Meu roteiro de 5 dias

Como eu contei anteriormente, eu fiquei 5 dias em Aruba e, a seguir, separei o meu roteiro de forma detalhada. Você pode conferir dia a dia como foi a minha viagem!

Dia 1 – Domingo

Dia 2 – Segunda

  • Jeep tour pela Ilha com a De Palm Tours – Magel Halto, Natural Bridge, Natural Pool e California Lighthouse (@Depalmtoursaruba)
  • Almoço no restaurante Eduardo’s Hideaway (@eduardoshideaway)
  • Passeio pelas lojas de Oranjestad
  • Jantar no restaurante Azia (@aziaaruba)

Dia 3 – Terça

Dia 4 – Quarta

Dia 5 – Quinta

  • Conhecer a famosa Fofoti Tree na Eagle Beach
  • Retorno para o Brasil

Compras em Aruba

compras aruba

Um paraíso para os amantes das compras! Aruba possui uma das taxas de imposto mais baixas de todo o Caribe e conta com várias grifes de luxo como Louis Vuitton, Gucci, Cartier e Rolex. Além disso, no centro comercial, você encontrada várias lojas de lembrancinhas e presentes típicos da ilha.


Quando ir a Aruba?

A temperatura média de Aruba é de 28°C durante todo o ano, lembrando que Aruba está fora da rota de furacões. Raramente, chove na Ilha Feliz e quando chove costuma ser bem rapidinho.

Inclusive, quando chove por períodos mais longos, os moradores ficam super felizes, porque isso é realmente tem atípico!

De janeiro a março, comemora-se o carnaval na ilha, ou seja, esse é um período bem animado com desfiles e festas.

A partir de abril até o final do ano, Aruba conta com o clima perfeito e a ilha também é conhecida por ser o destino predileto dos recém casados em lua de mel.


Onde ficar em Aruba? 

Aruba conta com mais de 30 hotéis bem legais e para todos os orçamentos. Mas, no geral, acredito que os 3 melhores lugares para se hospedar em Aruba são: Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad.

Palm Beach

Palm Beach é uma região da ilha dos grandes hotéis bem pé na areia. Basicamente, na rua principal que fica atrás dos hotéis tem lojinhas, restaurantes, shoppings… você faz tudo a pé. Sem contar a vida noturna que é bem agitada.

Eu me hospedei do Radisson Blu que ficava bem perto do comércio e há 5 minutos a pé de Palm Beach. O quarto era bem amplo e a varanda tinha vista para o mar! Era um verdadeiro apartamento.

É perfeito para famílias e pessoas que viajam em grupo. Fora que a cozinha toda equipada, é ótima para quem quer cozinhar durante a estadia!

Outras opções bem legais de hospedagem de frente a praia de Palm Beach são: Aruba Marriot Stellaris Cassino, Hyatt Regency Aruba Resort & Casino e Holiday Inn Resort Aruba.

Eagle Beach

Essa já é uma área mais tranquila para se hospedar e com hotéis não tão verticais. É ótima para quem quer curtir a praia de Eagle Beach que é um paraíso, mas se você busca restaurantes e agitação, você precisará de um carro ou taxi para se ir até Palm Beach e Oranjestad.

Nessa área, eu acredito que valha mais a pena buscar opções de hospedagem All Inclusive!

Algumas opções legais de hospedagem são: Bucuti & Tara Boutique Beach Resort , Manchebo Beach Resort and Spa e Amsterdam Manor Beach Resort.

Oranjestad

Oranjestad é onde fica o centro de Aruba e também o famoso Renaissance Wind Creek Aruba Resort que além de ter um Cassino, Shopping e hotel, também funciona como um polo para os cruzeiros.

renaissance aruba

É no Renaissance que você encontra a famosa praia com os flamingos rosas. O hotel conta com uma ilha particular e duas praias para visitação exclusiva de seus hóspedes. Inclusive, o acesso a ilha é prioridade dos hóspedes. Ou seja, caso você não esteja hospedado, você só poderá contratar o famoso passeio até a ilha para ver os flamingos se houver vagas.

No geral, esse é um bairro bem legal de se hospedar pois está perto de várias lojas, restaurantes e tem opções mais econômicas de hospedagem. Separei algumas bem legais: Wonders Boutique Hotel e Kamerlingh Villa.


O que comer em Aruba?

Se tem um coisa que você vai fazer em Aruba é comer pratos deliciosos e excelentes drinks! A Ilha Feliz oferece muitas opções de pratos da cozinha internacional, além de ter restaurantes maravilhosos para quem ama viagens gastronômicas.

Pratos típicos

Eu, particularmente, amo provar pratos típicos de todos os lugares que eu visito, por isso, separei a seguir algumas coisas bem gostosas que eu provei na ilha!

  • Pan Bati: um pão de milho delicioso;
  • Sopa de Iguana: na ilha, esse é um prato bem famoso e lembra uma canja de galinha;
  • Keshi Yena: um mix de frango, uva passas, castanha, azeitona e queijo gratinado em cima. Eles comem bastante esse prato no Natal;
  • Polenta, arroz e banana frita: esses são acompanhamentos bastante comuns de encontrar na ilha;
  • Aruba Ariba: esse é o drink mais famoso de Aruba. Ele é feito a base de um licor local chamado Coecoei, vodka, rum, creme de banana, um toque de granadina e suco de frutas. É uma delícia!
  • Sombrero: esse drink também é bem famoso na ilha. Ele é feito de Ponche Crema que leva gema de ovo, rum, baunilha, leite condensado e licor Coecoei.

Restaurantes em Aruba

Como eu disse, em Aruba você encontra várias opções incríveis de restaurantes para almoçar e jantar. Eu visitei o 5 restaurantes incríveis e, a seguir, contei um pouquinho da minha experiência em cada um deles.

  • Barefoot: localizado bem pertinho do aeroporto em Eagle Beach, esse restaurante é perfeito para curtir o pôr do sol com uns bons drinks. O cardápio é bem variado e você encontra opções para todos os paladares.
  • Hadicurari: que tal provar um mix de camarão, lagosta e carne vermelha? Sim! Esse é o tradicional Surf & Turf de Aruba e, sem dúvidas, o Hadicurari é um excelente lugar para você provar essa iguaria. Sem contar, que o restaurante também fica de frente para o pôr do sol e o Aruba Ariba é delicioso, viu?
  • Azia: quem gosta de comida oriental, PRECISA conhecer o Azia Restaurant. E, por favor, provem o polvo grelhado! Foi o melhor que eu já comi na vida.
  • Rum Reef: esse é um excelente restaurante de finger food! Perfeito para petiscar e curtir a piscina mais bonita de Baby Beach.
  • Eduardo’s Hideway: quer algo mais leve ou até mesmo vegetariano? Esse restaurante é apenas tudo! Ele funciona na hora do almoço e os pratos são super saudáveis e deliciosos. Por lá, você encontra açaí, saladas e smothies perfeitos!
  • The Old Cunuco House: essa é uma parada obrigatória para quem quer provar as iguarias locais. Esse é um restaurante super tradicional de Aruba e, por lá, o cardápio tem várias opções bem bacanas para conhecer a verdadeira gastronomia Arubiana!

Lembrando que preço médio dos pratos em restaurantes giram em torno de 20 dólares por pessoa sem contar a gorjeta. E, por ser uma ilha com muitos visitantes norte americanos, os pratos são muito grandes e sempre bem servidos. Por isso, muitas vezes, vale a pena dividir.


Quanto custa ir para Aruba?

Aruba é um destino muito dolarizado, ou seja, precisamos levar esse fator em consideração na hora de pensar no custo final da viagem. Além de sempre terem promoções de aéreo bem bacanas, Aruba é um destino com opções do luxo ao low cost. Por isso, compartilhei 2 opções de roteiros de 5 dias para 1 pessoa: um no modo econômico e o outro de luxo.

Roteiro econômico: R$8.300

  • Passagem aérea: R$3000
  • Alimentação: 300USD ou R$ 1.500
  • Hospedagem: R$ 2.300
  • Passeios: 259 USD ou R$1.300
  • Ônibus local: 40USD ou R$200

Roteiro de Luxo: R$16.000

  • Passagem aérea: R$3000
  • Alimentação: 500USD ou R$ 3.000
  • Hospedagem: R$ 7.000
  • Passeios: 259 USD ou R$1.300
  • Aluguel de carro: R$1.700

O que vestir em Aruba?

Em Aruba, você vai usar biquíni e roupas de banho a maioria do tempo. Por isso, abuse de shorts, saídas de praia, biquínis e roupas leves. Não esqueça do protetor solar e bonés/chapéus. O sol na ilha é bem intenso!

Se você pretende jantar nos restaurantes elegantes, visitar clubes noturnos e os famosos casinos da ilha, vale a pena levar um lookinho mais arrumado! Porém, já aviso que muitos restaurantes são bem pé na areia, por isso, é importante ter isso em mente.

Eu optei em levar roupas vibrantes assim como a ilha e acho que deu super certo! Oranjestad, por exemplo, é um lugar cheio de cores e muito vibrante!


Internet em Aruba

Chip internacional

Como eu já falei aqui outras vezes, eu sempre viajo com o chip internacional da América Chip, ele já vai comigo funcionando desde o Brasil e permaneço conectada o tempo todo, até mesmo nas conexões rápidas como foi o caso do Panamá.

chip internacional america chip

Lembrando que usando o meu link e o cupom PREFIROVIAJAR vocês ganham 5% de desconto em todos os chips comprados no site da América Chip!

Em Aruba, eu levei o chip do plano América do Sul, Central e Caribe e fiquei o tempo todo conectada! Subi meus stories, usei o instagram, whatsapp, google maps e o meu e-mail com tranquilidade.

O único lugar em que a internet ficou mais lenta foi na área do Parque Nacional devido o sinal fraco da operadora na região.

Leia mais: Saiba tudo sobre a América Chip e compre com desconto

Wi-fi

Geralmente, os hotéis oferecem conexão Wi-Fi sem custo adicional nas áreas comuns e nos quartos. Além disso, Aruba conta com pontos Wi-Fi grátis nos seguintes lugares: as praias Eagle Beach e Mangel Halto, na Praça do Turismo, o parque Arikok e as formações rochosas de Casibari.

Vale lembrar que a conexão tem oscilações e a qualidade depende muito da quantidade de usuários conectados. E, se você for ligar para Aruba, o código do país é (+297).

Afinal, por que Conhecer Aruba?

Depois de 5 dias em Aruba eu entendi, porque os norte americanos voltam tantas vezes para a ilha. Você vai embora de Aruba com gostinho de quero mais!

Os restaurantes são deliciosos, as praias são movimentadas mas não lotadas, o que te permite curtir com mais tranquilidade. Sem contar, que não existe tempo ruim em Aruba. A Ilha Feliz pode ser visitada o ano todo sem perigo de furacões ou tempestades que irão arruinar a sua viagem. Recomendo a visita e já estou contando as horas para voltar e compartilhar mais AmanDICAS com vocês!

Muito obrigada @Aruba_Br pelo convite, foi uma experiência incrível. E, quem quiser saber mais, pode acessar o site Aruba.com que tem absolutamente TUDO sobre a ilha em português. É o site de destino mais completo que eu já visitei. Recomendo!

Descontos para sua viagem

  • Hospedagem:
  •  Booking
  •  Hoteis.com
  • Voluntariados:
  •  Worldpackers
  • Chip internacional com desconto:
  •  América Chip 10% off
  • Passagens aéreas baratas:
  •  Passagens Promo
  • Aluguel de carro:
  •  Rent Cars
  • Passeios e Ingressos:
  •  Get Your Guide
  •  Luck Receptivos
Foto de Amanda Antunes
Olá, eu sou a Amanda Antunes .

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Ver mais artigos desse autor

Deixe seu comentário

Seja o primeiro!

0
    0
    Carrinho
    Seu carrinho está vazio