Passo-a-passo completo
Qualquer pessoa que: – Seja brasileira; – Esteja em situação eleitoral regular; – Se encontre regular e quite com o serviço militar obrigatório (para homens); – Não seja procurado ou impedido de sair do país pela Justiça; – Consiga apresentar os documentos originais exigidos (como documento de identificação, certidões de casamento/nascimento, certificado de naturalização e CPF).
CONTINUAR LENDO
Entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Para essa etapa, você vai precisar incluir informações pessoais e dados de alguns documentos, como identidade, CPF, certidão de nascimento (para menores de 12 anos), certidão de casamento (para quem já teve o nome alterado) e passaporte anterior.
Após concluir o preenchimento do formulário, será gerada a Guia de Recolhimento da União. A GRU é um documento que permite que você faça pagamentos à orgãos públicos federais e é obrigatória pra emissão do seu passaporte. Atualmente, o valor é de R$257,25.
Após o pagamento da GRU, você pode precisar esperar um pouco a compensação bancária, que pode demorar até 72h. Quando esse pagamento estiver confirmado, você poderá fazer o agendamento eletrônico da sua visita a um posto da Polícia Federal.
Apresente-se no posto da Polícia Federal na data e horário escolhidos munido de todos os documentos obrigatórios. Eles costumam chamar por horário, você entra e aguarda a sua vez. Eles confirmam seus dados e a documentação, tiram sua foto e pedem pra você revisar mais uma vez todas as informações. Leia com atenção!
No prazo marcado – que geralmente é de 1 semana – compareça novamente no posto para fazer a retirada. O passaporte é entregue apenas para o titular com documento de identidade original. Lembre-se que passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias são cancelados!
Café da manhã no Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio: melhores bairros e preços!
LER AGORA
TIKTOK
YOUTUBE
INSTAGRAM