Dicas de viagem Planejamento

Viajar para o exterior sem falar inglês é possível? Como passar na imigração? Dicas práticas pra sua viagem!

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Você já deixou de viajar pra fora por causa da barreira linguística, não é? Isso é algo muito recorrente! Parece que viajar sem falar inglês (a principal língua do mundo) é uma tarefa inviável. Mas fique tranquilo, porque a seguir, vou te mostrar como viajar sem falar inglês é possível e bem mais legal do que você imagina!

O mito do inglês

Sim, é verdade que o inglês é uma língua universal e uma mão na roda para a grande parte das viagens. Mas é realmente preciso ser fluente em inglês pra viajar para o exterior? Claro que não! O nosso poder de comunicação é muito maior que o ato da fala. Nós podemos nos comunicar através de gestos que ultrapassam qualquer barreira linguística – e essas lembranças vão render boas risadas depois!

A seguir, separamos 5 dicas para você começar a se aventurar no mundo da viagem internacional sem o domínio da língua inglesa!

1. Comece por países que falam espanhol

“Mas eu também não falo espanhol!”: não tem problema! Espanhol é uma língua parecida com a nossa e é ótimo para você começar a perder o medo. Muitas vezes é falada rapidamente e fica difícil de entender, mas o importante é que você vai entender pelo menos uma palavra ou outra e vai começar a introduzir as famosas mímicas para se fazer compreender. É isso mesmo!

Vamos facilitar! Imagine que você está em uma lojinha do seu bairro, no Brasil mesmo, e entra um turista gringo. Ele começa a falar com você, mas você não entende. Ele pega um produto, te faz uma pergunta e faz aquele sinal da mão fechada, passando o dedo indicador pelo polegar repetidas vezes. Mesmo sem saber a pergunta, você deduz que ele quer saber o valor de tal produto, certo? Você aponta pro preço, ele sorri e faz o sinal “joinha” pra você. Comunicação concluída com sucesso!

Agora vamos supor que você trabalha num quiosque na praia. Chegam clientes internacionais que pegam o menu e apontam pra foto do item que querem. Você entende e anota o pedido. Quando eles terminam de comer, fazem aquele sinal como se estivessem escrevendo na mão – você prontamente leva a conta pra mesa. Sucesso na comunicação de novo!

Já estamos acostumados com diversos sinais universais. Somos capazes de nos comunicar com qualquer um! Não vai ser fácil, mas é possível. E você vai se divertir a beça!

Dica: Escolha um destino na América do Sul pra iniciar sua aventura!

2. Estude antes de viajar

Isso mesmo! Estude o destino, o mapa, os pontos turísticos, o transporte. Esteja o mais preparado possível para que a língua não atrapalhe sua viagem. Seja para países que falam espanhol, inglês ou qualquer outra língua. O objetivo dessa etapa é evitar precisar pedir informação sem necessidade.

Tente entender as linhas de transporte que você terá que pegar. Use e abuse do Google Maps pra saber tudo! Busque planejar seu roteiro do dia com atividades na mesma área e procure com antecendência os caminhos que precisará pegar caso pegue um táxi ou uber (o que eu mais recomendo).

app Google Maps

Ter o mapa em mãos ou no celular facilita bastante pra você pedir informações e apontar pra onde deseja ir. Se você não tiver internet no local, baixe o mapa de onde vai visitar no aplicativo do Google Maps offline.

Ah! É legal você ler muitas avaliações no Booking antes de reservar o seu hotel. Nesses comentários, encontramos dicas preciosas como um funcionário que fala português ou que um funcionário dá sugestões maravilhosas de passeios.

3. Baixe o Google Tradutor offline

Muito necessário! Você precisa ter esse aplicativo se vai viajar sem falar inglês. Imagine você sozinho em um lugar com uma placa que você não entende – não tem mímica que ajude porque não tem ninguém por perto. Esse aplicativo é ideal porque além de traduzir frases para te ajudar bastante com a comunicação com pessoas, você pode apontar o celular para uma placa e ele traduz o que tá escrito!

app google tradutor

Leia mais: 21 aplicativos de viagem gratuitos que você precisa ter no celular!

Aproveite também para pesquisar algumas palavras essenciais para usar durante a viagem e anote no seu celular! Algumas delas são: banheiro, comida, aeroporto, táxi, obrigado, desculpe, metrô, ônibus… Lembre-se que você não precisa saber frases completas para ser compreendido (é claro que ajudaria, mas não se apegue a isso!).

4. Contrate um Seguro Viagem

Já imaginou ficar doente ou sofrer um acidente em um país que você não fala a língua? Imagine o estresse. O melhor é estar seguro para qualquer eventualidade e ter em mãos o seguro viagem com a cobertura ideal pra você. Vale lembrar também que muitos países exigem que você tenha essa cobertura para poder visitar. Recomendamos comparar diversos planos e escolher o seu através do Seguros Promo, que é uma plataforma que reúne diferentes planos de diferente seguradoras em um mesmo lugar. E tem a facilidade de que eles oferecem atendimento 24h em português!

5. Como passar na imigração sem falar inglês?

Por fim, o maior pânico dos viajantes que estão indo, principalmente, pros Estados Unidos: a imigração. O que acontece é que aqui, no momento da imigração, não é possível usar celular – então não será possível usar o Google Tradutor, por exemplo, ou acessar suas anotações de frases/palavras importantes.

Lembre-se que não é obrigatório saber a língua para entrar no país, então tudo bem se você não estiver conseguindo se comunicar.

Uma opção é escrever uma carta com todas as informações importantes da sua viagem na língua do país e levar impressa. Assim, você consegue usar o tradutor antes para garantir que estará tudo certinho. Você deve incluir informações como: tempo de viagem, motivo da viagem, endereço de hospedagem. Tenha em mãos o comprovante de reserva do hotel e sua passagem de volta também.

A carta não é garantia e o agente pode querer confirmar suas respostas (ou não aceitar a carta e perguntar tudo). É fundamental não mentir, então se não entender a pergunta, peça pra ele repetir ou diga que não entendeu. Tenha as principais respostas em mente, mas se vocês não estiverem conseguindo se comunicar, ele pode chamar um agente que fale português ou espanhol para fazer a tradução.

6. Tenha acesso a internet

Ter um chip de internet vai deixar sua viagem sem falar inglês muito mais prática! Você poderá consultar o Google e tirar as suas dúvidas em tempo real. Eu sempre tento sair do Brasil com um chip internacional ativado e aqui no blog eu explico como funciona o chip internacional da Easysim4u minha parceira oficial.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário