América no norte Estados Unidos Nova York Pelo mundo

Dicas Nova York: o que fazer, roteiro completo, visto, hospedagem e muito mais!

o que fazer em ny roteiro
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar), sabe que, em novembro/18, eu estive em NY à convite da Subviagens para conhecer os novíssimos muros do artista brasileiro Kobra. Essa é uma super novidade na cidade e, depois de quase 7 anos sem visitar Nova York, eu estive 7 dias por lá e reuni as melhores dicas de viagem nesse Roteiro de Nova York do jeitinho que vocês gostam! Então, vamos conferir?

No meu GUIA COMPLETO DE NOVA YORK você vai ler:

1. Sobre Nova York
2. Visto e imigração
3. Dinheiro e câmbio
4. Quando ir?
5. Onde ficar em NY?
6. O que fazer em NY?
7. Citypass vale a pena?
8. Meu roteiro de 6 dias

9. Onde comer em NY?
10. Compras em NY?
11. Quanto tempo ficar?
12. Filmes e séries para ver antes de viajar


Sobre Nova York

Quem nunca sonhou em conhecer Nova York? Ver as famosas peças de teatro da Broadway, comer pizzas de 1 dólar e ver as luzes da famosa Times Square!!!! Eu viajei pela primeira vez em 2011 para NY e essa foi a minha primeira viagem internacional.

Você sabia que em NY se falam mais de 800 idiomas? Fundada em 1624, a cidade serviu de capital dos EUA entre os anos de 1785 e 1790 e a famosa estátua da liberdade recebeu milhões de imigrantes de navio oriundos da América Latina no final do século XIX e início do século XX. Considerada a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo,  a cidade de Nova York reune uma infinidade de museus, teatros, centros comerciais e idiomas.


Visto e imigração

Assim como qualquer cidade dos EUA, você irá precisar de um visto americano e um passaporte com validade de mais e 6 meses para entrar no país. O processo de imigração no aeroporto é bem simples, você chega e já é encaminhado para quiosques de autoatendimento em português e, geralmente, as entrevistas que são feitas em seguida pelos oficiais são bem rápidas.

Dica: Aprenda a tirar o seu primeiro passaporte!

Se você não fala muito bem inglês, leve o comprovante de reserva do seu hotel e a da passagem de volta para mostrar ao oficial caso haja algum questionamento.


Moeda e câmbio

A moeda dos EUA é o dólar e o ideal é que você já leve o que pretende gastar do Brasil. Caso você tenha amigos ou parentes em NY, você também pode economizar e enviar dinheiro usando sites como o TransferWise. A cotação é mil vezes melhor e você paga muito menos taxas.

Em último caso, você pode usar o VTM (Visa Travel Money) um cartão pré-pago já carregado do Brasil, seu cartão de crédito ou, até mesmo, sacar dinheiro direto no caixa eletrônico.

Dica: lembre de avisar ao seu banco que você irá viajar. Além disso, desbloqueie o seu cartão para uso internacional e leve, pelo menos, 2 cartões com bandeiras diferentes. Eu costumo usar Master e Visa.


Quando ir?

Assim como vários lugares do mundo, NY se transforma ao longo das estações do ano. Definitivamente, é um destino pra viajar durante todo o ano.

Inverno

Eu viajei para NY no final do outono e comecinho do inverno. Vi a inauguração da pista de gelo do Bryant Park e quase peguei o acendimento da famosa árvore de natal do Rockefeller Center. Essa é uma época do ano incrível para quem curte neve e um friozinho. Lembrando que no Natal e Ano Novo os preços de NY são bens altos, mas janeiro e fevereiro os preços se tornam mais acessíveis.

Duração: dezembro – fevereiro
Temperatura: máximo 5 graus

Primavera

Essa é uma época deliciosa para viajar para Nova York, o clima está ameno e os preços caem bastante. As flores começam a surgir e a cidade está bem mais tranquila. Em 2011, eu visitei NY em abril e foi perfeito.

Duração: março – maio
Temperatura: máximo de 20 graus

Verão

O verão é a época perfeita para curtir o Central Park e fazer atividades ao ar livre, porém, estamos falando da altíssima temporada. Julho, inclusive, também é época de férias escolares nos EUA.

Duração: junho – agosto
Temperatura: máximo de 30 graus

Outono

Pra mim, essa é sem dúvidas a estação mais linda de NY. Ver os parques e as ruas cheias bem amarelinhas não tem preço. Tem também o Halloween que é uma ótima época do ano para estar no EUA, sem falar da Black Friday que rola em novembro, a cidade fica super agitada, todos estão a postos esperando as famosas promoções!

Duração: setembro – novembro
Temperatura: máximo 18 graus


Onde ficar em NY?

Onde se hospedar em NY gastando pouco e quais são os melhores bairros costuma ser dúvida de muitos viajantes. Então vamos lá, a primeira coisa que você precisa ter em mente é:

  • Priorize os hotéis próximos ao metrô. Vai facilitar muito a sua locomoção pela cidade;
  • Reserve a sua hospedagem com pelo 2 meses de antecedência;
  • Viaje em janeiro, fevereiro, julho ou agosto que é quando os preços costumam ser mais em conta;
  • Procure hotel nos arredores da Penn Station, entre Lower East Side e Chinatown, ou em Long Island City;
  • Dessa vez, eu fiquei hospedada no Hotel Crowne Plaza HY36 Midtown Manhattan que tinha uma localização ótima. Era bem pertinho do metrô e, eu conseguia ir andando até o Empire State e a Broadway!

Continue lendo as minhas dicas completas de onde ficar em NY!


O que fazer em NY?

Sem dúvidas, NY é um dos lugares do mundo com mais coisas para fazer. É impressionante como a cidade é cosmopolita e consegue agradar públicos dos mais diferentes gostos e orçamentos. A seguir, eu fiz uma listinha de coisas imperdíveis para fazer em Nova York, então vamos conferir?

Estátua da liberdade

Se você está pensando em ir para a estátua da Liberdade você tem duas opções: pode fazer o passeio de barco e apenas passar próximo a ela ou pode ir até a Ellis Island que era o local que os imigrantes chegavam e hoje é um museu. Eu já fiz os dois passeios e são experiências diferentes.

Ah! E, se você quiser subir da estátua você tem de entrar no site oficial e comprar seu ingresso por lá,  tanto para ir até a base quanto para tentar subir até a coroa.

Ponte do Brooklyn

Um passeio imperdível em NY é cruzar a ponte do Brooklyn. No mesmo dia, tente ir no pequeno bairro chamado Dumbo. Lá você terá vista linda da ponte e da cidade, além de lugares bem bacanas de comer e um carrosel antigo ótimo para fotos. Tem também a famosa vista da Manhattan Bridge, onde muuuita gente faz aquela tradicional foto. A estação que eu achei mais próxima foi a York Street Subway.

Além disso, você pode aproveitar a sua ida ao Brooklyn para conhecer o Prospect Park e caminhar pelo parque que fica bem ao lado da Ponte do Brooklyn.

Dica: Se você for cruzar a ponte dia de semana, tente ir na parte da manhã, costuma ser mais vazio.

Central Park

É claro que eu não ia deixar de fora o Central Park, né? Além de ser um lugar super lindo para caminhar e curtir o dia, o Central Park é caminho para vários museus e atrações como O MET (Metropolitan Museum), onde foi gravado inúmeras cenas do seriado Gossip Girl, o museu de História Natural, com o planetário.

Mais a frente no parque tem o Strawberry Field, uma homenagem a John Lennon que fica praticamente em frente o prédio que ele morava e morreu no passeio com o tiro, o Dakota. Dizem que o local é mal assombrado.

Dica: por falar em superstição, repare que é comum os prédios não terem o andar número 13, muitos pulam do 12 para o 14.

Não podemos esquecer da coloração de outono das árvores. Tem uma área do parque chamada Bethesda Terrace que já foi cenário de vários filmes.

Em uma das entradas do parque, você também encontra a famosa loja de vidro da Apple em formato de cubo que funciona 24h por dia!

Estação Central

Tem como pensar em NY e não lembrar da Estação Grand Central? Ela foi cenário de inúmeros filmes e hoje, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Além de ser toda em mármore e muito conservado, o seu teto é cheio de estrelas que representam as constelações do mar mediterrâneo. De lá, tem várias linhas de metrô e trem que vem de outras cidades, além de grande lojas e restaurantes como a Apple e a famosa hamburgueria Shake Shack.

Times Square

Você sabia que o nome original da Times Square era Longacre Square? Localizada na junção da Broadway com a Sétima Avenida, a Times Square ganhou esse nome com a chegada do antigo prédio do The New York Times na década de 40. Atualmente, por lá você encontra grandes lojas como Forever 21, H&M, Mac, a loja do M&M’s e muito mais. Elas costumam ficar abertas até umas 2 horas da manhã!

AmanDICA: Na Times Square, ficam muitas pessoas vestidas de fantasia para tirar fotos com turistas. É divertido, MAS CUIDADO, eles ludibriam você com brincadeiras te induzem a tirar foto com eles, mas logo em seguida vem a cobrança abusiva. Eles são muito incisivos e podem gerar até um certo desconforto.

5 avenida

Quem nunca sonhou em fazer comprinhas na famosa Quinta Avenida de Nova York? Mas o que muita gente não sabe, é que essa é uma das ruas mais caras de NY e do mundo para fazer compras. Nela você encontra lojas como Prada, Armani, Gucci e muito mais. Tem também lojas mais acessíveis como a H&M e a Macy’s, uma loja de multimarcas bem famosa por suas promoções.

Broadway

Você sabia que na Broadway existem mais de 43 teatros no circuito da Broadway? Então grandes espetáculos não irão faltar para você assistir. Entre os mais famosos estão o: Rei Leão que está em cartaz desde sempre, Aladdin, O Fantasma da Ópera, Mamma Mia!, Os Miseráveis e muitos outros.

Dica: no site oficial de NY você encontra ingressos MUITO mais baratos, lá é o maior ponto de venda do mundo. Você chega a encontrar ingressos por apenas 50 dólares. Ou seja, trate de comprar o seu espetáculo com antecedência porque vale muito a pena!

Empire State e Rockfeller Center

Uma das coisas imperdíveis pra fazer em Nova York é ver a cidade lá do alto. Super recomendo ver a cidade durante o dia no famoso Empire State e durante a noite no Rockefeller Center ou Top of the Rock como também é conhecido!

Mas por que isso Amandinha? Do Rockfeller Center você consegue ver o Empire State e de noite as luzes da cidade são incríveis! Já o Empire State, tem uma vista liiinda do Central Park, achei mais bonito de dia. Eu fiz isso e não me arrependi, então deixo a AmanDICA.

Patinação no gelo

Tem um no Bryant Park também, que aliás tem uma pista de patinação no gelo (ontem minha cabeça estava a mil), olha a sua sorte, vai abrir no sábado dia 27/10. Eu prefiro tanto a árvore, como a patinação no Bryant Park. Mais vazio que o tradicional do Rockefeller.

Tem o do Central Park, fica perto do cenário que lhe falei do parque. Vá aos três e me diga qual gostou mais. O Bryant custa $20,00 o aluguel dos patins. Não lembro se cobram para guardar objetos. Se quiser economizar leve uma bolsinha tipo mochila para colocar seu calçado (se não me engano não tem problema de entrar com uma, desde que seja pequena e se cair nada vá se espalhar pela pista, se cobrarem não acredito que seja mais que $1.

Dica: leve meia velha que não queira mais. Por mais que limpem os patins, tem hora que o cheirinho não é dos melhores e passa para sua meia. Aí se for uma que gosta… ou vá com duas meias. 😬

Lembrei de algumas coisas. Algumas atrações tem um esquema de segurança para entrar estilo aeroporto. Ex: Empire State, Estátua da Liberdade, etc.

Rockefeller Center tem a famosa árvore de natal, esse ano vai ser acessa no dia 28/11, com uma grande festa.

Roteiro Muros de Nova York

Você sabia que o Kobra (artista brasileiro) fez várias obras em NY a céu aberto? Os seus murais estão espalhados por toda a cidade e a SubViagens lançou um tour específico que te leva aos principais deles com um guia local que te explica tudo em português.

Alguns locais que passamos com o tour são: Williamsburg, Highline Park e Chelsea Market. Eu fiz o tour e adorei. Vou deixar aqui o link pra vocês!

Mais coisas para ver e fazer em NY

  • O clássico Free walking tour, eu não fiz mas os reviews parecem bons;
  • Columbus Circle e Whashington Square;
  • Memorial e Museu do World Trade Center e Oculus;
  • Visita a famosa Escultura LOVE da 56 com 6a avenida;
  • Igreja de Saint Patrick;
  • Curtir o sunset nos rooftops de NY;
  • Caminhar pelas lojas e brechós do bairro Soho.

CityPass em NY vale a pena?

Para quem não conhece, o CityPass funciona como um passaporte de atrações turísticas. Você paga um valor único e tem direito a visitar um combo de atrativos. Eu, particularmente, acho que o CityPass vale muito a pena e te ajuda muito a economizar em NY. A seguir, está a lista de atrações incluídas:

  • The Empire State Building
  • American Museum of Natural History
  • The Metropolitan Museum of Art
  • Top of the Rock Observation Deck ou Guggenheim Museum
  • Ferry Access to Statue of Liberty and Ellis Island ou Circle Line Sightseeing Cruises
  • 69/11 Memorial & Museum ou Intrepid Sea, Air & Space Museum

Preço: Adultos 18+ pagam 126 dólares pelo ingresso e jovens entre 6 e 17 anos 104 dólares.

Onde comprar: você pode comprar o citypass em um dos quiosques espalhados por NY ou online no site oficial do citypass.


Meu roteiro de 6 dias

Dia 1

  • Chegada em NY;
  • Jantar no Shake Shack Burguer.

Dia 2

  • Passeio de barco pelo Rio Hudson;
  • Almoço Times Square Bubba Gump Shrimp;
  • Noite livre na Times Square.

Dia 3

  • Roteiro Muros de NY;
  • Almoço Sea Wolf;
  • Skyline de Manhattan.

Dia 4

  • Patinação no gelo Byant Park;
  • Picnic Central Park.

Dia 5

  • Compras no Outlet Millstone Outlet New Jersey;
  • West Village Parade;
  • Jantar no famoso Joe’s Pizza.

Dia 6

  • Passeio a pé por Brooklyn Bridge;
  • Visita ao World Trade Center Memorial e Oculus;
  • Retorno Brasil.

Onde comer em NY?

No geral, os pratos em restaurantes mais caros variam entre 20 e 30 dólares. Mas você encontra opções mais baratas. Eu, por exemplo, comi em uma hamburgueria perto do meu hotel chamada Tik Tok e gastei 14 dólares em um hamburguer com fritas, incluindo a gorjeta! Inclusive, se você quiser comer um hambúrguer gostoso, uma rede interessante é o Shake Shack, pão de batata, carne angus ou cogumelos.

Atenção: Em todo restaurante, assim que você chega você é recebido com “Tap Water”que significa água da torneira. Se você quiser economizar umas doletas na bebida, essa é uma boa estratégia.

Markets

Tem o Chealsea Market com muitas comidas gostosas. Tem uma feira de artesãos, mas achei tudo muito caro. O mercado vale a pena. E, bem pertinho dele tem o Highline Park. Uma antiga linha de trem aérea que estava desativada e daquele jeito. Fizeram reparos e a transformaram em um parque. Muito legal.

Ah! Se você estiver perto do World Trade Center, não deixe de dar um pulinho no Eatly Downtown, dizem que o lugar é super legal e tem restaurantes deliciosos.

Tem a fachada da lanchonete usada no famoso seriado Seinfeld. Broadway com 112nd st. O Tom’s Restaurant. Dizem que a comida é boa, principalmente o milkshake oreo.

Comida chinesa

Se você curte comida chinesa, não deixe de provar a comida dos restaurantes do Chinatown. A aparência dos lugares não é bonita, mas a comida é bem gostosa. Parece bem cenário daqueles filmes dos anos 80. Dois que recomendo são Nom Wah Tea Parlor e o Joe’s Shanghai.

tem um restaurante chinês escondido super barato (inclusive eles mal falam inglês) e tem outro perto do Bryant Park que tem a Biblioteca de NY (que foi cenário do não casamento de Carrie de Sex and the City).

Mais lugares para comer

  • Le District;
  • Joe’s Pizza (pizzaria do Homem Aranha);
  • Flariton building.

Compras em NY

Se você pensa em NY, você pensa em comprinhas, né? Em Manhattan, você encontra lojas queridinhas dos brasileiros como a Apple Store, Best Buy, Macys, H&M, Gap, Mikael Kors etc.

Uma loja que recomendo muito para quem ama câmeras e acessórios de foto e vídeo é a B&H Photo e Vídeo. Essa loja é o paraíso e só existe uma na cidade.

Se você curte brechó e roupas mais alternativas, não deixe de visitar as lojas do Soho. Eu amooo aquele bairro e por lá, você encontra muitas roupas estilosas e super diferentes!

Você sabia que em tudo o que compramos em NY temos que pagar 10% de taxa para o governo? O ideal mesmo para quem quer economizar é tirar um tempinho da viagem para visitar New Jersey. Por lá a taxa não é aplicada e você ainda encontra excelentes outlets como o Millstone Outlet New Jersey com lojas famosas e queridinhas dos brasileiros.

compras ny outlet

Dica: no vídeo eu explico sobre como funciona o livro de descontos do Millstone. É uma boa dica para quem quer economizar mais ainda!


Quanto tempo ficar em NY?

Essa é uma das perguntas que mais recebo sobre NY, mas não existe uma resposta pronta para “quanto tempo ficar em Nova York”. A cidade é tão cosmopolita e tem tanta coisa para fazer que fica difícil definir um tempo ideal.

Mas para ajudar no seu planejamento, eu separei duas sugestões.

Entre 5 e 7 dias

Quando eu estive em NY pela primeira vez, eu fiquei 7 dias na cidade. E, para fazer tudo o que queria eu precisei me virar nos 30. Foi um pouco cansativo, mas deu super certo.

Recomendo esse tempo para quem está com o orçamento apertado, até porque NY é sim uma cidade mais cara ou para quem vai voltar pra NY em uma outra oportunidade.

Entre 8 e 10 dias

Quer aproveitar bem NY? Esse é o tempo ideal! Com 10 dias na cidade, você consegue conhecer com mais calma locais próximos como New Jersey e pode curtir com calma um dia no Jumbo ou Central Park, por exemplo.


Filmes e séries para assistir antes de viajar para NY

Está pensando em viajar para NY? Então, já comece a entrar no clima vendo alguns filmes e séries no Netflix. A seguir, listei alguns filmes que adoooro e tiveram a cidade como cenário:

  • Gossip Girl;
  • Friends;
  • Sex and the City;
  • De Repente 30;
  • Uma noite no Museu;
  • O Diabo veste Prada.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

Deixe um comentário