A Ilha da Madeira é, sem dúvida alguma, um dos paraísos na Terra – não por coincidência a chamam de Pérola do Atlântico. Localizada no meio do Oceano Atlântico, essa ilha pertence ao território de Portugal, mas é completamente autônoma tendo, inclusive, seu próprio presidente!
A ilha é incrível e se você procura um lugar pra entrar em contato direto com a natureza, a Madeira é o lugar certo! Com dezenas de levadas (trilhas), praias e miradouros, você pode percorrer toda ilha em 4 ou 5 dias, alugando um carro que facilitará bastante sua locomoção. É possível conhecer os principais concelhos da ilha através dos ônibus locais, mas além de te tomar o dobro do tempo, os autocarros não chegam a certos lugares específicos e você acaba ficando limitado.
Veja também: Fim de ano na Ilha da Madeira, descubra o que fazer!
Eu morei nessa ilha durante 10 meses, então tive tempo de sobra pra aproveitar cada cantinho dela. Vou listar meus lugares favoritos e explicar um pouquinho sobre eles e depois deixo abaixo uma lista de lugares que você também pode conhecer, são os meus lugares favoritos na Ilha da Madeira!
1. Cabo Girão
É um dos principais miradouros da ilha. Com seus 580 metros de altura, esse mirante te possibilita uma vista incrível! O piso é de vidro então dá um friozinho na barriga de leve (risos)! O Cabo Girão é pelo menos o sétimo cabo mais alto da Europa.
Uma dica importante: Só vale a pena ir nesse miradouro se o tempo estiver limpo, sem nuvens, caso contrário você só passará frio e não verá nada além de neblina!
2. Curral das Freiras
Situado no concelho da Câmara dos Lobos, o Curral das Freiras é um vale que é rodeado de natureza (se você for num dia de sol então… vai se apaixonar por esse lugar). O melhor lugar pra você apreciar essa beleza é através de um miradouro (Eira do Serrado) que fica localizado sobre o vale e te permite ver toda imensidão daquele lugar! A tranquilidade que é esse lugar é coisa de louco! Uma paz que transborda tua alma… Não tem como explicar!
3. Porto Moniz
Um dos meus lugares favoritos! Se você estiver na Madeira e o dia for de sol (o que não é difícil), pode ter certeza que qualquer lugar que você visitar vai se tornar sua próxima capa do Facebook. Como a ilha é natureza pura, todas as paisagens são lindas e genuínas!
O Porto Moniz é o lugar preferido dos madeirenses no verão! Com piscinas naturais (aguá do mar retida em piscinas), tudo que você precisa fazer é colocar seu biquíni/sunga e curtir a beleza desse lugar.
4. Funchal – Zona Velha
É a “capital”, o centro comercial mais importante da ilha. No Funchal, você encontra a Zona Velha, uma rua antiga de paralelepípedo lotada de barzinhos e restaurantes que podem ser uma ótima opção tanto pra quem quer ter um almoço agradável quanto pra quem quer curtir uma noite agitada tomando uma ponchas (bebida típica da ilha feita com cachaça, limão, laranja e mel). Na Zona Velha você encontra também, alguns ateies de pintores e escultores que fazem exposições ao longo do ano.
5. Teleférico
O teleférico do Funchal de permite fazer um passeio super agradável com uma paisagem linda da ilha. Você pode comprar diferentes pacotes! Só o passeio de teleférico custa 15,00 euros (ida e volta), mas você pode fazer combinações do tipo subir de teleférico e conhecer o Jardim Botânico e depois descer (o passeio no Jardim Botânico vale muito a pena! É lindo e ainda tem um mini (bem mini mesmo) zoológico). Você pode se informar melhor através do site: http://www.madeiracablecar.com/
Uma coisa que as pessoas fazem bastante é: subir de teleférico até o Monte e descer a metade do trajeto de cesto (sim, um cesto enorme que te empurram ladeira abaixo – passeio super tradicional da ilha) e depois pegar um ônibus pra voltar pro Funchal. “A viagem pela encosta até ao Funchal demora cerca de 10 minutos, num percurso total de 2 km, atingindo por vezes uma velocidade de 48 km/hora”.
6. Porto Santo
Sem dúvida alguma é o meu lugar preferido! A ilha de Porto Santo pertence à Madeira, mas fica à 2 horas de distância! O jeito mais barato de ir ao Porto Santo é pegando o navio que sai do porto da Madeira (na época o ticket de ida e volta foi 80,00 euros na alta temporada – Junho).
Como descrever a ilha de Porto Santo: o paraíso na Terra!
Praia de areia, mar sem onda (completamente flat), tranquilidade e paz que não tem igual. Não sei se dei sorte, mas a ilha estava sem muitos turistas no início do verão, então a praia foi praticamente só minha durante três dias! Se você for visitar a Madeira é obrigação sua passar, pelo menos, 2 dias no Porto Santo!
Outros lugares que você não pode deixar de visitar:
-
- Santana
- Caniçal
- Seixal
- Ribeira Brava
- São Vicente
- Machico
- Paul do Mar – Maktub
- Jardim Botânico
- Ponta do Pargo
- Calheta
- Lido
- Santo Antônio
Ficam aqui alguns links pra você se inspirar nessa aventura pela Ilha da Madeira:
COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM
Seguro viagem para Europa
Cotação de hospedagem na Ilha da Madeira
Passagem aéreas para Portugal
olá
adorei as dicas . vou á ilha em maio de 2018 e já estou pesquisando. vou seguir seus roteiros rsrsrsrsrs.
por gentileza……..gostaria tb de conhecr a zona velha do funchal. como faço. tem alguma agencia que pode me acompanhar neste passeio????
grata
Muito bacana, Maryana. Valeu pelas dicas. Sou filho de Madeirense, já estive na Ilha duas vezes (1983 e 1994). Mas, em ambas, fiquei muito limitado pois dependia de parentes para me levar aqui ou ali. Desta vez, vou com esposa e filhos, vou ficar em hotel, e alugar um carro. Agora sim, posso dizer que vou conhecer a Ilha ! 🙂