Dicas de viagem Listas No Brasil Nordeste

Festa Junina no Nordeste: melhores lugares para viajar em 2018

festa junina nordeste
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Junho chegou e certamente a cabeça só pensa em uma coisa: Festa Junina. E , como não pode faltar principalmente muito forró, nada melhor que uma legítima festa junina no nordeste! Afinal, o Brasil é muito rico culturalmente e bandeirinhas se espalham pelo país inteiro para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Festa Junina no Nordeste

Então, separei pra você os lugares onde estão as melhores festas para curtir muito e do jeito que tem que ser: com toda a alegria e hospitalidade do povo nordestino. A seguir, vamos falar de Caruaru, Campina Grande, São Luís e Salvador. Vamos conferir?


Caruaru

Caruaru é conhecida como a capital do Forró, e inegavelmente não é à tôa. A Festa de São João de Caruaru acontece a partir de 1 de junho e dura o mês inteiro e tem tudo aquilo que uma boa festa junina tem que ter: pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e principalmente muita comida e muita bebida.

Veja também: Passagens aéreas baratas para Caruaru e alugue seu carro com 5% de desconto

Além disso, você vai poder conferir as Drilhas, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e tomam as ruas da cidade com muita música, dança e cultura. Certamente uma legítima festa junina no nordeste.

Caruaru

Acontece também o Festival das Maiores Comidas do Mundo, com chocolate quente, pamonha, cuscuz, pipoca e pé de moleque de tamanhos gigantes, feitos pela própria comunidade. Pelas barraquinhas, também é possível saborear, principalmente, comidas típicas da culinária nordestina, como canjica, cozido de milho, arroz doce e tapioca.

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

Onde comer:  Manoel da Carne de Sol, Restaurante João de Barro, Tempero da Terra, Fazenda Santana.

Onde se hospedar: Hotel Village Caruaru, WA Hotel CaruaruHotel Itaparica


Campina Grande

Certamente é o maior São João do Mundo. Este ano a maior festa junina no Nordeste acontece entre 8 de junho e 8 de julho com atrações como Elba Ramalho, Léo Santana, Luan Santana, Solange Almeida e Bell Marques. O evento cresceu muito de uns anos pra cá e inesperadamente ganhou proporções gigantescas em número de público.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 casais para a cerimônia do casamento coletivo, e a expectativa de mais de 2 milhões de pessoas dançando principalmente muito forró em com certeza uma das melhores festas juninas do Nordeste.

Festa Junina Nordeste

São João Campina Grande

Também há a Locomotiva do Forró, um passeio de trem que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante com apresentações ao vivo de forró em cada vagão. Similarmente a um trem do samba, só que de forró. Sem falar da queima de fogos no Dia de São João, praticamente um réveillon fora de época e igualmente lindo.

Veja também: Passagens aéreas baratas para Campina Grande e alugue seu carro com 5% de desconto

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

Onde comer:  Manoel da Carne de Sol, Restaurante João de Barro, Tempero da Terra, Fazenda Santana.

Onde se hospedar: Hotel SerranoGarden HotelPousada GranvilleThe Garage Hostel


São Luís

Uma coisa é certa: chega o mês de Junho e São Luís simplesmente para e se reúne para as festas juninas. Portanto, em termos de data, acho que é a que possui o período de duração maior. Pois os festejos tem início no sábado de aleluia e se encerram no Dia de Santo Antônio, 23 de junho.

Porém, durante esse período, entram em cena mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi, e cada um tem uma forma individual de se apresentar ao som do Sotaque, um ritmo com instrumentos de todo tipo e que variam de acordo com a cadência.

são joão são Luís festa junina nordeste

São Luís

Quanto as comidas, você encontra muito arroz de cuxá (arroz branco com camarão e vinagreira), peixe frito, torta de camarão, cocadas e certamente o tradicional caruru. Enfim, uma verdadeira mistura de cozinha indígena, africana e portuguesa que resulta nos mais variados sabores de doces e cremes, como o bacuri, sapoti, cajá, entre outros.

Confira a programação completa!

Veja também: Passagens aéreas baratas para São Luís e alugue seu carro com 5% de desconto

O que fazer: Centro Histórico, Arraial do Reviver; Arraial da Vila Palmeira; Arraial da Praça Maria Aragão; Arraial da Casa do Maranhão; Tenda Tambor de Crioula; Barracão do Forró.

Onde comer:  Cabana do Sol; Cafofinho da tia Dica; Casa das Tulhas; Restaurante Frango Real.

Onde se hospedar:  Costa Atlantico Hotel, Hotel Premier,  SLZ Lagoa Hotel


Salvador

O São João da Bahia anima a capital Salvador o mês inteiro e se espalha por mais de 400 cidades por todo o estado. Aliás, como manda a tradição, fogueiras enormes são montadas em homenagem aos santos e principalmente através dos formatos dá pra identificar qual santo está sendo homenageado.

Veja também: Passagens aéreas baratas para Campina Grande e alugue seu carro com 5% de desconto

São João Salvador

São João Salvador

Por exemplo: Santo Antônio tem a fogueira quadrada, já São João tem a base circular e São Pedro em forma de um triângulo. Para animar a festa, tem apresentação de quadrilhas e grupos regionais de forró e muita comida típica também. Na capital da Bahia, as danças e os grupos folclóricos tomam conta das ruas no Parque de Exposições e no Pelourinho. Porém, é no fim de semana de São João, que ocorre a festa principal no Terreiro de Jesus.

O que fazer: Arraiá do Galinho, no Parque de Exposições; Pelourinho; Terreiro de Jesus (22 a 24 de junho).

Onde comer:  Caranguejo do Baiano, Acarajé da Dinha, Casa de Noca

Onde se hospedar: Mar Hotel Rio Vermelho, IBIS Salvador Rio Vermelho,  Farol da Barra Suites e Hostel

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário