Na minha última visita a Visconde de Mauá, eu fui convidada para conhecer o Hotel Buhler que oferece uma hospedagem 100% sustentável que dá um show em infraestrutura e pensamento verde. Na verdade, a história da família Bühler é muito especial e eu queria dividir tudo que eu aprendi sobre esse lugar incrível e a sua importância para Visconde de Mauá e a natureza.

A história do Hotel Buhler

Localizado na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais em Visconde de Mauá, a história do Hotel Buhler começou em 1913, quando a família Bühler chegou da Alemanha e iniciou a vida em Mauá, mais precisamente, Maringá. Um ponto muito interessante é poucos anos após a sua chegada, a família Bühler já recebia turistas em sua própria casa e em 1931 o Hotel Bühler foi oficialmente inaugurado.  Ou seja, o hotel está em funcionamento há 85 anos e a família Bühler  foi de extrema importância para o crescimento do turismo em Visconde de Mauá.

Atualmente, todos os visitantes encontram essas memórias expostas no Museu de Memórias da família Bühler que fica dentro da propriedade, bem pertinho do salão principal de café da manhã e almoço. Por lá, estão expostas malas, móveis e objetos utilizados pela família desde a sua chegada ao Brasil.

Devo confessar que a parte que eu mais gostei foi o livro de visitas, no qual eu pude ler as memórias e recados dos diversos turistas que já se hospedaram no hotel. Incrível como os tempos mudam, as letras e até a visão de mundo dos visitantes!

O Projeto Lixo Mínimo

Desde de 2001, o Hotel Bühler não produz nenhum tipo de lixo, isso mesmo, ZERO LIXO! O projeto criado por eles é nacionalmente conhecido como Lixo Mínimo e eles costumam dar palestras para diversos outros hotéis do Brasil tentando levar a cultura da sustentabilidade e preservação da natureza para outros estabelecimentos.

Leia também: Guia completo de Visconde de Mauá

Para vocês terem uma ideia,  todo lixo orgânico produzido pelo hotel e seus hóspedes vira terra, adubo e muitos alimentos são também produzidos dentro da propriedade na horta orgânica. Cascas de frutas são deixadas para os passarinhos dentro de gaiolas abertas e só depois de consumidas são utilizadas para adubo, legal né? Ah, esse adubo é oferecido para os clientes e diz o Rogério que ele é maravilhoso para dar uma vida para as plantinhas de casa! Eu é claro peguei o meu, né?

Já os resíduos inorgânicos são utilizados como preenchimento de blocos de concreto em novas construções do hotel e todo dinheiro arrecadado da reciclagem de itens como pilhas, eletrônicos e escovas de dente é doado para a comunidade local.

Mais práticas sustentáveis

Conversando com o Rogério, gerente e responsável pelo hotel, eu descobri iniciativas muito bacanas realizadas no hotel, como, por exemplo, o túmulo de cigarros ou o depósito de fraudas descartáveis que eles fizeram por mais de 7 anos na tentativa de descobrir uma maneira de reciclar o grande inimigo da natureza: as fraudas descartáveis.

A coleta seletiva é levada muito a sério dentro do hotel e todos os funcionários e hóspedes são ensinados e estimulados a pensar verde e contribuir a cultura do local. Além disso, o Hotel possui uma pequena usina hidroelétrica que produz toda a energia necessária para o seu funcionamento, bem como utiliza placas solares para o aquecimento da piscina térmica.

Um ponto muito importante é que hoje a propriedade do Hotel Buhler conta com 175.000 m² e 150.000 m²são de área verde, sendo somente 25.000m² deles construídos. Ou seja, é um lugar maravilhoso para você curtir a natureza, se desconectar um pouco da correria do dia a dia e relaxar!

Instalações do Hotel Buhler

Além de ser um exemplo de hospedagem sustentável, o Hotel Buhler possui instalações incríveis. Seus hóspedes contam ainda com serviços gastronômicos maravilhosos como o restaurante do hotel e pizzaria e um espaço verde de tirar o fôlego. Se você quer relaxar, comer bem e curtir a natureza esse é o lugar certo para você! Dá só uma olhada em quanta coisa tem para fazer por lá:

Piscina térmica coberta
Piscina natural
Piscina semi-olímpica
Sauna seca e a vapor
Duchas naturais (literalmente quedas d’água pós sauna)
Trilhas ecológicas
Caixa orgânica (para meditação e canalização de energia)
Sala de ginástica
Quadra de tênis + equipamentos
Xadrez gigante
Totó
Parquinho para crianças
Tv a cabo e cinema
Mini Golfe + equipamentos
Campo de futebol
Pizzaria (massa incrível e sopas de entrada melhores ainda)
Espaço Viva Mauá (com terapias maravilhosas para relaxar a mente)

Os chalés e acomodações do Hotel Buhler

Ao todo hoje, estão disponíveis 21 chalés, sendo 10 deles com hidromassagem e 10 apenas com banheiro simples. Um deles adaptado para cadeirantes, com 85 m² dividido em áreas para o cadeirante e para o acompanhante.

Todos os chalés contam com wifi individual, varanda, ante-sala, lareira, frigobar, TV a cabo e DVD para assistir os filmes disponíveis na recepção. Além disso, o Hotel Buhler aceita animais de estimação de pequeno porte, siiim seu bichinho pode correr livremente na área verde do hotel. Você precisa apenas avisar previamente e pagar uma taxa extra pela higienização.

Durante os feriados, você pode fechar pacotes que incluem café da manhã, almoço e massagem do Espaço Viva Mauá com a fofa da Tatiana. Ela tem mãos mágicas gente, eu vou fazer um artigo inteirinho para vocês sobre a minha massagem com ela! Além disso, o Rogério me contou que gosta de fazer surpresinhas para os hóspedes, como churrascos na piscina e jantar grátis na pizzaria!

Enfim, eu só tenho elogios ao Hotel Buhler. Eles são um exemplo de hospedagem sustentável, atendimento e preocupação com a comunidade em Visconde de Mauá e no Brasil. Eu fiquei verdadeiramente encantada e recomendo a todos que estão planejando uma viagem para região. Ah e não esqueça de bater um papo com o Rogério, ele é um cara encantador e vai fazer você pensar um pouco sobre sustentabilidade e o que está fazendo pelo mundo e futuras gerações!

Ficou curioso? Quer se hospedar no Hotel Buhler e viver de perto tudo isso que eu estou contando para vocês? Faça sua cotação e reserva online com o nosso parceiro Booking.com!

Mais informações sobre o Hotel Buhler
Praça Maringá s/nº – Bocaina de Minas
(24) 3387-1204 , (24) 3387-1564 , (24) 9225-1937
http://hotelbuhler.com.br/

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB (R$170OFF) e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo (5%OFF)
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Chip internacional com desconto: América Chip (10%OFF)

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário

3 Comentários