Aracaju No Brasil Nordeste Roteiro de viagem Sergipe

O que fazer em Aracaju? Guia de passeios, restaurantes e muito mais!

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Está pensando em ir para o nordeste? Que tal descobrir o que fazer em Aracaju? Sempre que eu penso em lugares para visitar no Nordeste penso em Salvados, Maceió, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Recife… mas Aracaju, eu nunca havia imaginado.

Em abril, eu recebi o convite da Secretaria de Turismo de Aracaju e seus parceiros para conhecer a cidade e embarquei na semana passada com amigos blogueiros e só tive experiências inesquecíveis e devo dizer até surpreendente.  Tirei fotos incríveis, conheci lugares maravilhosos e, sem falar da comida… dá até água na boca de lembrar.

Já acompanha o nosso Instagram? Segue lá @prefiroviajar!

Ficou curioso? Se liga no meu roteiro de viagem completo! Vale lembrar que em breve vou publicar artigos individuais de cada uma dessas atrações e restaurantes com todos os detalhes que vocês amam. Então, vamos lá.

Neste artigo você encontra:

Dia 1

  • Check in no Hotel Rekinte na Praia do Atalaia;
  • Passeio pelas Dunas e Vila do Mangue Seco, local conhecido pela história da Tieta da Agreste;
  • Almoço na Pousada Fantasias do Agreste, localizada na Vila de Mangue Seco-BA;
  • Caminhada  pela Praia do Atalaia considerada a “Orla mais bonita do nordeste”.

Dia 2

  • Visita à Praça dos arcos na Praia do Atalaia, onde você encontra o letreiro “Eu amo Aracaju”;
  • Passeio de Catamarã pelo Rio Sergipe no Barco do forró, com o Trio Pé de Serra e o famoso Robertinho dos Oito Baixos, além do Casal de dançarinos Alex e Kelly com a Nozes Tur;
  • Almoço no tradicional Restaurante Caçarola no Mercado Municipal no centro de Aracaju;
  • Passeio pelas lojas dos Mercados Municipais: Antônio Franco, Thales Ferraz, Praça Hilton lopes, onde acontece o tradicional “Forró Caju” e Mercado Albano Franco;
  • Visita ao Museu da Gente Sergipana;
  • Visita ao Projeto Tamar e ao Oceanário de Aracaju para realizar a soltura dos filhotes de tartarugas do mês de maio;
  • Jantar no Pastel da Jane;
  • Curtir a noite de Aracaju no PUB 705.

Leia mais: Onde comer em Aracaju? Conheça 6 lugares imperdíveis!

Dia 3

  • Passeio de Catamarã para Crôa do Goré e Ilha dos Namorados com a Top Tur e Catamarã Croa do Goré;
  • Almoço no Restaurante Duna Beach;
  •  Visita ao  “Projeto pôr do sol de Aracaju”  com de feirinha  de artesanato, comidas típicas e shows musicais com artistas locais;
  • Apresentação  de Valtinho do Acordeon  no Rio Vaza Barris com um  dos mais bonitos pôr  do sol do brasil;
  • Apresentação  da quadrilha junina Pioneiros da Roça no povoado Mosqueiro;
  • Jantar  no restaurante Bada Grill.

Dia 4

Um ponto muito importante dos Cânions do Xingó é a infraestrutura da empresa MFTUR que nos convidou para fazer todos os passeios listados por lá. Confira o artigo que preparamos contando tudo sobre o nosso dia em Xingó.

Mais pontos turísticos em Aracaju

  • Passeio até a Foz do Rio São Francisco
  • Visita ao Parque dos Falcões
  • Visita ao Mundo da criança
  • Visita a Barraca Parati
  • Centro de Arte e Cultura do Sergipe
  • Lagoa redonda

Onde se hospedar em Aracaju?

Eu e todos os blogueiros, ficamos hospedados no bairro Atalaia a região hoteleira da Aracaju. O bairro fica bem perto do aeroporto o que é bem bacana para as pessoas que estiverem sem carro. Achei a orla da Praia de Atalaia muito segura, podíamos passear tranquilamente pela região e por lá encontramos muitos restaurantes e atrações turísticas. Além de bastante movimento e pessoas fazendo exercícios ou caminhando.

Existem também outros lugares em Aracaju para se hospedar como 13 de julho, Barra dos Coqueiros, o Centro histórico e Coroa do Meio. Confira agora o preço médio das hospedagens em Aracaju com o nosso parceiro Booking.com!


Quando ir para Aracaju?

Junho é o mês do São João em Aracaju, onde acontece o famoso Forró Caju e uma série de atividades na cidade para comemorar a Festa Junina. No Carnaval, Aracaju também fica bem cheia e em janeiro rola o pré-caju que já é uma contagem regressiva para o carnaval. Eu visitei Aracaju em maio e o tempo estava muito bom, mas ouvi falar que de abril a julho é quando acontece o período de chuvas.


Onde comer em Aracaju?

Uma das coisas que Aracaju tem de sobra são ÓTIMOS restaurantes. Do caranguejo a tapioca, tudo lá é uma delícia e os pratos são muito caprichados. Eu fiz uma listinha com 6 restaurantes para comer bem em Aracaju e lá eu conto todos os detalhes dos lugares que comi por lá. Vale a leitura!


Onde fazer compras em Aracaju?

Dois lugares bem bacanas para fazer compras em Aracaju são os Mercados Municipais e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio. Se você curte feirinhas de artesanato como eu, você também precisa conhecer aa Passarela do artesão, o Centro de Artesanato Chica Chaves, a feirinha do Mosqueiro. E ainda tem e os shoppings Jardins e Rio Mar.


Como chegar em Aracaju?

Eu, como fui do Rio de Janeiro para Aracaju, optei por ir de avião como a grande maioria dos turistas fazem. Mas se você estiver no nordeste, existem também empresas de ônibus que fazem esse trajeto ou você ir com o seu carro, mas eu ainda incentivo o avião para você poder ficar mais tempo em Aracaju curtindo por lá! (risos)

hoteis em aracaju

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

10 Comentários

    • Olá Marcus! Que pergunta difícil, viu? O passeio do Xingó é imperdível, mas eu acho que fica mais próximo a Natal. Mas vamos lá, na minha opinião os imperdíveis são:

      Passeio pelas lojas dos Mercados Municipais
      Passeio de Catamarã para Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
      Caminhada pela Praia do Atalaia
      Passeio de Catamarã pelo Rio Sergipe no Barco do forró

    • Boa noite sou Guia de Turismo em Sergipe em dois dias para para se conhecer muito pouco, mas o senhor pode fazer o Passeio da Crôa do Goré e Ilha dos Namorados e em seguida ir para a praia do Saco fazer os passeios de buggy, nas dunas, na lagoa em frente ao mar e irá na ponta do saco.

      No outro dia o senhor pode fazer o passeio do Canyon de Xingó e após o senhor poderia pernoitar na cidade de Piranhas/AL onde o senhor no outro dia poderia fazer o passeio da rota do cangaço, no retorno o senhor poderia seguir viajem com destino para Maceió já que em sua viagem o senhor deseja fazer somente 2 dias em Sergipe.

      Caso deseje fazer outros dias o que não falta são lugares para se conhecer

Deixe um comentário