Holambra No Brasil São Paulo

O que fazer em Holambra, SP? Conheça as principais atrações!

o que fazer em holambra
Leticia Ferreira
Escrito por Leticia Ferreira

Se você sonha em visitar a Holanda, um cantinho charmoso no interior de São Paulo recheado de construções típicas, áreas verdes e flores, muitas flores, está à sua espera a cerca de duas horas da capital.

A cidade de Holambra é um bom lugar para uma viagem de fim de semana, ou até mesmo para um bate e volta. Este pedacinho da Holambra no Brasil é conhecido como Capital Nacional das Flores e fornece cerca de 40% de todas as espécies e plantas ornamentais vendidas no país.

City tour: Passeio das flores

No city tour de cerca de duas horas vendido pelas agências locais, o turista embarca em uma van que dá uma volta pelas principais atrações da cidade e faz duas paradas: em uma Plantação de Gérberas, apresentadas em estufas, e em um Campo de Crisântemos, onde se pode caminhar por entre flores a perder de vista e tirar aquela foto dos sonhos.

estufa gérberas holambra

Estufa de Gérberas

Campo crisântemos holambra sp

Campo de Crisântemos

Plantações como as de girassóis só estão abertas ao público em determinadas épocas, por isso é recomendado consultar as agências antes de ir.

O passeio termina no Moinho Povos Unidos, o maior moinho de vento da América Latina, com 38,5 metros de altura. Ele é uma réplica fiel dos moinhos holandeses, e seu mirante tem vista para belas paisagens de Holambra e municípios vizinhos.

moinho Povos unidos holambra

Moinho do Povos Unidos

Caminhando pelas ruas de Holambra

Além das flores, há muito o que se ver em Holambra. É fácil se locomover a pé pela cidade e fazer uma viagem ao passado ao caminhar por suas calçadas e construções típicas.

casas holambra sp

Fachada das construções típicas

As ruas têm praças bem cuidadas, canteiros floridos, moinhos decorativos e orelhões que chamam a atenção por seus formatos inusitados, como o de tamanco holandês.

Dois lagos com espelhos d’água deslumbrantes dão um toque de charme ainda maior à cidade: o Lago do Holandês e o Lago Vitória Régia. Este último pode ser admirado do romântico Deck do Amor.

deck do amor holambra sp

Deck do amor

Reza a lenda que os amantes que escrevem seus nomes em um cadeado e o prendem ao deck, atirando a chave no lago, ficam juntos para sempre.

A Praça da Cachoeira, com uma queda d’água que forma várias piscinas, é outra bela amostra do paisagismo de Holambra.

praça da cachoeira holambra sp

Praça da Cachoeira

Outros tipos de passeios

Gastronômico

Depois da caminhada, nada melhor do que matar a fome provando algumas das delícias servidas nos restaurantes e confeitarias de Holambra, uma atração à parte. The Old Dutch, Martin Holandesa e Casa Bela estão entre os locais que servem comidas típicas.

Cultural

Para quem quiser saber mais sobre o processo de colonização holandesa que deu origem à cidade no fim da década de 1940, centenas de fotos e objetos estão expostos no Museu Histórico e Cultural de Holambra, além de réplicas de antigas moradias.

Ecoturismo

Já o ecoturismo, possibilita ao visitante o contato direto com a natureza da região por meio de passeios a cavalo por trilhas e matas fechadas, e trekking por campos.

Onde comprar flores?

Quem visita a cidade das flores não consegue sair sem levar para casa ou para alguém especial um belo exemplar de alguma espécie. Difícil é conseguir escolher entre tanta diversidade.

Antes do portal de entrada, na rodovia SP-107, é no hipermercado de flores e plantas Garden Center que o visitante vai encontrar os melhores preços. O local é repleto de tulipas, orquídeas dos mais variados tipos, azaleias, rosas e outras espécies, além de mudas, sementes e artigos para jardinagem.

garden center holambra sp

Garden Center

Também não é fácil resistir aos souvenirs típicos holandeses e objetos de decoração que enfeitam as vitrines da charmosas lojinhas com fachadas típicas do centro da cidade, como a Casa Bela Presentes, que vende os tradicionais tamancos holandeses.

casa bela presentes holambra sp

Casa Bela Presentes

Aproveita a Expoflora

Uma dica importante para quem visita a cidade durante a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, é reservar a hospedagem e os passeios com bastante antecedência.
Nessa época, entre o fim de agosto e o fim de setembro, Holambra fica lotada.

Nesse evento, mais de 300 produtores aproveitam para apresentar ao público as novas variedades de flores e plantas, e atrações exclusivas atraem um grande número de turistas à cidade.

Curtiu as dicas? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui embaixo o seu comentário. Vai viajar? Faça as suas reservas aqui pelo blog. Os links dos nossos parceiros estão aqui embaixo!

VIAJE COM O PREFIRO VIAJAR!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Leticia Ferreira

Leticia Ferreira

Jornalista, carioca da gema, viajante desde a infância, já passou por mais de 20 países e compartilha suas trips e as paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro no instagram @cariocawanderings

4 Comentários

Deixe um comentário