Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, o Pantanal é uma região em que se encontra a beleza da natureza, das paisagens e dos animais, com o aconchego e a tranquilidade do interior. É um excelente destino para quem procura passar as férias em família, com os amigos ou a dois, conhecendo as regiões e cidades turísticas.
Sobre o Pantanal
O Complexo do Pantanal, mais conhecido como Pantanal, é um bioma que fica boa parte no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas também se estende para a Bolívia e o Paraguai. É considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e uma das mais importantes concentrações de vida do planeta.
Desta forma, o ecoturismo no Pantanal ajuda a preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que abriga pessoas de diferentes lugares do mundo. A preocupação ambiental é importante para manter o destino com a beleza impecável de sempre, cuidando dos animais silvestres e da flora natural da região.
Lugares para visitar
Devido a extensão do Pantanal, pode-se destacar várias cidades turísticas essenciais para quem quer conhecer um pouco do bioma e descobrir as maravilhas pantaneiras.
Corumbá
Dentro do Mato Grosso do Sul e com um “pezinho” na Bolívia, Corumbá é uma excelente opção de turismo e lazer. Abriga o rio Paraguai, e por isso, é um berço de biodiversidade e uma das favoritas para os amantes da pesca e da vida animal. Por ser uma cidade histórica, Corumbá apresenta várias atrações culturais, que permitem conhecer mais sobre o Pantanal e o Mato Grosso do Sul.
Aquidauana
Outra opção turística é Aquidauana, cidade que conta com incríveis praias de água doce do Rio Aquidauana onde se é possível nadar, aproveitar com a família e também fazer passeios e pesca.
Bonito
Uma das cidades mais famosas quando se trata do Pantanal, Bonito, como o próprio nome diz, é um dos destinos mais formidáveis e sem dúvida encantadores para conhecer. Possui incríveis paisagens naturais, com rios cristalinos onde se é possível fazer mergulhos e contemplação da vida natural. As grutas e cavernas dão ar de mistério e revelam cenários de lagos e lagoas deslumbrantes.
Passeios no Pantanal
Safáris e pontos de observação da fauna
Para conhecer a vida animal, uma boa opção é se aventurar através dos safáris e pontos de observação da fauna. Pelos passeios, é possível observar os animais de perto, como jacarés, lobos, capivaras, diversas aves e até mesmo animais exóticos, como a onça-pintada, símbolo da região.
Para os amantes da fotografia, é uma excelente oportunidade de deixar registrado e poder levar para casa as recordações pantaneiras. A observação noturna garante um bônus para os turistas que querem conhecer a rotina da vida silvestre, que fica ainda mais intensa com o cair da noite.
Importante: Para quem curte natureza e quer observar os animais, a melhor época do ano é a estação de seca entre abril à setembro.
Passeios de canoa, pesca e barco
Passeios de canoa, pesca e barco são ótimos pedidos para entrar em contato com os peixes e animais aquáticos, e até aventuras em rios e corredeiras, para quem deseja mais adrenalina na viagem.
Importante: Os guias garantem a segurança e o bem-estar dos turistas, por isso, é muito importante a presença de um para garantir um exercício supervisionado, se necessário.
Mergulhos de observação dos rios
Os mergulhos de observação dos rios, como em Bonito, são fundamentais para quem deseja conhecer e entender mais da natureza da região. Existem diversas outras atividades, como trilhas, pesca e visitas.
Onde ficar?
Para quem deseja conhecer, uma das opções é hotel fazenda no Pantanal, pousadas que disponibilizam todo o conforto de uma viagem segura ao mesmo tempo que aproxima os turistas do contato mais próximo com a natureza e a vida animal.
Apesar de ainda ser pouco explorado por turistas brasileiros, a região do Pantanal é um excelente destino para quem está em busca aventura e natureza no ano de 2018.
Olá, boa tarde!
tenho vontade de conhecer o pantanal, mas não é arriscado ir ?
pois amo os animais ,natureza e tudo mais. mas os animais que são perigosos como fazer ?
tem como passear no pantanal sem medo ?