Centro-oeste No Brasil

O que fazer no Pantanal: dicas e passeios importantes!

o que fazer no pantanal
Daniel Belalian
Escrito por Daniel Belalian

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, o Pantanal é uma região em que se encontra a beleza da natureza, das paisagens e dos animais, com o aconchego e a tranquilidade do interior. É um excelente destino para quem procura passar as férias em família, com os amigos ou a dois, conhecendo as regiões e cidades turísticas.

Sobre o Pantanal

O Complexo do Pantanal, mais conhecido como Pantanal, é um bioma que fica boa parte no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas também se estende para a Bolívia e o Paraguai. É considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e uma das mais importantes concentrações de vida do planeta.

pantanal dicas

Desta forma, o ecoturismo no Pantanal ajuda a preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que abriga pessoas de diferentes lugares do mundo. A preocupação ambiental é importante para manter o destino com a beleza impecável de sempre, cuidando dos animais silvestres e da flora natural da região.

Lugares para visitar

Devido a extensão do Pantanal, pode-se destacar várias cidades turísticas essenciais para quem quer conhecer um pouco do bioma e descobrir as maravilhas pantaneiras.

Corumbá

corumba pantanal

Dentro do Mato Grosso do Sul e com um “pezinho” na Bolívia, Corumbá é uma excelente opção de turismo e lazer. Abriga o rio Paraguai, e por isso, é um berço de biodiversidade e uma das favoritas para os amantes da pesca e da vida animal. Por ser uma cidade histórica, Corumbá apresenta várias atrações culturais, que permitem conhecer mais sobre o Pantanal e o Mato Grosso do Sul.

Aquidauana

Outra opção turística é Aquidauana, cidade que conta com incríveis praias de água doce do Rio Aquidauana onde se é possível nadar, aproveitar com a família e também fazer passeios e pesca.

Bonito

Uma das cidades mais famosas quando se trata do Pantanal, Bonito, como o próprio nome diz, é um dos destinos mais formidáveis e sem dúvida encantadores para conhecer. Possui incríveis paisagens naturais, com rios cristalinos onde se é possível fazer mergulhos e contemplação da vida natural. As grutas e cavernas dão ar de mistério e revelam cenários de lagos e lagoas deslumbrantes.

Passeios no Pantanal

Safáris e pontos de observação da fauna

Para conhecer a vida animal, uma boa opção é se aventurar através dos safáris e pontos de observação da fauna. Pelos passeios, é possível observar os animais de perto, como jacarés, lobos, capivaras, diversas aves e até mesmo animais exóticos, como a onça-pintada, símbolo da região.

pantanal o que fazer

Para os amantes da fotografia, é uma excelente oportunidade de deixar registrado e poder levar para casa as recordações pantaneiras. A observação noturna garante um bônus para os turistas que querem conhecer a rotina da vida silvestre, que fica ainda mais intensa com o cair da noite.

Importante: Para quem curte natureza e quer observar os animais, a melhor época do ano é a estação de seca entre abril à setembro.

Passeios de canoa, pesca e barco

Passeios de canoa, pesca e barco são ótimos pedidos para entrar em contato com os peixes e animais aquáticos, e até aventuras em rios e corredeiras, para quem deseja mais adrenalina na viagem.

Importante: Os guias garantem a segurança e o bem-estar dos turistas, por isso, é muito importante a presença de um para garantir um exercício supervisionado, se necessário.

Mergulhos de observação dos rios

Os mergulhos de observação dos rios, como em Bonito, são fundamentais para quem deseja conhecer e entender mais da natureza da região. Existem diversas outras atividades, como trilhas, pesca e visitas.

Onde ficar?

Para quem deseja conhecer, uma das opções é hotel fazenda no Pantanal, pousadas que disponibilizam todo o conforto de uma viagem segura ao mesmo tempo que aproxima os turistas do contato mais próximo com a natureza e a vida animal.

Apesar de ainda ser pouco explorado por turistas brasileiros, a região do Pantanal é um excelente destino para quem está em busca aventura e natureza no ano de 2018.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Daniel Belalian

Daniel Belalian

Meu nome é Daniel Belalian, tenho 25 anos, sou couchsurfer e jornalista, gosto de escrever sobre viagens, dando dicas para quem gosta de viajar.

Deixe um comentário