Dicas de viagem Listas No Brasil Nordeste Pernambuco Recife

Recife Antigo: 10 coisas imperdíveis para fazer em 1 dia

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Quem me acompanha no Instagram (@prefiroviajar) viu que em setembro eu dei um pulinho em Recife e Cabo de Santo Agostinho e fiz um tour muito legal pelo Recife Antigo com o pessoal do Visit Recife. O legal do centro histórico de Recife é que em apenas 1 dia, você consegue visitar muitos lugares legais e fazendo tudo a pé. Vem só conferir as minhas dicas.

1. Conhecer o famoso Marco Zero

marco zero recife antigo o que fazer

Quem vai a Recife precisa conhecer a famosa Praça do Marco Zero. Toda a região portuária foi toda revitalizada em 2000 em comemoração aos 500 anos do Brasil. Por lá, você pode tirar foto no famoso letreiro de Recife, fazer comprinhas no centro artesanal e até almoçar

Dica: se você posicionar a sua mão bem em cima do Marco Zero e abrir bem os dedos, você vai perceber que para cada direção que os seus dedos apontarem surgem grandes avenidas.

2. Tirar foto no Parque das Esculturas Francisco Brennand

parque das esculturas francisco brennand recife antigo

Fonte: Visit Recife

Aproveite que você está na praça Praça do Marco Zero e atravesse em barquinho rumo ao Parque das Esculturas Francisco Brennand. O parque foi construído em 2000 e conta com 90 esculturas do artista pernambucano Francisco Brennand, sendo a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, a principal obra no complexo. O trajeto dura uns 2 minutinhos e a travessia custa R$ 7,00 ida e volta. Em menos de 1 hora você visita a exposição a céu aberto e segue o seu roteiro pelo Recife Antigo.

Dica: se você fizer o passeio de Catamarão você passará pertinho das esculturas, então caso não tenha tempo de fazer a travessia, você pode deixar para conhecer o parque com o Catamarã.

3. Conhecer o museu e Centro Cultural Cais do Sertão

cais do sertão museu

O museu e centro cultural do Cais do Sertão é uma visita mais do que interativa é um mergulho na cultura nordestina! O Cais do Sertão fica instalado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife e homenageia muito bem a obra de Luiz Gonzaga. É um espaço focado na rica cultura popular do nordeste brasileiro e conta com exposições, réplicas de casas do sertão, filmes, instalações, salas de música, o museu transborda cultura. É outro programa imperdível para quem for visitar a cidade!

4. Tirar fotos divertidas no Espaço R.U.A

espaço r.u.a grafitti recife antigo

Essa foi a parada que eu mais gostei no Recife Antigo. Há cerca de 2 meses, eles inauguraram o Espaço R.U.A que é um museu urbano a céu aberto. Na rua Barbosa Lima, você encontrará uma parede de muros graffitados com artes super realistas. É muito legal para tirar fotos divertidas!

5. Visitar o museu Paço do Frevo

museu paço do frevo recife antigo

O Paço do Frevo a é uma visita imperdível. O museu é dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo. Com 3 andares, o museu arrebenta com instalações lindas e inovadoras. Ah! E não deixe de dar uma paradinha no café do museu para provar o o sorvete de cajá que eles vendem lá. É divino!

6. Igreja Madre de Deus

igreja madre de deus recife antigo

Fonte: Visit Recife

Não tem como andar pelas Ruas do recife Antigo e não reparar na Igreja Madre de Deus. Construída em 1709, a Igreja é uma das mais bonitas e concorridas para casamentos em Recife. Se você tiver a sorte de passar por ela aberta, vale a pena a visita. É lindona!

7. Conhecer o vitral original de Suassuna

mosaico ariano suassuna

No Shopping Paço Alfângeda você consegue ver mosaicos originais de Ariano Suassuna. O atual shopping fica localizado às margens do Rio Capibaribe e, ao longo da história, ele já foi o  principal porto do Recife, um Convento dos padres da Ordem de São Felipe Néri,  a sede da Alfândega, sendo utilizado, mais recentemente, como cooperativa, armazém de produtos e estacionamento. Hoje o Paço Alfândega representa um patrimônio histórico e um marco da revitalização do Bairro de Recife Antigo. Vale muito a pena uma visita!

8. Passeio de Catamarã pelas Pontes de Recife

passeio catamarã recife antigo

O passei o passa pelas pontes de Recife 11:00 16:00 20:00 e existe a opção de tours temáticos como os Piratas do Capibaribe domingo as 16:00 e o Catamrã Mal Assombrado aos sabados as 20:00.

Dica: reza a lenda que se você bater palma ao passar debaixo da ponte e fazer um pedido os seus desejos se realizam. Mas tem que bater palma hein!

9. Ver o Maracatu na Torre Malakoff

torre malakoff recife antigo

Fonte: Visit Recife

Construída no século XIX, para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, a Torre de Malakoff é hoje um monumento de Recife e um importante centro cultural. Inclusive, todo domingo tem ensaio aberto ao público de Maracatu. O ensaio é gratuito e acontece às 17:00.

10. Fazer compras na feirinha de Bom Jesus

feirinha bom jesus recife antigo

Todo domingo à noite, rola uma feirinha super fofa ao lado do Paço do Frevo. É legal para você comprar lembrancinhas e coisas típicas de Recife. Tem também muitas gostosuras para fechar o dia de caminhada e repor as energias!

Dica bônus: como chegar em Recife?

avianca voo

Para chegar até o Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes, você pode pegar voos da Avianca saindo dos principais aeroportos do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió Salvador. Eu super recomendo a Avianca para voar no nordeste, principalmente, porque sempre encontro preços excelentes e existem muitas opções de voos diretos. Eu, por exemplo, em uma só viagem, fiz Rio de Janeiro > Recife > Salvador > Rio de Janeiro tudo de Avianca!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário