Gramado Listas No Brasil Rio Grande do Sul Sul

10 pontos turísticos imperdíveis de Gramado

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Considerado a Suíça brasileira, o município de Gramado está localizado na Serra Gaúcha e fica a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Sede do concorrido Festival de Cinema, a cidade tem programação para todas as estações do ano.

Com arquitetura europeia e casinhas em estilo enxaimel, as paisagens parecem de cinema com suas ruas limpas repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros.

Mas não é só pela aparência romântica que a cidade mais famosa da região atrai tantos turistas. Seus aconchegantes hotéis e gastronomia de primeira fazem com que Gramado proporcione momentos inesquecíveis.

E se você escolher visitar a cidade durante o inverno, ainda pode dar sorte de ver as geadas. Ficou com vontade de conhecer este lugar encantador? Confira aqui 10 pontos turísticos imperdíveis de Gramado:

1. Mundo a Vapor

Indicado para todas as idades, o Mundo a Vapor fica em Canela e encanta pela riqueza e detalhes das peças construídas à mão com miniaturas de fábricas de papel, olaria, ferraria, entre outras. O mais impressionante é que a fábrica de papel e a olaria funcionam de verdade!

Foto: TourOn

Movida a vapor, a pequena fábrica produz cerca de 20 metros de papel por hora e a olaria faz tijolinhos e telhas que cabem em um dedo. Olha que fofo? E o melhor disso tudo é que os visitantes podem levar para casa de recordação.

Compre agora o seu ingresso para o Mundo à Vapor.

Mais um ponto imperdível do passeio é o relógio a vapor. Sabia que existem apenas dois relógios movidos a vapor no mundo inteiro? Um deles está no parque em Canela e funciona perfeitamente, apitando de hora em hora. O outro fica localizado em Vancouver, no Canadá. Chique, né?

Dica: Na fachada do parque foi reconstruído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris no ano de 1895. Registrar esse local do passeio é inevitável e se você é do tipo que curte fotos de época, ainda pode aproveitar e fazer uma sessão à moda antiga.

2. Snowland

Já imaginou esquiar em pleno verão? No Snowland você encontra neve o ano inteiro! E não é neve fake não, é de verdade e a temperatura chega a -4°C. Primeiro parque indoor de neve da América Latina, são mais de 15 atrações incríveis que vão fazer você se sentir em uma verdadeira estação de ski.

No Vilarejo Alpino tem pista de patinação no gelo, simulador 7D e uma galeria com opções gastronômicas e lojas entre outras atrações. Tem diversão para a família inteira.

Na Montanha de Neve, se você curte adrenalina não pode deixar de ir no Tubing,  uma boia gigante onde você vai deslizar montanha abaixo e garantir fotos incríveis. Ainda tem o  castelo Snow Play, a Oficina do Tio Urso, um Hot Café para te deixar bem quentinho, o Espetáculo Flokus e a Escola da Neve.

Leia mais: 

E se você quer descansar um pouco de tudo isso e quer ficar curtindo aquele friozinho gostoso, é só ir ao Mirante Bela Vista. Com visão privilegiada da Montanha de Neve, você vai poder saborear bebidas especiais enquanto observa o pessoal descendo a montanha e se divertindo no esqui e no snowboard.

Este passeio, sem dúvida, é uma excelente opção para quem quer diversão e aventura para toda a família. Curtiu a ideia e quer comprar o ingresso da Snowland? Clique aqui.

3. Gramadozoo + Parque Gaúcho

Sem dúvidas este é um dos passeios mais interessantes da Serra Gaúcha. O principal objetivo do Gramadozoo e do Parque Gaúcho é propagar a educação ambiental e o resgatar a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Não esqueça de usar roupas e sapatos confortáveis, além de protetor solar e repelente.

Foto: TourOn

No Gramadozoo, são encontrados exclusivamente espécies da fauna brasileira, e você tem a chance de ficar pertinho deles através dos vidros blindados e enormes viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Bem melhor do que jaulas e grades não é? Um ótimo lugar para se reconectar com a natureza.

O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O local é coberto e é uma ótima alternativa para dias de chuva ou que o tempo não esteja muito estável.

A visita é uma mistura de aprendizado e diversão, um verdadeiro mergulho na cultura gaúcha com destaque para a arena de doma e a cabanha do Parque Gaúcho com as raças de animais crioulos (cães, cavalos, bois, ovelhas) que fizeram parte da vida do gaúcho primitivo, entre outras atrações.

Compre seu ingresso aqui o seu ingresso!

4. Café Colonial

Pausa para o café e na dieta. Esse passeio é pra esquecer a balança e se jogar nas delícias de um autêntico café colonial. Conhecido pela fartura à mesa, aproveite para conhecer sabores da tradicional gastronomia gaúcha como a morcela branca e a preta e maravilhosos pães, geleias coloniais e frios variados. E os doces? Tem bolo de chocolate, cenoura, rocambole, cuca, waffle, laranja, ricota, apfelstrudel. Sem falar no salgado e nos cafés e chocolates quentes…. huuuummm

São mais de 80 itens para comer sem culpa neste tradicional programa. Só prepara a barriga e vai!

Foto: TourOn

Dica: O Café Colonial Bela Vista foi o primeiro café colonial de Gramado. Para conhecer este lugar que é o paraíso para quem gosta de comer bem, clique aqui.

5. Vale dos Vinhedos

O tour do Vale dos Vinhedos é um passeio obrigatório para quem curte um bom vinho. Ele proporciona momentos incríveis e paisagens apaixonantes que se mostram diferentes nas quatro estações do ano.

Entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875.

Foto: TourOn

Durante este passeio você vai conhecer a Casa Valduga (que possui a maior cave de espumantes da América Latina), a Torcello Boutique e a Cave de Pedra Winery, que fica em Garibaldi. Três grandes produtoras de vinhos e espumantes finos e que contam com a experiência e ensinamentos que são passados de geração a geração.

Leia mais: O que fazer no Vale dos Vinhedos em 1 dia?

Sem falar na Queijaria Valbrenta: uma queijaria familiar e que produz apenas 50 quilos de queijo por dia, pois a venda do queijo é feita somente para quem a visita. Mas confesso que a melhor parte é de fato a degustação dos vinhos e queijos hehehe…

Sugestão: Separe um dia inteiro para este passeio, ok?

Saiba mais sobre o passeio e o preço do tour! 

6. Maria Fumaça

Sem dúvida esse é o passeio mais fofo que você vai fazer em Gramado. Cruzar a ferrovia em uma Maria Fumaça é fazer uma verdadeira viagem no tempo. Aproveite para apreciar as paisagens de tirar o fôlego de Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Uma experiência inesquecível e que rende fotos maravilhosas e você vai ganhar muitos likes nas redes sociais.

Foto: Gramado blog

Além das visitas à vinícola e à queijaria, prepare o bolso para gastar na malharia em Nova Petrópolis e na loja da Tramontina. Após as compras, aprecie a gastronomia local e assista ao espetáculo Epopeia Italiana. Um verdadeiro mergulho nas tradições do lugar e uma delícia de passeio.

7. Passeio de Helicóptero

Gramado é linda vista de perto, mas imagina poder apreciar os encantos dessa cidade lá do alto?

Foto: Wikipedia

Se você curte fazer coisas diferentes e quer ter uma visão completa do cartão-postal da região, esse passeio é pra você. Voar de helicóptero é uma experiência inesquecível ainda mais para quem vai pela primeira vez.

Escolha um dia de céu azul e aprecie por outro ângulo o Parque do Palácio, o Centro de Canela, passando pela famosa Catedral de Pedra e a Cascata do Caracol com seus bondinhos. A aeronave com capacidade para quatro passageiros,  ainda sobrevoa o Lago Joaquina Rita Bier, o encantador Lago Negro e uma das melhores vistas de toda serra: o  Vale do Quilombo. Haja fôlego para tanto lugar bonito!

Sem dúvida um passeio para quem gosta de fugir do tradicional. Reserve o seu lugar aqui!

8. Noite Gaúcha

Não pode faltar em uma visita à Serra Gaúcha uma noite regada à churrasco, chimarrão, danças e músicas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

É encantador ver a banda tocando ao vivo canções típicas, os peões e prendas desenvolvendo a coreografia, a dança do pau de fita e outras clássicas. Sem falar na Chula e nas boleadoras de fogo, como fazem aquilo? É muito impressionante!

Foto: TourOn

E o que não pode faltar em uma noite gaúcha? Chimarrão! Eles ensinam o preparo, como saborear e outras curiosidades dessa bebida que é marca registrada do povo dos Pampas.

Mas bah, guria! E pra comer tem o que? Tem um autêntico churrasco gaúcho com vários cortes de carne mas o destaque fica para o costelão assado na vala de comer rezando.

Vai por mim, compra esse passeio aqui que você não vai se arrepender.

9. Alpen Park + Museus

Curte uma montanha russa, quer tirar foto com artistas emblemáticos do cinema no museu de cera no estilo Madame Tissaud ou sonha em dar uma passeio num Porshe ou Ferrari?
Então você não pode deixar de ir ao Alpen Park e nos Museus.

Foto: Alpen Park

Localizado em Canela, o complexo tem atrações para todos os gostos. Se você curte um friozinho na barriga, prepare-se para muita adrenalina nos 900m do primeiro trenó alpino do Brasil, voar na tirolesa a 50 metros de altura, além da Alpen Blizzard, a maior montanha russa do RS.

Visitar o Parque dos Dinossauros e ver as espécies em tamanho real é outra atração imperdível e se você está com crianças, tem um espaço dedicado à elas no Alpen Kids.

Vai incluir no roteiro? Reserve um dia para este passeio.

10. Fondue

Gramado lembra friozinho, que lembra lareira, que lembra… FONDUE!

Foto: TourOn

Se tem uma comida que é cara desse lugar é esta iguaria típica da Suíça, mas que foi adaptada ao gosto do brasileiro. Na Serra Gaúcha, ela ganha a versão em sequência. É praticamente um rodízio com vários sabores para você se deliciar. Normalmente, são servidas 3 opções diferentes:

  • Queijo derretido em um réchaud, acompanhado de legumes, batata e pães – impossível resistir a esta combinação.
  • Cortes de carnes, servida em uma pedra quente e acompanhada dos mais diversos molhos doces, salgados, picantes e agridoces. Huuummm… deu fome, não deu?

E agora pra fechar um delicioso fondue de chocolate acompanhado de frutas frescas. SEN-HOR! Este definitivamente é um lugar pra chutar o balde e esquecer da dieta. E, fora isso, programa mais romântico impossível! Tá precisando dar uma moral pro crush?

Leva pra comer um fondue em Gramado que tudo se resolve. 😉

Mais dicas de Gramado

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário