Se você acredita que emitir o passaporte é complicado assim como solicitar um visto, boa notícia: já pode relaxar! O passaporte é um direito do cidadão brasileiro e é simples de conseguir. Preparamos um passo-a-passo detalhado de como tirar o passaporte pela primeira vez pra você garantir o carimbo na próxima viagem internacional.
Você precisará do passaporte para visitar outro país, a não ser que você esteja viajando para países do Mercosul. Mas mesmo não sendo necessário é uma grande vantagem ter o passaporte porque você pega filas mais rápidas agora que nossos registros de entrada e saída são feitos por leitores automatizados.
A seguir, fiz um passo a passo para ajudar você que pretende tirar o documento, mas não sabe por onde começar.
O passaporte comum pode ser solicitado por qualquer pessoa que:
Agora que você já sabe que pode tirar o seu passaporte, entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Para essa etapa, você vai precisar incluir informações pessoais e dados de alguns documentos, como identidade, CPF, certidão de nascimento (para menores de 12 anos), certidão de casamento (para quem já teve o nome alterado) e passaporte anterior.
Como essa é a sua primeira solicitação, selecione a opção: “Nunca teve passaporte comum, de emergência…”.
Depois de preencher todo o formulário, lembre-se de revisar todos os dados com atenção antes de enviar. Erros, quando notados posteriormente, podem atrasar a entrega do seu passaporte. E, se não forem notados, podem impedir sua viagem!
Quando você concluir o preenchimento do formulário anterior, será gerada a Guia de Recolhimento da União. A GRU, como é comumente chamada, é um documento que permite que você faça pagamentos à orgãos públicos federais e é obrigatória pra emissão do seu passaporte. Atualmente, o valor é de R$257,25.
Após o pagamento da GRU, você pode precisar esperar um pouco a compensação bancária, que pode demorar até 72h. Quando esse pagamento estiver confirmado, você poderá fazer o agendamento eletrônico da sua visita a um posto da Polícia Federal. Alguns postos não precisam que você marque o horário, basta selecioná-lo e levar o número de protocolo e a documentação na data que desejar.
Ah! E se estiver emitindo pra família toda, você pode fazer um mesmo agendamento para até 6 pessoas, mas todas já devem ter feito a solicitação e pago a GRU, ok?
Agora, você precisa separar os documentos originais necessários para apresentar no posto da Polícia Federal. São eles:
Atenção: Se você já teve seu nome ou sobrenome alterado, é necessário também todas as certidões de casamento e/ou divórcio em via original. Menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento como documento de identificação.
Hoje em dia, não é mais obrigatório apresentar comprovantes de pagamento da GRU, comprovantes de votação, título de eleitor ou comprovação de quitação do serviço militar. Contudo, você obrigatoriamente deve estar com situação regular tanto na justiça eleitoral quanto com o serviço militar obrigatório como falamos no primeiro item e deve ter pago o valor total da Guia. Essa checagem será feita automaticamente no momento da emissão do seu passaporte e, se houver alguma divergência, o oficial pode solicitar que você comprove essas informações. Por via das dúvidas, tenha em mãos:
Dica: Se esse não for seu primeiro passaporte, você também precisará apresentar seu passaporte anterior válido (se já estiver fora da validade, não é obrigatório, mas é recomendado).
Apresente-se no posto da Polícia Federal na data e horário escolhidos munido de todos os documentos obrigatórios. Eles costumam chamar por horário, você entra e aguarda a sua vez. Eles confirmam seus dados e a documentação, tiram sua foto e pedem pra você revisar mais uma vez todas as informações. Leia com atenção!
No prazo marcado – que geralmente é de 1 semana – compareça novamente no posto para fazer a retirada. O passaporte é entregue apenas para o titular com documento de identidade original. Lembre-se que passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias são cancelados!
Esse passo-a-passo é referente à emissão do passaporte comum. Para casos especiais como passaporte de emergência e passaporte para estrangeiros, consulte o site da Polícia Federal.
Infelizmente, não é possível fazer renovação. Se o seu passaporte expirou ou está perto de expirar, você precisa fazer todos os passos acima novamente e dar entrada em um novo documento com um novo número, inclusive.
Dica: Alguns países exigem que o passaporte esteja válido por pelo menos 6 meses a partir da data de retorno da sua viagem. Fique atento!
Ficou com alguma dúvida? O site da receita federal tem um FAQ muito legal com perguntas e respostas! Vale a pena dar uma olhadinha!
No geral, a validade do passaporte brasileiro é de até 10 anos. Mas, se o passaporte pertencer a um menor de 18 anos, a sua validade muda de acordo com a sua idade. Olha só:
Agora que você já sabe como tirar o passaporte, separamos algumas dicas pra você planejar sua viagem e começar a explorar o mundo!
Ver comentários
Paguei a taxa é não anotei o número do protocolo, como faço para conseguir, para poder fazer a consulta?
Olá! Eu sou a Marina. Nunca sai do país, estou pretendendo fazer a minha primeira viagem turística. Espero que a experiência seja memorável.
Conto os detalhes quando retornar.
Olá tudo bem? Estou no processo para tira o passaporte até já paguei a taxa mas quando vou agendar o segundo passo ele me pede o número do protocolo sabe me dizer onde eu entro esse número de protocolo?
Ótimo texto e ótimas explicações! Simples e objetivo, mesmo com muitas informações. Obrigado!!!
Oi Amanda eu adoraria que vc me desse algumas dicas pra minha primeira viagem a Europa
Eu Planejando viajar pela primeira vez e achando q seria MT difícil e complicado. De repente encontro seu blog. Excelente parabéns! Obrigada por dividir seus conhecimentos isso me motivou. Deus te abençoe menina!
Gostei muito do texto e vai me ajudar muito também.
Artigo espetacular.
Oi boa noite eu tô colocando todos os meus dados mas tá dando erro vcs poderiam me ajudar no cadastro
Achei tudo magnífico bem explicado, agora quero mesmo é me organizar para dar o primeiro passo e fazer uma viagem do sonho!