O frio chegou e com ele a vontade de viajar para destinos onde as temperaturas caem um pouco. Fiz uma listinha do melhores lugares no Brasil para viajar no inverno gastando pouco e curtir aquele clima de montanha regado a muito vinho, boa gastronomia e os melhores programas seja em meio a natureza ou até mesmo em um festival de música. Com certeza um deles vai te agradar.
1. Nova Friburgo (RJ)
Conhecida como a Suíça brasileira, Nova Friburgo foi fundada em 1818 e fica na Região Serrana do Rio, pertinho de Teresópolis. A cidade possui muitos atrativos, dentre eles: trilhas, cachoeiras e além disso é pólo de moda íntima, por exemplo, o que rende ótimas comprinhas. Definitivamente é um daqueles lugares ótimos para curtir um fim de semana ou um feriadão prolongado. Inclusive eu estive lá e dei várias dicas.
- Onde ir: Passeio de teleférico, Compras na Ponte da Saudade, Poço Belo, Mirante do Cachorro Sentado, Três picos, Pico da Caledônia
- Onde comer: Churrascaria Chimarron, Queijaria/Chocolateria Suíça, Viva Rô, Truta Arco-Íris, Bräun Bräun
- Onde se hospedar: Terrazzo Italia, Hotel Mount Everest, Hotel Serra Everest, Pousada Melodia
2. Penedo (RJ)
Conhecida pelas fábricas de chocolates e a Casa do Papai Noel, esta simpática cidadezinha no interior do Rio de Janeiro encanta a todos com suas casinhas no estilo eixamel e paisagens emolduradas por araucárias. Esta região é um dos melhores lugares no Brasil para viajar no inverno pois o clima é ameno na maior parte do ano, o que permite um banho nas lindas cachoeiras enquanto relaxa admirando a natureza. Certamente um dos melhores lugares frios no Brasil para viajar.
- Onde ir: Casa do Papai Noel, Pequena Finlândia, Museu Finlandês Veja mais passeios aqui!
- Onde comer: Jardim Secreto, Tonttulakki Gelateria, Jazz Village Bistrô
- Onde se hospedar: Pousada Bela Vista , Recanto de Moriá, City Park Hotel, Hotel Daniela
3. Monte Verde (MG)
Monte Verde fica a apenas 166 Km de São Paulo, mas faz parte do estado de Minas Gerais. certamente esta simpática cidade é ideal para curtir o ano inteiro. Além disso, no inverno é um dos destinos preferidos dos casais que procuram programas mais românticos. Já no verão, a cidade fica cheia de paulistas pois procuram uma temperatura mais amena.
- Onde ir: Galeria Suíça, Galeria Celeiro, fábrica de chocolate Gressoney
- Onde comer: Villa Amarela, AlpMinas, Dona Mucama, Casa do Fondue
- Onde se hospedar: Pousada Casa do Portal , Chales Encanto Suíço, Villa da Vila
4. Holambra (SP)
Um pequeno pedaço da Holanda está a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores”e além disso pela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos. Inclusive tem um monte de dicas aqui no blog. O destaque fica com as plantações floridas, que dão origem a Expoflora, provavelmente a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.
- Onde ir: Passeio das Flores, Museu Histórico e Cultural de Holambra, Moinho Povos Unidos. Leia mais sobre o que fazer!
- Onde comer: The Old Dutch, Martin Holandesa e Casa Bela
- Onde se hospedar: Shellter Hotel, Rancho da Cachaça Pousada e Restaurante, Villa de Holanda Parque Hotel
5. Ouro Preto (MG)
O friozinho da serra e o aconchego da arquitetura de Aleijadinho fazem de Ouro Preto uma cidade inesquecível para se conhecer e um dos melhores lugares no Brasil para viajar no inverno. Principalmente quando o assunto é história e gastronomia. Além disso, a cidade ainda possui um dos mais tradicionais festivais de inverno do país, este ano de 6 a 22 de julho.
- Onde ir: Visitar as Igrejas, principalmente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de São Francisco de Assis; Museu da Inconfidência, Museu Aleijadinho, Casa de Tomás Antônio Gonzaga
- Onde comer: Restaurante Conto de Réis, Bené da Flauta, Chafariz do Paco
- Onde se hospedar: Pousada Chão de Minas, Pousada Sinhá Olímpia, Hotel Pousada do Arcanjo
DICA: Precisa alugar um carro? Aqui tem ótimos preços e um descontinho de 5%.
6. Poços de Caldas (MG)
Sem dúvida o tradicional destino de águas termais em Minas Gerais tem muito mais atrativos além do mergulho em suas águas quentinhas. Neste inverno, os festivais tomam conta da cidade com o Blues & Jazz Festival, entre os dias 19 e 22 e ainda show de Nando Reis no dia 28 de julho.
- Onde ir: Termas Antônio Carlos, Cachoeira Véu das Noivas, comprar peças em Cristal Murano, Fonte dos Amores
- Onde comer: Cantina do Araújo, Restaurante Uai de Minas, Pampa Churrascaria
- Onde se hospedar: Príncipe Hotel, SanThiago, Presidente Hotel
7. Joinville (SC)
Ainda que não seja muito preparada para o turismo, Joinville é daquele tipo de lugar que faz todo mundo se apaixonar. Certamente programação é o que não falta na maior cidade de Santa Catarina, vai desde passeios para contemplar a natureza até bons restaurantes com preço justo e um dos maiores festivais de dança do país. Pesquise suas passagens aqui.
- Onde ir: Mirante de Joinville, Mercado Público, Estação da Memória, Rua das Palmeiras, Museu Nacional de Imigração e Colonização
- Onde comer: O Fornão Galeteria, Alles Picanha, Barão, Restaurante e Petisqueria Polinesia, Pizza na Pedra
- Onde se hospedar: Hotel Tannenhof, Slaviero Slim Joinville, Holz Hotel, Le Canard Joinville
8. Domingos Martins (ES)
Domingos Martins é um lugarzinho muito simpático. A “cidade do verde” foi berço da imigração alemã, italiana e pomerânia e por isso é considerada um pedacinho da Alemanha na Serra do Espírito Santo. Um dos seus destaques sem dúvida é o passeio de trem. Além disso, a cidade é o paraíso para quem curte aventura com programas como o rafting no Rio Jucu, por exemplo.
- Onde ir: Pedra Azul, Cascata do Galo, Reserva Kautsky
- Onde comer: Sítio dos Lagos Pousada e Restaurante, Restaurante Caminho do Imigrante, Restaurante Monarca
- Onde se hospedar: Cobertura das Montanhas, Pousada Recanto da Serra, Pousada Peterle
9. Cunha (SP)
Esta pequena cidade no interior de São Paulo possui como marca registrada seus belos campos de lavanda. Certamente é um dos lugares para ir no frio em São Paulo sobretudo por ser uma região montanhosa com paisagens bucólicas e pousadas charmosas. Além disso, durante o mês do julho, a grande atração é o Festival de Inverno “Acordes na Serra” ( 30/06 a 29/07, somente nos fins de semana), presente na região há duas décadas. O evento conta com exposições, shows e concertos.
- Onde ir: Parque Estadual da Serra do Mar, Pedra da Macela, campos de lavanda, comprar cerâmica nos ateliês locais
- Onde comer: Fazenda Aracatu, Melhor Hora, D’O Gnomo
- Onde ficar: Pousada Seriema e Camping, Pousada Plátanos, Biroska Caipira, Pousada Alejandro
Aqui tem ótimos preços de aluguel de carro e um descontinho de 5%.
10. Teresópolis (RJ)
Localizadas na Região Serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis é um destino muito procurado por cariocas que buscam um clima ameno para relaxar. Um dos principais cartões postais da cidade é o Dedo de Deus, um pico rochoso com 1.692 metros de altitude.
- Onde ir: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Beer Tour, Mirante do Soberbo, Cachoeira do Frades
- Onde comer: Villa St. Gallen, Manjericão, Dona Irene, Taberna Alpina
- Onde se hospedar: Pousada Araucária, Pousadinha de Terê, Hotel Vila Nova, Athos Hotel
falta um roteiro para a cidade de Garanhuns-PE onde tem um excelente festival de inverno.