Dicas de viagem Listas No Brasil

10 lugares no Brasil para viajar no inverno gastando pouco

dedo de deus cover
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

O frio chegou e com ele a vontade de viajar para destinos onde as temperaturas caem um pouco. Fiz uma listinha do melhores lugares no Brasil para viajar no inverno gastando pouco e curtir aquele clima de montanha regado a muito vinho, boa gastronomia e os melhores programas seja em meio a natureza ou até mesmo em um festival de música. Com certeza um deles vai te agradar.

1. Nova Friburgo (RJ)

Conhecida como a Suíça brasileira, Nova Friburgo foi fundada em 1818 e fica na Região Serrana do Rio, pertinho de Teresópolis. A cidade possui muitos atrativos, dentre eles: trilhas, cachoeiras e além disso é pólo de moda íntima, por exemplo, o que rende ótimas comprinhas. Definitivamente é um daqueles lugares ótimos para curtir um fim de semana ou um feriadão prolongado. Inclusive eu estive lá e dei várias dicas.

Cão Sentado, Nova Friburgo

2. Penedo (RJ)

Conhecida pelas fábricas de chocolates e a Casa do Papai Noel, esta simpática cidadezinha no interior do Rio de Janeiro encanta a todos com suas casinhas no estilo eixamel e paisagens emolduradas por araucárias. Esta região é um dos melhores lugares no Brasil para viajar no inverno pois o clima é ameno na maior parte do ano, o que permite um banho nas lindas cachoeiras enquanto relaxa admirando a natureza. Certamente um dos melhores lugares frios no Brasil para viajar.

Pequena Finlândia

Pequena Finlândia, Penedo

3. Monte Verde (MG)

Monte Verde fica a apenas 166 Km de São Paulo, mas faz parte do estado de Minas Gerais. certamente esta simpática cidade é ideal para curtir o ano inteiro. Além disso, no inverno é um dos destinos preferidos dos casais que procuram programas mais românticos. Já no verão, a cidade fica cheia de paulistas pois procuram uma temperatura mais amena.

Monte Verde

Monte Verde

4. Holambra (SP)

Um pequeno pedaço da Holanda está a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores”e além disso pela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos. Inclusive tem um monte de dicas aqui no blog. O destaque fica com as plantações floridas, que dão origem a Expoflora, provavelmente a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

Holambra

Holambra

5. Ouro Preto (MG)

O friozinho da serra e o aconchego da arquitetura de Aleijadinho fazem de Ouro Preto uma cidade inesquecível para se conhecer e um dos melhores lugares no Brasil para viajar no inverno. Principalmente quando o assunto é história e gastronomia. Além disso, a cidade ainda possui um dos mais tradicionais festivais de inverno do país, este ano de 6 a 22 de julho.

igreja do pilar ouro preto

Igreja do Pilar, Ouro Preto

  • Onde ir: Visitar as Igrejas, principalmente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de São Francisco de Assis; Museu da Inconfidência, Museu Aleijadinho, Casa de Tomás Antônio Gonzaga
  • Onde comer: Restaurante Conto de Réis, Bené da Flauta, Chafariz do Paco
  • Onde se hospedar: Pousada Chão de MinasPousada Sinhá OlímpiaHotel Pousada do Arcanjo

DICA: Precisa alugar um carro? Aqui tem ótimos preços e um descontinho de 5%.

6. Poços de Caldas (MG)

Sem dúvida o tradicional destino de águas termais em Minas Gerais tem muito mais atrativos além do mergulho em suas águas quentinhas. Neste inverno, os festivais tomam conta da cidade com o Blues & Jazz Festival, entre os dias 19 e 22 e ainda show de Nando Reis no dia 28 de julho.

Poços de Caldas

  • Onde ir: Termas Antônio Carlos, Cachoeira Véu das Noivas, comprar peças em Cristal Murano, Fonte dos Amores
  • Onde comer: Cantina do Araújo, Restaurante Uai de Minas, Pampa Churrascaria
  • Onde se hospedar: Príncipe Hotel, SanThiagoPresidente Hotel

7. Joinville (SC)

Ainda que não seja muito preparada para o turismo, Joinville é daquele tipo de lugar que faz todo mundo se apaixonar. Certamente programação é o que não falta na maior cidade de Santa Catarina, vai desde passeios para contemplar a natureza até bons restaurantes com preço justo e um dos maiores festivais de dança do país. Pesquise suas passagens aqui.

Joinville

Joinville

  • Onde ir: Mirante de Joinville, Mercado Público, Estação da Memória, Rua das Palmeiras, Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Onde comer: O Fornão Galeteria, Alles Picanha, Barão, Restaurante e Petisqueria Polinesia, Pizza na Pedra
  • Onde se hospedar: Hotel TannenhofSlaviero Slim JoinvilleHolz HotelLe Canard Joinville

8. Domingos Martins (ES)

Domingos Martins é um lugarzinho muito simpático. A “cidade do verde” foi berço da imigração alemã, italiana e pomerânia e por isso é considerada um pedacinho da Alemanha na Serra do Espírito Santo. Um dos seus destaques sem dúvida é o passeio de trem. Além disso, a cidade é o paraíso para quem curte aventura com programas como o rafting no Rio Jucu, por exemplo.

Domingos Martins

Domingos Martins

9. Cunha (SP)

Esta pequena cidade no interior de São Paulo possui como marca registrada seus belos campos de lavanda. Certamente é um dos lugares para ir no frio em São Paulo sobretudo por ser uma região montanhosa com paisagens bucólicas e pousadas charmosas. Além disso, durante o mês do julho, a grande atração é o Festival de Inverno “Acordes na Serra” ( 30/06 a 29/07, somente nos fins de semana), presente na região há duas décadas. O evento conta com exposições, shows e concertos.

Campos de lavanda em Cunha (SP)

Aqui tem ótimos preços de aluguel de carro e um descontinho de 5%.

10. Teresópolis (RJ)

Localizadas na Região Serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis é um destino muito procurado por cariocas que buscam um clima ameno para relaxar. Um dos principais cartões postais da cidade é o Dedo de Deus, um pico rochoso com 1.692 metros de altitude.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Submarino Viagens , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário