Vai viajar para fora? Pretende fazer intercâmbio? Ou quem sabe ir morar fora do Brasil? Então esse post é para você! Quem precisa trabalhar com câmbio sabe a tristeza que é usar o câmbio de turismo (que é uma facada) e ainda ter que pagar o tão odiado IOF, um desconto de 0,38% no dinheiro, 6,38% no cartão + taxas. Para ficar ainda melhor, na hora de sacar fora do Brasil, você paga mais uns R$20 reais de taxa a cada saque realizado.
Meu amigo Leandro Melo está morando em Portugal e me deu dica que eu precisava compartilhar com todos os leitores do Prefiro Viajar. Você já ouviu falar da TransferWise? A empresa funciona de um jeito bem diferente, mas um tanto quanto inteligente.
A TransferWise é uma empresa que têm escritórios e contas em vários países do mundo e para transferir seu dinheiro para outros países você paga um boleto de um banco brasileiro, por exemplo, e o escritório brasileiro recebe o dinheiro e avisa para algum escritório europeu que já eles já podem depositar na conta do destino.
Nessa jogada, o dinheiro não atravessa países e não precisa pagar tantos impostos. E, para ficar ainda melhor, como a transação é feita entre empresas, a cotação é COMERCIAL e não a de turismo. Maravilhoso, né?
O nosso leitor nos enviou essa dica e para deixar o artigo atualizado vou compartilhar aqui com vocês:
1. Tem IOF, de 0,38%, incluso na comissão de serviço.
2. Em 01 de agosto, a comissão da Transferwise foi ajustada para 2,5%.
Olha que engraçado o vídeo de apresentação deles feita pelos próprios clientes:
Se você for viajar ou morar fora e precisa trocar reais e tiver um parente ou amigo no seu lugar de destino, você pode transferir ou solicitar a quantia necessária pelo site ou app (Android e IOS) da TransferWise, com a cotação da moeda COMERCIAL (hoje euro está custando em média 3,99) e usando esse link você ganha a primeira transferência de até R$ 2.500 livre das taxas do site que serão de 2% para as futuras transferências. O legal do site é que ele te diz até o quanto você estará economizando durante a transação! O processo todo demora uns 3 dias úteis, mas pela economia. Além disso, você será notificado via email a cada estágio de sua transferência.
Uma das coisas mais legais do TransferWise é a quantidade de moedas que eles oferecem aos seus clientes. Euro, real, libra, dólar, iene, dólar australiano e canadense, coroa checa e muito mais. Sério, eu estou muito curiosa para usar o serviço deles e queria muito saber se algum de vocês já usou. O Leandro morre de amores por ele e, como eu confio muito nas sugestões dos meus leitores, eu faço questão de recomendar e tentar ajudar muitos outros viajantes!
Ver comentários
Bom dia Amanda!
Estou morando na França a uns 4 meses e preciso fazer remessas mensais e é sempre um parto, falando sobre a transferwise, você sabe qual o limite mensal? É confiavel? Já fez alguma transferencia?
Muito obrigada pela ajuda!
Olá Camila, tudo bem? Eu sempre ouvi falar muito bem da Transferwise, tenho amigos que moram fora, sempre usam e nunca tiveram problemas. Existem outras empresas nesse ramo, mas eles são um dos maiores players! Recomendo =)
Boa tarde Amanda.
Quais são as garantias desse negócio? pois não encontrei os escritórios no Brasil.
Olá Luiz! Nesse site você encontra referências de pessoas do mundo todo: http://www.trustpilot.com/review/transferwise.com =)
Já ta liberado enviar dinheiro do Brasil pra Europa (França) através de pagamento com cartão de crédito ou é só por boleto? E no caso do cartão de crédito, alguém já pagou dessa forma e deu certo? Veio alguma taxa a mais na conta?
Bom post, bastante informativo! E ainda tem o link com para desconto nas taxas da primeira transferência! Obrigado!
Que bom que gostou Gabriel! Espero ter ajudado :D
Amanda, querida, adorei sua postagem, mas me diga se o Transferwise tem escritorio no Brasil ou se fazemos tudo online...e preciso ter uma conta no exterior, no caso, Portugal?
Oie Dalva! Então, você precisa ter uma conta no país para onde está transferindo, porque a transação acontece toda por lá. :)