Curiosidades Dicas de viagem Hospedagem

Tudo sobre Airbnb no Brasil: Como funciona? É confiável? Como Reservar?

airbnb como funciona
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Com certeza você já ouviu falar no Airbnb, certo? Mas sempre acabam surgindo aquelas dúvidas de ser ou não uma plataforma confiável, como saber fazer bem a escolha de um espaço pra se hospedar, se vale a pena trocar o hotel por uma casa. Aqui vamos esclarecer as principais questões sobre como funciona o Airbnb no Brasil!

Nesse artigo você vai ler:


Sobre o Airbnb

Criado por dois designers, o Airbnb começou quando a dupla cedeu um espaço extra que tinha em casa para três viajantes que não tinham onde se hospedar. A ideia cresceu e virou a plataforma que hoje conecta milhares de anfitriões com hóspedes do mundo inteiro. Mas o que é o Airbnb na prática? É o encontro de uma pessoa com espaço disponível com uma pessoa que precisa desse espaço.

airbnb facebook

A principal diferença para um site regular de aluguel de casa de temporada é o fato de ser uma rede social, onde você encontra o perfil completo tanto do anfitrião quanto o do hóspede. E, dentro dos perfis pessoais e dos imóveis é possível encontrar e fazer avaliações que vão construindo a reputação de cada um dentro da plataforma. Assim, os inquilinos têm um motivo a mais para oferecer um serviço de qualidade e os hóspedes um incentivo extra para cuidar bem da casa emprestada.

Dica: Lembre-se que você também será avaliado como hóspede e isso pode influenciar as suas próximas aplicações: os anfitriões podem recusar o pedido!


Como o Airbnb funciona? Como achar a hospedagem perfeita?

A busca no Airbnb é bem intuitiva e completa, você pode filtrar por quantidade de quartos, quantidade de pessoas, se deseja a casa/apartamento inteiro ou não, se precisa que aceite animais de estimação, que seja acessível a pessoas com necessidades especiais, que tenha piscina, entre outras coisas. Como a oferta é grande, a dica é selecionar tudo o que você precisa para limitar os resultados a anúncios que realmente se encaixem com as suas necessidades.

Leia mais: Ganhe pontos Multiplus na sua reserva do Airbnb!


O Airbnb é confiável?

Eu já usei o Airbnb muitas vezes e nunca tive problemas, mas, a seguir, separei algumas dicas essenciais pra você entender quem é o seu anfitrião e evitar cair em possíveis roubadas.

1. Olhe atentamente as fotos disponíveis

airbnb casas
Muitas vezes coisas pequenas que podem nos incomodar quando estamos na casa de alguém não serão mencionadas no descritivo. Afinal, o anfitrião não quer que nada te desanime de alugar o espaço dele. Fique de olho nos detalhes de todas as fotos para perceber pequenas coisas como fechaduras, tipo de chuveiro, tamanho da geladeira, utensílios domésticos, ventilação, estado dos móveis.

2. Cheque os comentários dos hóspedes

airbnb comentarios
Como só é possível comentar quando você realmente fez a reserva ou se hospedou, a caixa de avaliações é uma mina de ouro pra você confirmar se as maravilhas descritas no anúncio são verdadeiras mesmo. É lá que os hóspedes falam tudo o que pensam: se valeu a pena, se o anfitrião foi solicito, se as fotos condizem com a realidade, se a localização é boa, se tiveram algum problema com a casa.

Vale lembrar que os anfitriões podem cancelar sua reserva: veja se é algo recorrente nos comentários. Atente-se a essas informações antes de tomar sua decisão!

3. Leia as respostas do anfitrião

airbnb apartamento
É muito importante também observar a reação do anfitrião em relação a essas avaliações: ele agradece os elogios ou só responde reclamação? Ele assume possíveis erros? Ele é calmo ao lidar com críticas?

4. Estude o mapa


Se for uma cidade ou bairro que você não conhece, dê uma olhada na vizinhança no Google Maps, pelo Street View. Assim você se familiariza com a rua e já descobre opções de comércio próximas.

5. Converse com seu anfitrião

airbnb como falar com host
Mesmo antes de concluir a reserva, você pode usar a plataforma de mensagens privadas para tirar dúvidas sobre o anúncio.

6. Verifique a veracidade do perfil

airbnb verificar informações
Em “informação verificada”, você pode conferir se o anfitrião enviou seu documento de identificação oficial, suas informações pessoais, foto, telefone, entre outras coisas.

Dica: Quer ir além? Entre no perfil do seu anfitrião e veja as referências e avaliações de anfitriões que já o receberam para conhecer um pouco mais sobre ele.

Mas e se alguma coisa der errado?

Apesar de você pagar o valor no momento da reserva, o Airbnb retém esse dinheiro e o anfitrião só recebe após 24h do seu check-in. Dessa forma, se houver algum problema grave, você pode conseguir usar o valor pago em outra instalação.

E, claro, o Airbnb oferece um atendimento ao cliente completo, 24h por dia, 7 dias por semana para poder te auxiliar nesses casos. Por isso, é importante sempre fazer os pagamentos através do Airbnb e não transferir dinheiro diretamente ao anfitrião.


Quanto custa? Vale a pena?

Recebi muitas dúvidas de seguidores (inclusive, aproveita e já me segue no Instagram @prefiroviajar), perguntando se valia mesmo a pena, se era mais barato do que hotel, se valia a pena para pessoas que viajam sozinhas… então lá vai a minha explicação.

Para famílias e grupos de amigos

Eu super recomendo Airbnb para quem, por exemplo, curte alugar uma casa no feriado, quer viajar em família, reunir os amigos e até mesmo fazer uma despedida de solteiro. Os preços das casas são bem em conta e o ideal é sempre tentar reservar com bastante antecedência. Chega sem impressionante o quanto você consegue economizar!

Para pessoas que viajam sozinhas ou nômades

Dentro do Airbnb, você pode reservar quartos ou casas inteiras, isso quer dizer que se você está viajando sozinho, um jeito de economizar e até fazer novas amizades, é pegando um quarto na casa de uma pessoa local. Além de ser um jeito de econômizar, essa pessoa pode te dar várias dicas do que fazer, onde ir e, por aí vai.

Agora, se você viaja por longos períodos e, muitas vezes é até um nômade digital, o Airbnb é a saída dos seus problemas. Quando você fica longos períodos (geralmente, a partir de 2 semanas) os anfitriões costumam dar SUPER descontos, por isso, sempre tente negociar o valor final com o anfitrião antes de reservar.


Minha experiência em São Paulo

airbnb brasil são paulo

Apartamento em São Paulo, Pinheiros.

Muitas pessoas acabam usando muito o Airbnb fora do Brasil por medo ou insegurança, mas eu mesma, já usei muito aqui no país em lugares como Rio de Janeiro, São Paulo, Penedo e Búzios. Sempre tive uma experiência incrível e peguei casas e apartamentos de cair o queixo por preços excelentes.

Agora em novembro de 2018, eu peguei um apartamento cinematográfico! Super bem localizado, no coração de pinheiros e pertinho de tudo. Eu precisei trabalhar em São Paulo antes de uma viagem e tive mais uma experiência ótima. O meu anfitrião preparou um guia com tudo o que eu precisava saber sobre as regras do prédio, tinha dicas do bairro também e tive todo o suporte necessário via WhatsApp. Cheguei e o apartamento era igual ao da foto, estava tudo bem limpinho e a decoração impecável. Confesso que não queria ir embora!


Como reservar no Airbnb?

Agora que você já fez sua pesquisa, escolheu seu espaço favorito e viu que tá tudo certo com as avaliações, chegou a hora de fechar negócio. E, pra ficar mais legal, você pode utilizar o cupom do Prefiro Viajar que te dá 130 reais de desconto na sua primeira reserva!
airbnb cupom de desconto

Vamos lá! Primeiramente, você vai precisar ter um perfil para solicitar a hospedagem. Pode caprichar e colocar o máximo de informação verificada possível: foto, carteira de identidade, e-mail, telefone, Facebook. Assim como você busca um anfitrião que pareça confiável e tenha essas informações verificadas, o anfitrião também procura um hóspede assim. Dessa forma, você tem mais chances de ter o pedido aceito.

airbnb como se cadastrar

No seu perfil, coloque uma descrição que mostre sua personalidade, seus gostos em viagens, com quem você costuma viajar e onde você mora.

O próximo passo é efetuar o pedido de reserva na página do local escolhido. Verifique se todas as informações estão corretas, como número de hóspedes e datas da viagem, e clique em Reservar. Agora é hora de revisar todas as regras da casa e os valores de hospedagem, taxa de limpeza, taxa de serviço e impostos. Nesse momento você também pode enviar uma mensagem para o seu anfitrião.

airbnb como reservar

Em seguida, vem a hora de inserir as informações de pagamento. Atualmente, são aceitos boletos bancários ou cartões de crédito e é possível parcelar em até 3 vezes com cartões emitidos no Brasil. Uma boa ajuda, né? Confira se o crédito de 130 reais já entrou como desconto!

App IOS e Android

Eu, particularmente, amo os app do Airbnb. Acho suuper fácil e rápido de usar! Por isso, se você preferir buscar e a reservar com maior praticidade, você pode baixar o aplicativo gratuito do Airbnb para celular disponível para iOs e Android com as mesmas funcionalidades que você encontra no site.


Desconto na sua primeira reserva

Bateu a curiosidade sobre o Airbnb? A Amandinha aqui vai te dar um empurrãozinho! Usando o meu link link: airbnb.com.br/c/aantunes103 você ganha um desconto de R$ 130 na sua primeira reserva. Isso aí!!! É só clicar no link, fazer o seu cadastro e pronto. Você pode também ser um anfitrião e alugar o seu imóvel. Essa também é uma excelente forma de fazer uma graninha extra!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário