Sabe aquelas histórias que você conhece e se apaixona? Então tenho certeza que você vai se encantar pela história da Gabi Temer, do Rico Sombra e da Juju. Essa família que resolveu viajar o mundo, criou um blog chamado Jujunatrip e hoje viaja o mundo conhecendo lugares incríveis!
Peraí Amanda, você está me dizendo que eles vivem do blog? Isso mesmo! Hoje o Jujunatrip é um negócio que toda família colabora e se diverte. Eles conciliam trabalho, escola e diversão e passam 50% do tempo viajando e 50% produzindo conteúdo.
Eu entrevistei a Gabi Temer para descobrir viajar o mundo em família é possível e ela me contou todos os detalhes dessa história linda. Bora conferir?
Conhecendo a família
Vou começar contando um pouquinho de cada membro da família. A Gabi Temer é jornalista, documentarista e fotógrafa. Trabalhou no Globo durante 12 anos e hoje é correspondente de várias revistas de turismo. O Rico Sombra é fotógrafo e apaixonado pelo mar. Em 2016, ele lançou seu primeiro livro o “Rio Visto do Mar”. A Julia ou Juju é a criança mais sortuda do Brasil. Aos 12 anos, já conheceu mais países do que muita gente grande e desde pequena ama viajar e se jogar em uma aventura!
Na minha opinião, a soma do talento de cada um deles fez com que o Jujunatrip se tornasse um sucesso e eu vou contar para vocês como tudo começou.
Como a família resolveu largar tudo e viajar o mundo?
Tudo começou quando a Gabi (mãe) começou a ficar bastante insatisfeita com o seu trabalho. A Gabi me contou que viajar sempre fez parte do hábito da família, eles viajavam durante as férias, feriados e fim de semana. Mas em alguma momento o ritmo do trabalho ficou muito intenso e ela acabou se distânciando de sua família, ficou super estressada e acabou entrando em uma depressão.
“A minha vida não me satisfazia e eu gastava muito consumindo coisas”
Para dar a volta por cima, em 2006 a família resolveu mudar todos os planos. A Gabi saiu da redação, pegou 70% do fundo de garantia, a família mudou seu estilo de vida, vendeu o carro, passou a economizar ao máximo e foram tirar 6 meses sabáticos pelo mundo.
Como o Jujunatrip surgiu?
Depois de voltar para o Brasil e se arriscar no mercado de redes sociais e freelas, a Gabi resolveu usar todo seu expertise como jornalista para criar o blog Jujunatrip. Muitos amigos pediam dicas de viagem, ela escrevia para algumas empresas fazendo freela e resolveu investir os 30% restante do seu fundo de garantia no projeto.
Qual foi a primeira viagem da Juju?
A primeira viagem da Juju foi na barriga da Gabi. Ela e o Rico atravessaram o Peru e a Bolívia com um super barrigão. Depois de nascer, mas precisamente quando tinha 5 meses, eles levaram a Juju para Pipa, com 11 meses ela foi para Ibitipoca, com 1 ano e 4 meses eles fizeram uma roadtrip pela Espanha e perceberam que daria para fazer qualquer viagem com a Juju, só era preciso ter disposição.
“A gente sempre viajou no tempo da Juju, curtindo todos momentos em família”
Para essas viagens, a família sempre foi bem organizada. O casal não mudou o estilo de suas viagens, eles adaptaram o ritmo, os horários e a forma de viajar para respeitar a Juju.
Vocês tem dicas para quem quer viajar com crianças?
Segundo o casal, é muito importante adaptar a rotina da criança e fazer com que a viagem seja algo natural em sua vida. É essencial mostrar que existe uma rotina esperando por ela ao retornar, criar links com a escola e os amiguinhos, por exemplo.
Um segredo para viajar com crianças é ter sempre um profissional para quem ligar com o pedriatra e o psicólogo do colégio. São pessoas que poderão te apoiar, mesmo à distância, caso algo inesperado aconteça em uma viagem!
E, a escola? Como a Juju faz para viajar tanto?
A Gabi e Rico acreditam em um movimento muito famoso lá fora chamado Worldscholar, ou seja, eles acreditam que a escola é complementada pela vida e pelo mundo. Em Noronha, por exemplo, a Juju conseguiu aplicar vários conhecimento de ciências que ela estava estudando no colégio.
“Durante a alfabetização, a própria escola estimulava a viagem”
Quando a Julia era menor, eles conseguiam ficar até 1 mês viajando direto! Hoje em dia, a família viaja um tempo e volta. A Juju estuda em uma escola que entende o projeto e conta com aulas de reforço de história e matemática para ajudar na sua formação.
Quais as vantagens da viagem para uma criança?
Segundo o casal, viajar o mundo desde muito pequena fez com que a Julia não se tornasse uma criança consumista. Além disso, ela é uma criança muito mais tolerante.
Na escola os coleguinhas e os pais super apoiam o estilo de vida da família.
Além disso, desde pequena a Juju aprendeu a ter prioridades, sempre bens materiais eram comparados a viagens e ela optava por viver uma nova aventura.
Qual foi a viagem preferida da Juju?
Como toda criança, a Juju amou conhecer a Disney, mas em sua lista de lugares preferidos estão Chile, Tailândia, Paris, Laos e Noronha, chique né? Em seu mapa mundi, a Julia coleciona 30 países aos 12 anos galera!
Conheça o nosso planejador de viagens e aprenda a viajar o mundo
Em algum momento vocês pensaram em desistir?
Nunca! Essa foi a resposta que eu ouvi com toda a certeza do mundo. A família me contou que acredita muito no poder de transformação e sempre foram muito focados e lutaram muito para estruturar o negócio.
Como vocês ganham dinheiro com o blog?
Atualmente, a família escreve para outros veículos, como o blog da Farm, “vendem” seus artigos para meios impressos, fazem freelas de fotografia, vídeo, redes sociais e vão se virando.
“Nada é fácil e nada é de um dia pro outro”
Hoje a família consegue fazer muitas viagens em parceria, são convidados para conhecer lugares incríveis para compartilhar com o público e conseguem administrar bem o dinheiro que vem do projeto. A Gabi me contou que tudo que a eles ganham, eles reinvestem uma parte no projeto, pois eles encaram o blog como um negócio.
E, aí? Tem como não se apaixonar por uma história linda dessa? Hoje a Gabi, o Rico e a Juju são super realizados e só de conversar com eles dá para ver aquele brilho nos olhos sabe? Quem quiser saber mais sobre a história dessa família e acompanhar as suas aventuras, pode visitar o Blog, Facebook, Instagram e Youtube do Jujunatrip.
Boa tarde! Sou o Cleuber e me identifiquei muito com as histórias de vcs! Estou planejando daqui a dois anos viajar com esposa u duas filhas por pelo menos 1 ano. Apenas aguardo o término e 2º grau da mais velha e iremos partir. A parte mas sacrificada seria os estudos, mas acredito que um ano viajando compensa a perda de um ano de estudos. Bagagem cultural vale muito! Boa sorte a vcs e vamos continuar acompanhando o prefiro viajar!