Você sabia que a Ilha da Madeira em Portugal é super famosa por suas levadas ou trilhas (como nós chamamos)? Se você for até a ilha e não fizer uma levada, você não vai ter visitado a verdadeira Ilha da Madeira. Ela possui uma rota de ecoturismo super bacana, tudo muito bem sinalizado, sem falar das paisagens que são de tirar o fôlego!
Para me ajudar nessa descoberta, eu convidei minha amiga viajante Maryana Teles para contar para gente um pouco sobre as 3 trilhas na Ilha da Madeira que você não pode deixar de fazer. Vamos conferir?
Pico Ruivo (o ponto mais alto da ilha) fica localizado no concelho de Santana e é a terceira montanha mais alta de Portugal. A vista lá de cima é simplesmente inacreditável! São mais ou menos 10 km de caminhada (grau de dificuldade elevado, já que tem subidas muito íngremes), então, prepare-se para as 4 ou 5 horas de trilha que você terá pela frente, mas uma coisa é certa… chegar no pico da ilha e ver a imensidão que é aquilo lá vai valer cada bolha que você vai fazer no seu pé!
Cais do Sardinha (minha preferida) fica localizada na Vereda de São Lourenço e o grau dessa levada é moderado! São mais ou menos 4 km de caminhada, sem muitas subidas íngremes (como o Pico Ruivo) e paisagens deslumbrantes! A levada dura em média 3 horas e se você der sorte do mar estar calmo, ainda da pra dar um mergulho no final.
Leia também: 6 lugares para conhecer na Ilha da Madeira
Caldeirão Verde inicia a trilha no Parque Florestal das Queimadas (vale um café da manhã reforçado antes de começar, inclusive esse parque é ótimo para piqueniques). São em média 6 km de caminhada moderada que duram mais ou menos 5 horas. Essa levada é dentro da floresta e desemboca numa grande cachoeira que é conhecida como Caldeirão Verde! Dependendo do tempo (se não tiver muito frio), vale dar um mergulho pra renovar as energias!
Curtiu as levadas? No site Walkmeguide você encontra a lista completa das levadas da Ilha da Madeira! Vale a pena conferir! Ah e se você curtiu o artigo, não esqueça de compartilhar com os amigos! XD