Tudo sobre o Grande Bazar de Istambul

Definitivamente, Istambul foi uma das cidades com mais comércio de rua que eu visitei, são muitas e muitas lojas que vendem desde doces maravilhosos a tapetes caríssimos. Mas o lugar que mais me impressionou foi o Grande Bazar ou Kapalıçarşı como é conhecido em turco.

Quem já foi a Istambul certamente conhece o grande mercado, especialmente a galera que gosta de fazer umas comprinhas! O lugar é um dos pontos turísticos mais procurados  e a pechincha é a palavra de ordem para quem está procurando por bons preços. A negociação faz parte da cultura turca, então invista na “arte de pechinchar” e nada de pagar o preço da primeira oferte hein!

O Grande Bazar

O Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Ele foi inaugurado em 1461 e hoje possui mais de 60 ruas cobertas com cerca de 5 mil lojas. Ao longo dos anos, ele foi atingido por vários incêndios e terramotos, sendo sempre expandido, atingido o seu atual desde 1954. Atualmente, o mercado recebe mais de 300.000 pessoas diariamente e calcula-se que cerca de 20.000 pessoas trabalhem no local. É incrível o tamanho das lojas e dos arredores. O local transpira tradição em comércio!

 

O que você irá encontrar?

Eu fiquei de cara com a variedade de coisas que são comercializadas no mercado.  Lá você vai encontrar lojas de tapetes, joalherias de ouro, artigos de decoração, souvenir, especiarias (temperos bem diferentes), restaurantes, doces típicos, porcelana, cerâmica, roupas, tecidos e produtos de marca falsificados. Eu praticamente enlouqueci com tanta coisa!

Uma das reclamações gerais é o modo como os vendedores abordam os turistas, chegando a ser, muitas vezes, de uma forma agressiva. Por isso, é importante ser tolerante!  E, repetindo gente: não tenham vergonha de pechinchar, se for preciso use a calculadora e números para ajudar na negociação. O preço da etiqueta é superfaturado SIM.

Como chegar?

Como eu já estava turistando pelo centro, eu preferi ir andando da Basílica de Santa Sofia. Passei pela Blue Mosque e segui caminhando por volta de 20 min até os arredores do Grande Bazar. Quem estiver indo de tram pode soltar na estação Beyazit, é a mais próxima.

Ah, o Grande Bazar possui 4  entradas principais e em cada uma delas há um grande portão de ferro. Não tem erro!

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhadinha no site oficial do Grand Bazaar.

 

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!