Fala viajantes! Quem me acompanha no Instagram, sabe que o Prefiro Viajar foi convidado para fazer uma viagem super especial por Foz do Iguaçu. É, claro que a gente vai contar todas as dicas e coisas que aprendemos nessa aventura, né? Começando pelas Cataratas do Iguaçu!
O Parque Nacional do Iguaçu é parada obrigatória pra quem visita Foz do Iguaçu, no Paraná. É dentro dessa Unidade de Conservação do Brasil e Patrimônio Mundial Natural (UNESCO) que se encontram as famosas Cataratas do Iguaçu.
Saiba mais sobre o Parque Nacional do Iguaçu
As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Logo antes de chegar ao rio Paraná, suas águas passam por uma série de desníveis no terreno e caem em 275 quedas de até 80 metros de altura, por uma extensão de 2.780 metros. Lembrando que o rio atinge sua fase mais cheia entre os meses de outubro e março.
Vale lembrar que a maior parte das quedas d'água das Cataratas do Iguaçu está do lado argentino. Isso significa que o lado brasileiro é excelente para ver o espetáculo da natureza.
A nossa primeira parada foi no início da Trilha das Cataratas. Um mirante logo no início proporciona um gostinho do que está por vir, e os quatis veem logo recepcionar os visitantes e tentar faturar um lanchinho. Mas cuidado! Alimentar os quatis pode ser perigoso, e vários avisos espalhados pelo parque avisam que isso é proibido.
A Trilha tem 1.200 metros de extensão, com alguns mirantes em pontos estratégicos para fotografar as quedas dos melhores ângulos. Em dias ensolarados, o respingo das águas pode formar vários lindos arco-íris, contribuindo com mais essa beleza para o espetáculo.
O final da trilha é o ponto mais lindo. É onde se chega mais pertinho das quedas, tão perto que é impossível ficar seco. Para quem quer se proteger mais, é possível comprar capas de chuva dentro ou fora do Parque. Mas se molhar um pouco não estraga a emoção de ver diante de si as quedas principais e ouvir o som que a força da água produz.
É neste mirante que se encontra o novo elevador panorâmico, que sobe ao lado do salto d'água Floriano, com 27 metros de altura. Há três alturas diferentes de onde se pode observar o salto e tirar lindas fotos.
Saindo do elevador, um pouco mais adiante, podemos encontrar algumas lojas de lembranças, um ponto de ônibus e o Restaurante Porto Canoas, de onde se pode observar o Rio Iguaçu bem perto da Garganta do Diabo.
O restaurante funciona diariamente entre 12h e 16h, e oferece um buffet bem saboroso e variado, no valor de R$59,00 por pessoa, com muitas opções de saladas, pratos quentes, carnes e sobremesas. Reservas podem ser feitas por telefone ou pelo email reservas@catarataspni.com.br (não se efetuam reservas para feriados).
Logo depois do almoço decidimos fazer um passeio diferente! Por recomendação de vários amigos e seguidores viajantes, fomos nos aventurar no Macuco Safari.
Sim! Esse é o passeio que nos leva pra tomar um banho de cachoeira nas Cataratas! Ele dura em média uma hora e meia, com um trecho de jipe, uma leve caminhada e finalmente a entrada no rio de bote. É muito divertido sentir a força da água e se refrescar vendo o tamanho real da catarata.
Quando saímos do Macuco, o sol já ia baixando. Foi um dia repleto de paisagens emocionantes, descobertas e relaxamento no meio da natureza preservada.
Leia mais: Saiba mais sobre o passeio do Macuco Safari
Ver comentários
Que lindas que ficaram as fotos, lugar maravilhoso.