Quem me acompanha no Instagram, sabe que em maio/2018 eu estive no Jalapão em parceria com a @jalapao100limites e chegou a hora de revelar pra vocês o meu roteiro de 3 dias! Nesse artigo, eu vou contar tudinho sobre este paraíso que anda fazendo tanto sucesso que virou até cenário de novela “Do outro lado do Paraíso”. Se você curte ecoturismo, aventura e natureza, sem dúvidas este é o seu destino. Bora conferir?
O Jalapão fica no Tocantins a 300 km de Palmas, principal porta de entrada dos turistas. Este lugar de natureza exuberante, fica na divisa da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Em meio às dunas alaranjadas de até 40m de altura, fervedouros, cachoeiras de águas cristalinas e o capim dourado, com certeza você vai se encantar com este paraíso que ainda é bem preservado e pouco explorado.
O Parque Estadual do Jalapão possui 159 mil hectares e possui verdadeiras riquezas quando pensamos na fauna e na flora. Um verdadeiro patrimônio ecológico e biológico do país. Além disso, ao visitar o Jalapão, você vai poder conhecer mais da cultura local com as comunidades tradicionais e praticar esportes como sandiboarding, rafting, trilhas e ciclismo.
Para chegar no Jalapão, o jeito mais fácil é pegar um Voo até Palmas. O aeroporto recebe voos diretos de São Paulo, Goiânia e Brasília de companhias como Gol, Azul e Latam. Saindo do Rio e SP, o aéreo até Palmas costuma girar em torno dos R$ 1.000 ida e volta. Se você vai sair de outra cidade certamente vai precisar fazer uma conexão. Pesquise aqui as suas passagens pra Palmas!
Chegando em Palmas, você vai precisar escolher uma das cidades próximas ao Parque Estadual do Jalapão para poder fazer de base, isso porque não há outro meio de chegar ao Jalapão que não seja por terra. Alguns lugares feitos de base são:
Dica: Importante saber que as atrações mais visitadas estão mais próximas de Mateiros e São Félix.
Todo o meu roteiro do Jalapão, ficou por conta da @jalapao100limites uma empresa de turismo especializada que organizou desde o meu transporte até a minha alimentação e hospedagem!
Ao contrário do que se pensa, o Jalapão é perfeito para visitação o ano inteiro. Entre maio setembro quase não chove e são garantidos belos dias com céu azul de dor o olho. Em setembro, é a época do capim dourado e também a de seca, logo, há risco de queimadas. Nesta época, os dias são bem quentes e as noites fresquinhas.
Na época de chuva, os dias são mais frescos e as noites mais quentes. Mas vale lembrar que nos períodos de alta temporada (feriados e férias) há um número bem maior de pessoas interessadas no roteiro Jalapão e alguns fervedouros, por exemplo, podem ficar um pouco mais cheios.
Como eu tinha pouco tempo e seguiria viagem para Nobres o Mato Grosso, eu escolhi fazer o roteiro de 3 dias da Jalapão 100 limites. Mas, se você puder, super recomendo fazer o de 4 dias para aproveitar mais o lugar e conhecer mais lugares incríveis. A seguir, detalhei um pouco da minha expedição:
Por eu ter feito o roteiro de 3 dias, eu optei por ficar mais 1 dia em Palmas conhecendo alguns atrativos da região. Mas no meu roteiro do Jalapão, faltou visitar a famosa Pedra Furada que está incluída no roteiro de 4 e 5 dias da Jalapão100limites!
Para viajar para o Jalapão, você irá gastar com algumas coisas como aéreo, hospedagem em Palmas e o pacote da Jalapão100limites. A seguir, vou listar os meus gastos:
Vale lembrar que os pacotes incluem todas as atrações, alimentação, transporte e lanches estavam incluídos na minha expedição e o que gastei a mais lá foi a noite com uma cervejinha e em Palmas durante os 2 dias que passei por lá!
ALERTA DESCONTO: Todos os leitores tem 5% de desconto nos pacotes da @Jalapao100limites! Basta dizer que viu esse artigo aqui no blog no primeiro contato. Lembrando que o desconto não é acumulativo!
A maneira mais comum de conhecer o Jalapão é fazendo um roteiro a partir de Palmas. Apesar de ser possível fazer a viagem por conta própria, não recomendo para quem não tem prática com estradas de areia e nem com quem não tem prática em veículos 4×4.
Ao contratar uma agência especializada você não vai ter com o que se preocupar, já que eles possuem guias experientes e que conhecem as estradas perfeitamente e assim, dificilmente você terá problemas com o trajeto. Sem falar que as estradas são muito mal sinalizadas e se você tiver problemas com o seu carro, até para pegar sinal no celular é complicado!
Nessa viagem, eu fiz a minha expedição com a @Jalapão100limites e não me arrependo. Os carros 4×4 são novinhos, com ar-condicionado bombando (super importante pois às vezes a temperatura chega aos 50 graus), o lanche oferecido nos passeios salva na hora que a fome aperta.
Além de tudo o que está incluído nos pacotes, as pousadas e a alimentação são de ótima qualidade, o carro tem a manutenção impecável, o meu guia era super simpático e, sem dúvidas, com a Jalapão100limites meu passeio foi mais completo e eles fizeram a minha viagem ser inesquecível.
Enfim, viajantes. Espero que vocês tenham gostado do meu roteiro e que você se inspire para ir conhecer este paraíso.
Está planejando a sua viagem pelo Jalapão? Aproveite o meu desconto de 5% nos pacotes da Jalapão 100 limites. Basta você entrar em contato com eles e na hora de fazer orçamento, dizer que viu as AmanDICAS aqui no blog pra garantir o seu desconto!
Mas atenção, você precisa pedir o desconto no primeiro contato e não depois de fechar o seu pacote! E, o desconto não é acumulativo com outras promoções!
Ver comentários
Gostei do que li. Vamos conhecer o Jalapão
Gostaria de saber um orçamento para setembro 2022
Show de imagens e um trabalho muito natural, muito bem feito, tambem sou viajante por profissao e nao conheço o jalapão estarei indo em julho, me motivei muito com seus videos, boas viagens a vida e um trem bala e nós somos só passageiros...
O JALAPÃO
Nesse paraíso de adrenalina,
Cheio de encanto e emoção,
Você encontra de deserto
A cachoeira em um paredão.
A natureza fez a pedra furada
Para mirante da imensidão.
As surpresas não acabam,
Merece presentear sua visão.
Mergulhe num fervedouro
E banhe na praia do ribeirão,
Caminhe por dunas douradas
E veja o pôr do sol de verão.
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
Eu amo o formato dos seus posts! Super esclarecedor. Beijosss
O que fazer a noite? Você disse que gastou com cervejinha, mas foi em Palmas ne?
Gostaria de saber se indo de carro normal de Palmas ate Ponte alta , chegando lá eu conseguiria fazer passeio com guia , e qual seria + ou - o valor ??
Oi Amanda, eu gostaria de viajar para jalapão sem a agência, já que eu tenho parentes em palmas e já aproveitaria para visita-los. Enfim, você sabe qual o valor pagamos a parte para entrada nas cachoeiras, e fervedouro? Estou planejando um roteiro de 3 dias também.