A arte de economizar no mochilão é complicada e exige muita força de vontade (hahaha). Se você já fez intercâmbio e a sua prioridade era viajar e conhecer o maior número de lugares possível, certamente, você já viveu alguma das situações que eu vou contar a seguir. Quem vê as nossas fotos do Instagram e do Facebook acha que tudo são flores, mas esse texto eu preparei para provar que isso não é nem de longe a realidade (pelo menos não para mim). Bora conferir a minha listinha de bizarrices?
1. Comprar uma passagem aérea simplesmente porque estava barato
Quantas vezes eu me vi comprando passagens aéreas da Ryanair por impulso porque elas estavam com preços simplesmente INACREDITÁVEIS. Eu sabia que eu poderia ter aula, provas e apresentação de trabalhos da faculdade, mas e daí, 30 euros ida e volta em uma passagem sempre valia o risco #prontofalei.
Leia mais: 4 sites para comprar passagens aéreas baratas
2. Andar das 8 da manhã às 10 da noite para economizar o dinheiro do transporte
Sim, eu já andei 14 horas a pé pelo simples fato que eu precisava economizar o dinheiro do metrô. Eu andei tanto, mas tanto que eu tirei o solado do sapato (o meu favorito inclusive). Mas não vou me fazer de vítima, eu prefiro mil vezes “turistar” andando do que ficar presa em um ônibus ou dentro de um buraco de metrô #desabafo.
DICA: Não tente ser espertinho e andar de graça nos transportes das cidades que você for visitar. A fiscalização é bem rígida por lá e eu já perdi as contas do número de amigos que foram multados por causa dessa “esperteza”.
3. Comprar apenas os produtos da marca do mercado
Quem nunca precisou comprar comida no mercado para cozinhar no hostel? Uma das grandes vantagens lá de fora é que os mercados costumam ter a sua própria linha de produtos que são, na maioria das vezes, bem mais baratos do que as marcas tradicionais. A qualidade não é sempre boa, mas eu já fiz compras que o meu carrinho era 100% Pingo Doce (a marca do mercado Português) ou Great Value (marca do Walmart nos EUA). A economia é sempre muito BIZARRA gente! #recomendo
4. Comer no Mc Donalds de segunda à segunda
Apesar de andar muitooo, durante os meus mochilões eu sempre acabava engordando horrores. Isso porque a solução que eu sempre encontrava para economizar dinheiro era comer o euro menu ou o dólar menu do Mc Donalds. Não defendo a ideia e não recomendo para ninguém, mas na hora da necessidade os sandubas baratinhos do Mc Donalds salvam o dia e o seu bolso. No mochilão de 30 dias que eu fiz pelo leste europeu e pela Itália, acredito que 80% da minha alimentação foi feita no Mc Donalds. Muito né? # medo.
5. Dividir quarto com 50 pessoas que eu nunca vi na vida
Quando você está com a grana curta, dormir em hostels com estranhos deixa de ser estranho. Eu afirmo isso com toda propriedade do mundo pessoal. No ano novo de 2012/2013, eu dividi o quarto com nada mais nada menos do que 50 pessoas, SIM, FORAM 50 CABEÇAS NO MESMO QUARTO. E, eu estou aqui vivinha para conta a história. Acaba que todo mundo fica bem mais tempo na rua do que no próprio hostel, então eu só precisava ter muito cuidado com as minhas coisinhas e rezar para nenhum bebum ocupar a minha cama na volta da balada.
6. Viajar 32 horas de ônibus de Portugal ao Marrocos
Nem tudo nessa vida de mochileiro são flores. Na minha ingenuidade de viajante iniciante, eu fui seduzida por uma viagem de ÔNIBUS de Portugal até o Marrocos. O pacote parecia dar bem menos trabalho e ser bem mais barato do que uma viagem de avião, mas pessoal NUNCA, NUNCA REPITAM ISSO EM CASA! Foi de longe a viagem mais sofrida que eu já fiz na minha vida e eu aprendi na pele a famosa lição: o barato pode sair caro. Ao todo foram 32 horas de trajeto, na qual o ar condicionado quebrou, várias pessoas passaram mal, a balsa de travessia da Espanha para o Marrocos atrasou… deu tudo, tudo errado gente. Tá bom que o pacote incluía guia, hotel e transporte, mas tive amigos que fizeram tudo por fora com muito mais qualidade e por um preço até menor #trauma.
Olá, vi fotos suas em Marrocos e queria saber mais detalhes da sua viagem para lá, mas o país nao está na sua lista!? Já até digitei no busca e nao o encontrei! Onde vê lo?
Que hostel foi esse com 50?
Fiquei num com 45 camas, em Rotterdam. Mas achei ótimo, não era beliche e eram espaçadas! 😀
Foi um hostel em Praga. Era ano novo e foi a opção mais barata que eu encontrei. Era um hostel parceiro do Hostelling International! =P