Sou mais uma apaixonada por viagens, sonhadora em desbravar o mundo, mas a princípio não tinha condições de bancar um intercâmbio. Me formei em Educação Física e Saúde pela USP e no final do mestrado eu vi que era hora de investir em um intercâmbio.
No entanto o dólar estava acima de R$4,00 então um intercâmbio nestas alturas sairia muito caro.Foi ai que me deparei com a possibilidade de trabalhar em Cruzeiros, como instrutora esportiva e conhecer mais de 20 países e 50 lugares diferentes em apenas 9 meses (Caribe, Europa e África).
FOTO
1. Requisitos para trabalhar em Cruzeiros
- Ter no mínimo 21 anos (dependendo da posição que você for aplicar, aceita a partir dos 18 anos);
- Ter um nível de Inglês intermediário (algumas posições exigem mais uma língua além do inglês: Sport Instructor, Tour Escort, Guest Service – Reception);
- Passaporte com validade de no mínimo um ano;
- Certificado ANVISA de vacinação contra a febre amarela;
- Curso STCW e CFPN (exigido pela Marinha Internacional para todos os tripulantes, pode ser realizado depois que você passar nas entrevistas. Custo em média R$1.200,00, parcelados no cartão e tem validade de 5 anos);
- Depende do cargo não é necessária experiência anterior, cursos específicos podem ser exigidos, depende da posição que você vai aplicar (Sport Instructor exige curso de Educação Física e experiência em clubes ou academias).
2. Sobre o curso STCW e CFPN
O curso da Marinha (STCW e CFPN) podem ser realizados no PR (Curitiba), RJ, SP (Santos e Capital), PE (Recife) e RS (Porto Alegre). www.seaman.com.br/ (SP, PE, PR, e RJ) e www.seaschool.net.br/ (RS). Geralmente tem duração de uma semana, período integral e possui prova teórica e prática no final.
A Sea School no RS, onde eu fiz, começou a fazer cursos nos finais de semana e noturnos para quem trabalha durante o dia poder participar. O curso é bem legal, e todas as informações são super úteis porque são coisas que tu vai usar nas simulações de emergência a bordo (realizadas a cada embarque de passageiros).
Em média, gastamos R$2.500,00 (curso, transporte até o local do curso e alimentação, sendo que podem ser parcelados no cartão de crédito). Algumas companhias como a Royal Caribbean é o tripulante que compra as passagens de ida e paga o visto, mas é reembolsado a bordo também.
A primeira coisa que eu fiz para encontrar vagas em Navios, foi me cadastrar em algumas agências específicas aqui no Brasil como:
INFINITY BRAZIL (Santos-SP): www.infinitybrazil.com.br
PORT SIDE (Curitiba-PR): www.portsideagencia.com.br
ISMBR (Curitiba-PR): www.ismbr.net
Dica: Existe a possibilidade de se cadastrar direto nos sites “careers” das companhias, mas se for o seu 1º embarque, sugiro que você procure uma das agências listadas acima.
4. Etapas do processo Seletivo
Após realizar o cadastro, a agência te manda um e-mail com a resposta se foste aprovado ou não e já marca a primeira entrevista: por Skype ou presencial em inglês. Nesta entrevista eles já te falam o cargo que se encaixa no teu perfil, tempo de contrato e salário.
Dica: A entrevista pode ser em português ou em inglês, tudo depende do entrevistador.
A resposta desta entrevista vem por e-mail e já marcam a próxima entrevista direto com a companhia de cruzeiros (SKYPE, em inglês).
Dica: Para essa etapa, pesquise tudo sobre a companhia de cruzeiro, quantidade de navios, missão, visão, o que eles esperam de seus tripulantes e etc.
Se você for aprovado, é só correr com a documentação, cursos exigidos pela Marinha Internacional e exames médicos admissionais que custam R$450,00 que são reembolsados pela companhia quando você já estiver a bordo.
5. Salário no cruzeiro
Eu embarquei pela empresa Costa Cruzeiros. A companhia que comprou as passagens de avião (IDA e VOLTA), pagou traslado aeroporto-hotel, hotel e alimentação, traslado hotel-porto e me reembolsou o valor dos exames médicos. Ou seja, eu só tive a despesa com os cursos e deslocamentos para as cidades dos cursos.
6. Rotina dentro do Cruzeiro
Como tripulante de um navio você tem direito a uma cabine compartilhada com outro tipulante, serviço de cabin steward, lavanderia com máquina de lavar e secar onde eu mesma lavo minhas roupas, 5 refeições por dia (incluindo bebidas e sobremesas).
Tenho também seguro saúde e hospital a bordo (onde além de fazer exames de urgência e consultas eles nos dão o remédio prescrito pelo médico).
Os exames/cirurgia que hospital do navio não realiza eles mobilizam toda a logística e te leva em algum hospital na cidade.
7. Carga horária de trabalho
A rotina de trabalho no navio é bem pesada, se tu adora o teu sábado e domingo livres esquece a tal “crew life”. Nós trabalhamos todos os dias, sem day off, mas temos nossos horários de folga durante o dia.
Vou usar como exemplo a minha rotina: Manhã das 09h às 11h, Tarde 16h às 18h e Noite 21h30 às 22h30. Duas vezes por semana eu tenho manhã livre, porque é “main port”, dia que desembarca e embarca muitos passsageiros.
Vale ressaltar que a vida a bordo é intensa, é tipo “Nárnia”, um mês parece um ano, mas vale a pena a gente se depara com culturas diferentes, conhece lugares maravilhosos e pessoas incríveis.
O contrato de trabalho tem duração de seis a oito meses, e assim como o contrato, o salário varia de companhia para companhia e de acordo com a posição que você vai trabalhar.
O salário é pago em dólares para cidadãos sul americanos e varia de (US$ 500 a US$ 3000). Eu como Sport Instructor level C na Costa Cruzeiros comecei ganhando US$1.000, mas não tive gastos além dos cursos, e os exames médicos admissionais foram reembolsados no primeiro salário. Lembrando que esse salário é livre, sem descontos.
Esta foi a forma mais barata de intercâmbio que eu encontrei, além disso, consegui conhecer lugares maravilhosos, e juntei uma graninha, já que não tinha nenhuma despesa durante o tempo que estive lá.
Oiii!! É realmente comum deprimir? Se quiser desistir ou precisar parar por motivos de saúde existem prejuízos financeiros pela desistência?
Geralmente você tem que pagar sua passagem de volta. Algumas companhias retém uma parte do salário mensal (é relativamente pouco), justamente para ajudar a bancar parte da despesa se isso acontecer. Quando a pessoa termina o contrato, recebe de volta o que foi “retido”. E, geralmente, quando você “pede para sair” não consegue retornar em outro processo seletivo para a mesma companhia. Quanto a depressão, é bem complicado ficar longe da família e amigos, então se for muito apegada(o) isso pesa bastante. São muitas horas de trabalho puxado, pouco descanso, pessoas diferentes que “falam diferente”e tem costumes diferentes, é bom pensar bem, tem que estar disposta. Na minha opinião vale a pena pela experiência em si e claro, pela remuneração.
Sonho da minha vida!