Curiosidades Dicas de viagem Listas

10 coisas que você não sabe sobre a vida dos influenciadores de viagem

influenciadores de viagem
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Aposto que você muitas vezes já se perguntou como nós produtores de conteúdo fazemos para viajar tanto, né? Será uma profissão? Será que é cansativo? Ou essa é a melhor profissão do mundo cheia de  glamour e lugares incríveis? Bom, eu resolvi escrever esse artigo contando um pouco dos bastidores sobre a vida de influenciadores de viagem (que você provavelmente não sabe).

1. Ser influenciador de viagem é um trabalho

Você sabia que ser produtor de conteúdo para as redes sociais é uma profissão? Assim como eu, hoje muitas pessoas vivem com base no compartilhamento de dicas, fotos, vídeos, guias, livros, e-books, marketing de afiliados e por aí vai. Hoje existem muitas formas de gerar dinheiro na internet, por isso, eu costumo falar que o Prefiro Viajar é hoje a minha empresa, por acima de tudo, sou uma empreendedora digital.

Inclusive, todas as vezes que vocês reservam em um dos sites parceiros aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão que faz parte do meu salário mensal (por isso, já salva o meu planejador de viagens nos favoritos e sempre comece as suas reservas por ele), assim como ganho pela publicidade de empresas em meu canais e as minhas expedições.

Confira o que faz um blogueiro de viagens:

2. Viajar não é férias

“Essa é a profissão dos sonhos”, “Queria receber para viajar o mundo”, “Que vida dos sonhos essa a sua”. Essas são algumas das frases que eu mais recebo nas redes sociais. Mas queria dizer quer só porque o influenciador de viagens está sempre na estrada, não quer dizer que estamos de férias ou fazendo isso por lazer.

Assim como toda profissão, certamente, fazer algo que você ama te deixa feliz e torna tudo mais divertido, mas as nossas viagens estão longe de ser férias. Enquanto estamos viajando, a vida não para. De qualquer lugar do mundo, temos que negociar com os parceiros, planejar as próximas viagens, responder e-mails e prospectar possíveis campanhas, postar fotos, responder as dúvidas do público nas redes sociais, escrever e revisar artigos, editar vídeos, organizar o material capturado durante o dia e por aí vai.

Por exemplo, quem me acompanha no Instagram, sabe que é muito raro eu sair a noite quando viajo. Isso está longe de ser porque viajo sozinha, acontece que chega no final do dia estou sempre cansada e prefiro gastar um tempinho respondendo e-mail e fazendo meu negócio girar.

3. A loucura da foto perfeita

O cartão de visita de todo influenciador de viagens é o seu conteúdo. Hoje a foto e o vídeo são dois formatos de mídia que estão bastante em alta e exigem muita dedicação. Você precisa estudar sobre ângulos, luz, fotografia, edição e tentar se reinventar sempre para oferecer materiais de qualidade para a sua audiência.

Veja, a seguir, algumas fotos do meu Instagram @prefiroviajar:

Muitas pessoas acham que eu tiro apenas 1 foto e pronto! O milagre acontece. Nada disso! Geralmente, para tirar 1 foto, eu preciso fazer 50. Sempre tenho que acordar cedo para escolher a roupa, fazer a maquiagem, ver os lugares que combinam com a palheta de cor das minhas fotografias, pesquisar cenários, poses e até referências de outros influenciadores que já estiveram por lá. E, todo lugar é lugar para fotografar. Não pode se importar e nem ligar para as pessoas que vão ficar olhando!

Existem casos, inclusive, de pessoas que se acidentaram e até perderam as suas vidas em busca da foto perfeita ou do ângulo que iria “bombar de likes” nas redes sociais.

4. Nem sempre temos uma casa

Essa é parte que vejo poucas pessoas falando sobre. Viajar o tempo todo pode ser um pouco solitário. Muitas vezes você perde datas comemorativas importantes, aniversários e sente bastante falta dos amigos. Muitas pessoas, são 100% nômades e estão sempre trocando de casa pelos países que visitam. Outros influenciadores (como eu) tem apenas um quarto na casa dos pais, onde basicamente só trocam as roupas e refazem as malas.

5. Geralmente as fotos são editadas e melhoradas

Vamos falar dos famosos “filtros” ou dos “presets” que estão na boca do povo? Hoje sim a edição faz toda a diferença em uma fotografia ou vídeo. Os editores de imagem estão tão avançados que pra mim, hoje 50% do trabalho está apenas na edição! Muitos influenciadores criam seus presets, padronizam o tom dos seus conteúdos e tudo isso para garantir o conteúdo mais profissional possível para a sua audiência.

Por isso, não se decepcione caso você tente reproduzir uma foto que você viu na internet. A edição pode alterar cores, tirar pessoas da foto e por aí vai. Nesse vídeo eu ensino um pouco sobre edição de fotografias usando apenas apps gratuitos para o celular:

6. Nem sempre compramos o que usamos nas fotos

Essa é uma dúvida de muitas pessoas. Muitas coisas ganhamos para usar e testar. Alguns são patrocinadores e alguns influenciadores até aproveitam as viagens para fotografar com algumas peças para marcas de moda. Alguns também fazem bazar com as peças que não utilizam e outros apenas usam e devolvem as roupas, acessórios, sapatos e etc.

7. Tem vezes que dá tudo errado

Assim como todo viajante, nós influenciadores temos podemos ter problemas durante as viagens. Muitos acabam não mostrando os bastidores e os momentos de dificuldades, mas eles acontecem. Voos perdidos, fuso horário, desvio de bagagem, furtos e por aí vai. Mas o importante é não deixar a peteca cair e seguir os planos.

8. Investir em equipamentos de qualidade é essencial

Uma das coisas que é muito importante para todo produtor de conteúdos são os equipamentos. Temos sempre que investir em câmeras, lentes, drones, estabilizadores, computadores e HDs e, por isso, um dos maiores investimentos da profissão são os equipamentos. Se algum deles for danificado ou for perdido, podemos ter sérios prejuízos. Lembre-se que o conteúdo vale ouro e, é através deles, que compartilhamos nossas dicas com o mundo.

9. Os amigos e a família fazem muita falta

Como viajar faz parte da vida de todo viajante profissional, acabamos ficando muito tempo fora de casa. É comum perder aniversários de amigos, datas comemorativas que são comemoradas apenas no Brasil e a internet nos ajuda a ficar mais perto de quem amamos. Muitas vezes, queremos apenas uma cama quentinha, um colo de mãe e estamos muito longe para conseguir isso! Por isso, muitas vezes, você vai ver influenciadores viajando com amigos ou namorados, assim, levamos um pouquinho da nossa casa com a gente.

10. Trabalhamos viajando e quando tiramos férias também viajamos

Essa é a parte mais curiosa. Mesmo com o nosso trabalho sendo viajar, quando queremos tirar férias nós também acabamos viajando. A diferença é que muitas vezes somos convidados por secretarias de turismo ou agências que organizam toda a nossa viagem e o nosso trabalho acaba sendo voltado para a produção do conteúdo.

Quando queremos férias, podemos pagar toda a nossa viagem ou até mesmo fazer algumas permutas para reduzir os custos e manter a produção de conteúdo para os seguidores também durante as férias. Porque a verdade é cruel, tirar férias e desconectar 100% das redes sociais por muito tempo é quase impossível.

Mas Amandinha, por que você está falando tudo isso? Você não gosta do seu trabalho? Eu adoro! Sou uma pessoa muito mais feliz agora do que quando trabalhava 12 horas por dia em um escritório. Mas como sou muito transparente e vejo poucas pessoas falando sobre esse tema, achei que chegou a hora de desmistificar um pouco o tema “influenciador de viagens” e tudo que envolve a nossa profissão!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

Deixe um comentário