Curiosidades Dicas de viagem

Destinations on Google: o que é? como usar? Conheça o novo planejador de viagens da Google!

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Tem pessoas que dizem: o que mais falta para a Google inventar? Essa eu respondo: um planejador de viagens! Eu lembro de uma vez conversar com uma amiga e afirmar que esse dia chegaria e ele chegou! No dia 8 de março, a Google lançou oficialmente o Destinations. Ela está sendo liberada aos poucos para as buscas realizadas pelo celular em todo o mundo – por enquanto funciona apenas em inglês.

O que é o Destinations on Google?

Geralmente, nós viajantes nos perguntamos: Quais são os melhores lugares para visitar? Qual é a melhor época do ano para ir? Qual é o preço das coisas por lá? Quanto eu vou gastar em média?  Segundo dados internos da Google.com, em 2015 houve um aumento de 50% nas buscas relacionadas a viagens em celulares, entretanto estava muito difícil obter todas as informações necessárias para planejar a viagem dos sonhos na telinha do celular.

Para resolver esses problemas e ajudar os viajantes no planejamento de suas viagens, surgiu o Destinations on Google. A ideia é ajudar os usuários a encontrar hospedagens, passagens, atrações turísticas e muito mais. Você pode até fazer as suas reservas direto no Google, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo extra! 

De acordo com o site Travel and Lesure, uma pessoa pesquisa informações em cerca de 38 sites diferentes para conseguir organizar uma viagem. A proposta do Destinations é reduzir essa busca radicalmente. As sugestões de itinerários  do Destinations são baseadas nas visitas de outros viajantes, então você poderá usar a sabedoria de muitos outros viajantes e economizar tempo de pesquisa.

Assista o vídeo a seguir e conheça melhor o recurso:

Como funciona o planejador de viagens da Google?

Ficou curioso para saber como funciona o Destinations on Google? Abaixo eu fiz um passo a passo de como usar o novo recurso de planejamento de viagens. Você não utilizará mais de 3 passos para obter informações extremamente valiosas!

 

Passo 1: Comece a buscar o seu destino ideal

Inicie a sua pesquisa utilizando a palavra “destinations” é ela que ativa o novo recurso de planejamento de viagens da Google. Por exemplo, pesquise termos como “Europe destinations” ou “Asia destinations”. Em seguida, serão exibidos uma série de cards com cidades populares no local pesquisado.

Nos cards de cada destino, você encontrará a semana mais barata do ano para viajar, o preço médio dos voos a partir de sua localização atual, juntamente com o custo médio dos hotéis disponíveis.

Passo 2: Encontre a viagem dos seus sonhos

Acima dos cards, há um pequeno menu cinza que lhe permite filtrar por datas desejadas, orçamento, ou em alguns casos, até pelo tipo de interesse do viajante. Por exemplo, selecione “arquitetura” em vez de “caminhadas” e os destinos sugeridos mudarão de Maiorca e Monte Etna para Amsterdam e Madri.

Escolha um mês específico do ano e os cards irão exibir a melhor semana para viajar dentro da sua agenda.

Selecione um orçamento de apenas US $ 1000 para 7 noites o Destinations descartará cidades caras como Paris ou Londres.

Passo 3: Explore o lugar ou faça a sua reserva

Assim que tiver escolhido um destino, você tem duas opções: você pode “Explore” para saber mais sobre os destaques locais ou “Plan a trip”, que significa simplesmente que chegou a hora de selecionar as datas, voos e hotéis da sua viagem.

No modo “Explore,” o recurso mais útil é uma seção de itinerários recomendados, que é traçado com base no itinerário realizado por outros viajantes, ele apresenta as rotas turísticas mais populares do seu destino.
Em Barcelona, ​​por exemplo, o Google recomenda um itinerário chamado “Top Sights no Distrito Eixample” juntando as principais praças, sítios arqueológicos e jardins urbanos; fornecendo também o tempo de caminhada entre cada ponto turístico, interligado ao Google Maps.

O modo “Plan a trip” é o lugar onde você irá calcular o custo total da viagem, ajustando a quantidade de dinheiro que você irá gastar de acordo com a época do ano. Ele ajusta automaticamente as opções de voo, apresentando três ou quatro itinerários ideais ordenados por preço e número de conexões.  Ele classifica também as opções de hotel com base em suas preferências de estrelas, mostrando apenas o que está disponível para as datas escolhidas.

Agora ficou fácil, o Google planejará toda a minha viagem!

Eu diria que não é bem assim. O novo recurso da Google tem muitos pontos positivos, mas se você é um viajante apaixonado e experiente como eu, se você quer conhecer lugares inexplorados, quer fazer atividades fora do roteiro mais popular de turismo, eu acredito que o Destinations não resolverá todos os seus problemas.

É inegável que o novo recurso promete ser bem completo, diferente de muitas coisas que já estão no mercado, com informações consolidadas que nos ajudarão muito a ter uma visão macro do que precisamos fazer para viajar e conhecer um lugar novo. Mas a pesquisa em blogs criados por especialistas em viagens (como eu) continuará sendo de extrema importância, bem como a pesquisa de preço e a busca por promoções, pois nem todas empresas estarão conectadas ao Destinations e acredito que esse será um processo de adaptação gradual.

Quando o Destinations da Google estará disponível em Português?

Hoje o Destinations está disponível apenas para buscas em inglês, mas o que tudo indica é que a ferramenta será liberada gradualmente para outros países. Só nos resta esperar ansiosos, né viajantes?

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

3 Comentários

  • Oi Amanda, tengtei diversas vezes e a palavra destinations não ativa a ferramenta para mim. Você conseguiu usar? tentei em celular, macbook e pc. Se conseguir ajudark quero muito usar a ferramenta! Obrigada, Bjo

Deixe um comentário