Você ama comer bem e viajar? Já ouviu falar de viagens gastronômicas? Então, você não pode deixar de conhecer o Destino Cozinha! Um programa de viagem gastronômica criados pelos chefs Cristiane Gonzalez, Vicente Maia, Claudio Guimarães e Humberto Soares. Para explicar melhor sobre essa aventura deliciosa, eu fiz uma entrevista com a Chef Cris Gonzalez e ela me contou tudo sobre a iniciativa e como funcionam as viagens! Vamos conferir?
Como o Destino Cozinha nasceu?
Em 2011 os Chefs de Cozinha Claudio Guimarães, Vicente Maia e eu criamos o projeto Conoscendo Itália – uma série de aulas focadas na culinária italiana. Além de aprender a preparar pratos típicos os alunos também tinham a oportunidade de apreciar a cultura a história e as tradições gastronômicos do país.
O Conoscendo Itália teve grande sucesso. Foi aí que decidimos ampliar o projeto, tornando-o uma imersão mais real no cenário culinário da Itália. Viajamos em abril de 2014 para o Veneto e fizemos diversos contatos com Chefs locais e desenhamos um programa atraente para qualquer pessoa que aprecie comer e beber bem, e, claro, viajar. Não é preciso ser Chef, profissional ou estudante de gastronomia para participar.
Após nossa viagem com o primeiro grupo (15 pessoas) em outubro de 2014, surgiu a questão: por que não extender o projeto para outros países como Espanha, França, Portugal e Alemanha? E por que não artiva-lo também aqui no Brasil? Foi assim que nasceu o Destino Cozinha.
Como funciona uma viagem gastronômica?
Primeiro montamos um roteiro de acordo com as atrações gastronômicas da região escolhida para visitar. Produzimos um pacote incluindo hospedagem e transporte. Depois divulgamos em nossa fanpage no Facebook e em nosso site . Tentamos oferecer roteiros variados, de finais de semana padrão (1 pernoite), finais de semana extendidos (2 ou 3 pernoites) e viagens mais longas (10 a 12 pernoites). Estamos criando também “Day Trips”, passeios sem pernoite, para quem não tem muito tempo disponível, geralmente com programação dentro das cidades do Rio de Janeiro e/ou Niterói.
Quais atividades podem ser realizadas durante as viagens?
Diversas, dependendo do destino. Já fizemos visitas a produtores locais e cooperativas, encontros com Chefs locais, degustações de comidas típicas, workshops de culinária local (nos restaurantes ou residência de renomados Chefs), visitas a vinículas e cervejarias, almoços e jantares harmonizados com bebidas e/ou azeites em restaurantes locais, além de passeios guiados e apresentações sobre as tradições e história do local visitado.
As viagens acontecem com qual frequência?
No momento, temos procurado ter um evento, longo ou curto, a cada mês. Mas essa frequência tende a aumentar de acordo com a procura dos roteiros. Confira aqui a programação completa do Destino Cozinha.
Qual a faixa de preço das viagens?
Temos várias faixas de preço, variando com a distância do local, o tempo de permanência etc. Há sempre um roteiro acessível para públicos diversos.
Como os nossos leitores podem fazer parte das suas turmas?
Ah, isso é muito fácil! Rs, rs… é só acompanhar os roteiros pelo nosso site e mandar um e-mail para contato@destinocozinha.
Super diferente, né viajantes? Eu já estou louca para fazer a minha primeira viagem gastronômica. Definitivamente, essa deve ser uma experiência DELICIOSA!