Câmbio Dicas de viagem

Dicas pra comprar dólar e trocar dinheiro antes de viajar

comprar dólar e trocar dinheiro
Fonte: Pixabay
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Uma das primeiras preocupações quando planejamos uma viagem para o exterior é saber quanto vamos gastar, como comprar dólar, trocar dinheiro… Parece difícil, mas não é! Para te ajudar nessa missão de fazer suas economias renderem mais, aqui estão algumas amanDICAS:

1. Planeje os seus gastos com antecedência

comprar dólar - trocar dinheiro

Fonte: Pixabay

Antes de fechar sua viagem, é preciso pesquisar muito sobre o país para onde vai: transporte, hospedagem , gastronomia, passeios que quer fazer… Calcule tudo e, de preferência, faça uma estimativa diária. Assim, você vai ter uma noção do quanto vai gastar na moeda local, para depois converter em real. Sempre levando um pouco mais por causa de imprevistos, hein!

Esse planejamento prévio também é vantajoso porque passagens e hotéis geralmente tem preços melhores se comprados antes.

Dica: Use e abuse dos blogs, aqui no Prefiro Viajar, você encontra muitos roteiros gratuitos nos quais coloco uma lista de preços e gastos que geralmente temos quando viajamos para o destino que você pretende conhecer.


2. Acompanhe a cotação

Feita uma previsão de gastos, o próximo passo é comprar dinheiro: trocar dólar ou a moeda do seu destino. Como o câmbio muda todos os dias, você pode acabar gastando mais se deixar para a última hora. Então é super importante pesquisar diariamente a cotação para garantir o menor preço.

Tem sites ótimos como o Dólar Hoje para acompanhar essas variações e escolher o melhor momento para trocar dinheiro. Além de ver dia a dia o preço, analisar o histórico de quedas e altas em um gráfico, lá você consegue ver quanto está o Dólar Turismo nas principais cidades do Brasil.

site dolar hoje
Site Dólar Hoje

Dica: para facilitar sua vida, instale a extensão do Chrome do Dólar Hoje, lá no canto esquerdo inferior do site. Você também pode curtir o Facebook , seguir o Twitter e cadastrar seu e-mail para ficar sabendo de todas as atualizações.

Entenda a diferença entre Dólar Turismo, Dólar Comercial e Dólar Paralelo

Definido pelo mercado, o Dólar Comercial é utilizado para transações comerciais entre bancos, instituições financeiras e grandes empresas. Ele costuma ser mais barato e muita gente acaba confundindo na hora de trocar dinheiro para viajar.

Por isso, na hora de analisar os preços, é preciso ficar atento ao Dólar Turismo. É o que vale nas negociações de moeda estrangeira entre bancos e pessoas físicas, normalmente com o objetivo de viajar e comprar no exterior. Já o Dólar Paralelo não é reconhecido pelo Banco Central.


3. Saiba comprar dólar/trocar dinheiro

Achou a melhor cotação? Agora corre para trocar dinheiro antes que aumente o preço! Você pode fazer isso em bancos, casas de câmbio (confiáveis!), aeroportos ou no próprio país de destino, mas antes confira se no destino da sua viagem é fácil trocar real.

Se você pensa em trocar dinheiro no Brasil, recomendo que você compre moedas fortes como dólar e o euro. Geralmente, quando você pensa em ir para os Estados Unidos ou países da União Européia essas duas moedas funcionam super bem! Sem contar, que se você tiver euros e dólares, em todos os países do mundo você consegue trocar dinheiro para a moeda local.

Em alguns lugares da América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai), por exemplo, é melhor levar real ou dólar para trocar por lá. Lembrando que depende muito do lugar para onde você vai, do câmbio do dia… Então pesquise, pesquise e pesquise!

Evite: trocar dinheiro aos finais de semana, em aeroportos (troque só o necessário para pegar um transporte até o hotel ou uma agência) e casas de câmbio próximas a pontos turísticos e de shoppings. Normalmente, você sai perdendo dinheiro…

Cuidado: com casas de câmbio desconhecidas (em qualquer lugar!). Confira sempre o valor na hora da compra e preste atenção nas notas, porque podem ser falsas!

Confira como está a cotação do Dólar Hoje e garanta o melhor preço no seu câmbio!

Evite trocar dinheiro em aeroportos

Sim! Muitas pessoas trocam dólar pela moeda local nos aeroportos, mas esse é um grande erro. A cotação do aeroporto é quase sempre desfavorável. O ideal é você trocar o mínimo lá para chegar até a sua hospedagem, para aí sim trocar o dólar pela moeda local.

Entenda as taxas antes de fazer o câmbio

Se você pretende viajar para fora do Brasil e vai usar dólares, é muito importante entender as possibilidades e diferentes taxas que você pagará na hora de realizar o câmbio do real para dólar. A seguir, listei as taxas que geralmente são aplicadas nos meios mais utilizados no exterior.

Cartão de crédito – A taxa de compra no exterior usando o cartão de crédito é de 6,38% de IOF. Ela é é cobrada sempre que o cartão de crédito é utilizado e a conversão do dólar é definida apenas no dia do fechamento da fatura. Geralmente, quem utiliza o cartão de crédito tem a possibilidade de acumular milhas e contar com o seguro viagem do cartão.

Cartão pré-pago (Visa Travel Money) – É um cartão de débito pré-pago que pode ser usado no exterior. A taxa de 6,38% de IOF é cobrada toda vez que você faz um carga ou recarga do seu cartão. O câmbio é calculado no momento em que você carrega/recarrega o seu cartão. Existe uma taxa de saque no exterior e o cartão, geralmente, pode ser recarregado pela internet respeitando o horário comercial do Brasil.

Papel moeda – Quando você decide comprar a moeda em espécie, você pagará a cotação de dólar para turismo mais a taxa de 1,1% de IOF. A conversão é feita no momento da compra da moeda e você não fica sujeito à variação cambial.

Saque da conta corrente – Todo cartão de crédito internacional oferece a possibilidade de saque no exterior. O taxa de 6,38% de IOF é cobrada a cada saque e o câmbio é calculado na hora do saque. Existem bancos que não cobram por esse serviço, mas a maioria cobram e por isso, sugiro que você consulte o seu para saber mais, incluindo o seu limite de saque no exterior.

Antes de viajar, eu sugiro que você escolha duas das opções acima. Isso porque caso tenha problemas ou imprevistos durante a viagem é sempre bom você ter um plano B. Por exemplo, caso você leve seu dinheiro em espécie, tenha sempre um cartão de crédito internacional desbloqueado para compras e saques.


4. Use o cartão de crédito só quando for necessário

Eu sempre prefiro levar dólares em espécie nas minhas viagens. É uma moeda aceita em todo o mundo e diferente do cartão de crédito, você não fica sujeito a variação cambial. Quando você usa o papel moeda, você troca o real por dólar com a cotação daquele dia, sem surpresas.

Por segurança, eu sempre levo 2 cartões internacionais comigo e de bandeiras diferentes. Geralmente, passo no cartão valores mais altos como hospedagem ou gastos emergenciais. Mas, todo o meu dinheiro eu levo em espécie e separo em lugares estratégicos para evitar problemas com furto ou perdas durante a viagem.


5. Existe um limite para comprar moeda estrangeira?

Para compras de até 3 mil dólares para pessoa física, você deverá apresentar para as casas de câmbio a sua carteira de identidade, CPF e comprovante de residência recente.

Para trocar equivalentes a mais de R$10.000, as instituições de câmbio registradas no Banco Central do Brasil solicitam alguns documentos e comprovantes obrigatórios, como a declaração do imposto de renda, folha de pagamento ou algum outro documento original para comprovar a origem do dinheiro.

Post Patrocinado por Dólar Hoje

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário