Viajar com crianças pequenas e bebês não é uma tarefa fácil. Os pais precisam ser bem criativos para deixar os pequenos entretidos e tranquilos durante a viagem. Para ajudar os pais viajantes, a Air France separou algumas dicas de como viajar de avião com crianças e bebês para passar por esse processo de modo bem mais suave.
Preparativos antes da viagem
Na medida do possível, faça com que a criança participe do processo de arrumação das malas. Faça uma lista com os brinquedos preferidos da criança e os inclua na bagagem.
Assim, além de já se sentir parte da viagem, a criança já começa a se preparar para um momento divertido e se sente também responsável pelos itens que irá levar na mala, afinal, não dá para levar o quarto inteiro na mala.
Mas oh, não esqueça de dar preferência aos brinquedos silenciosos e mostre para a criança que essa escolha é para não incomodar os demais passageiros.
Além disso, alguns dias antes de embarcar, tente criar na mente dela a sensação de voar, mostre vídeos e fotos do interior da aeronave (se possível suas em experiências anteriores). Transforme a experiência de voar em uma grande brincadeira!
Durante o voo
Antes de ir pro aeroporto, baixe no celular ou tablet aplicativos, jogos e os filmes favoritos da criançada. Aplicativos como o Netflix permitem inclusive que você use o modo offline no seu celular e tablet.
Além disso, tem também o aplicativo Kids da Air France, disponível para iOS e Android e para voos de longa distância, algumas cias aéreas como a Air France oferecem um kit de jogos e desenhos para colorir indicados a diferentes faixas etárias.
Além disso, muitas cias aéreas oferecem um sistema de entretenimento a bordo, com opções de filmes e desenhos animados para a criançada.
E, no caso dos bebês?
Bebês são um pouco mais dependentes e mais difíceis de entreter. Por isso, algumas dicas devem ser levadas em consideração ao viajar com os pequenos:
- Não viaje com um bebê nos seus primeiros 7 dias de vida;
- Evite viajar com o bebê gripado;
- Leve mamadeiras e alimentos que a criança esteja habituada. Só não esqueça de verificar o tempo estimado de voo para levar a quantidade suficiente;
- Não pule a troca de fraldas do seu bebê, prepare um nécessaire com os principais produtos de higiene pessoal da criança;
- Antes de sair de casa, verifique se a documentação necessária exigida pelos serviços de polícia, alfândega e imigração está completa;
- Se o carrinho de bebê estiver incluso na sua bagagem, coloque uma etiqueta com os principais dados como nome, endereço, telefone e e-mail;
- Caso a criança fizer algum tratamento de saúde ou costumar sentir náuseas durante a viagem, inclua na bagagem de mão seus remédios e um documento de saúde que comprove sua condição física;
- Prefira roupas confortáveis e quentes, pois o ar condicionado da aeronave pode ser prejudicial à saúde do pequeno passageiro;
- Separe algumas guloseimas como bala, chiclete, pirulito e biscoito para o momento de decolagem e aterrissagem, pois mastigar algo ou mesmo chupar chupeta pode aliviar a pressão nos ouvidos.
Excelentes dicas