Dicas de viagem

Indenização por extravio de bagagem, voos atrasados ou cancelados? Veja aqui os seus direitos!

problema com voo
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Fala sério, quase todo mundo que viaja já passou por alguns probleminhas durante o voo, não é mesmo? Inclusive, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação), entre os problemas mais comuns enfrentados pelos passageiros estão o extravio de bagagem, voos atrasados/cancelados e overbooking.

Por falar em problemas com cias aéreas, você já ouviu falar nos direitos dos passageiros? Você sabia que quando as cias aéreas não cumprem com as suas obrigações, nós podemos e devemos reclamar e, em alguns casos, podemos até pra pedir indenizações? Quer saber mais? Então vem comigo que eu vou te explicar melhor.


O que fazer em caso de atraso, cancelamento do voo ou overbooking?

Voos atrasados e cancelados

Quem já teve um voo cancelado ou atrasado? Eu já tive vários e é sempre um mega transtorno! Já perdi conexões, cheguei atrasada em eventos e por aí vai. Cedo ou tarde, quem viajar vai acabar passando por situações como essa e, infelizmente, a maioria dos viajantes que passam por isso desconhece os seus direitos. A seguir vou compartilhar com vocês algumas dicas bem importantes.

O que fazer em caso de atraso superior a 2 horas?

Caso o seu voo esteja atrasado mais de 2 horas, a companhia aérea é obrigada a fornecer alimentação (voucher para almoço, jantar ou lanche) e comunicação (telefone­ma) para todos os passageiros.

O que fazer em caso de atraso superior a 4 horas ou cancelamento?

Nessa situação a empresa deve fornecer alimentação, comunicação e hospedagem. Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que no caso de cancelamentos, os passageiros tem o direito de escolher voos de outras empresas.

Isso mesmo, caso você tenha algum compromisso importante como casamentos, reuniões ou algo que não possa ser protelado, você não só pode, como deve exigir ser alocado no próximo voo, mesmo que de empresas concorrentes.

Além disso, você pode solicitar reembolso integral, retorno para sua casa em caso de atrasos longos e até mesmo execução do serviço por outro meio de transporte. A escolha é sempre do passageiro, ou seja, sua.

Conheça aqui os seus direitos:

Atenção: de acordo com as leis brasileiras, o motivo que ocasionou o atraso ou cancelamento não tem importância, mesmo sendo motivos climáticos, a responsabilidade sempre será da cia aérea e cabe a ela prover as opções de acomodação ou assistência.

Dica: para ler mais detalhes sobre voos atrasados/ cancelados sugiro a leitura desse artigo bem completo do G1.

Dica bônus: registre tudo!

Caso o seu voo seja cancelado ou o atraso seja superior a 4 horas, siga os passos a seguir e guarde os seguintes documentos:

  • Carta de contingência do motivo do cancelamento/atraso;
  • Tire fotos dos painéis do aeroporto constando o cancelamento/atraso e as falhas das companhias aéreas;
  • Tirar fotos das passagens antigas, e das passagens novas;
  • Caso houver algum gasto extra, sempre guardar as notinhas fiscais.

Atenção: sempre peça para falar com o supervisor de plantão e avise que caso seu direito não seja cumprido você irá fazer uma reclamação na ANAC. Insista para resolver o problema, caso não seja resolvido, você pode procurar o escritório da Anac e/ou do Juizado Especial Cível do aeroporto. Caso não consiga ou não encontre, ligue para Anac e registre a reclamação.

Overbooking

Overbooking é uma palavra em inglês que caracteriza a venda maior do que a capacidade de atendimento de uma empresa, ou seja, ocorre quando a cia aérea vende mais assentos do que disponíveis em um voo.

É uma prática um tanto quanto comum e para resolver o problema, as cias aéreas costumam oferecer vouchers, passagens e até milhas extras para passageiros voluntários para viajar em outro voo.

Vale lembrar, que caso ninguém seja voluntário, a cia aérea pode sortear passageiros para não embarcar e os mesmos deverão receber uma indenização monetária como a ANAC prevê. Em alguns casos, cabe até um processo por danos morais.


O que fazer em caso de extravio de bagagem ou perda?

Quem aí já comprou uma mala novinha e quando pegou no desembarque ela estava quebrada? Ou pior, quem aí já teve a mala extraviada e teve uma dor de cabeça durante a viagem?

Em casos de extravio de bagagem ou mala danificada, o mais recomendado é que você procure a cia aérea na hora do desembarque, relatando o fato por escrito no formulário (RIB – Relatório de Irregularidade de Bagagem) oferecido pela empresa.

Em casos de extravio de bagagem, você pode exigir uma indenização para comprar itens de primeira necessidade. Lembre-se de guardar os recibos e caso não receba esse auxílio, guarde todos os comprovantes de gastos mesmo assim.

Se a sua bagagem for entregue com um atraso maior do que 72h do seu embarque, você tem direito a indenizações maiores. Se a sua mala for perdida definitivamente, você pode aceitar uma compensação financeira da cia aérea ou não.

Caso algo seja furtado da sua mala, além de preencher o RIB, você precisa fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia, falando da cia aérea, com o número do voo e todos os dados possíveis.


Nos últimos 5 anos, você já teve algum problema com o voo?

A boa notícia é que se nos últimos 5 anos você sofreu algum dos problemas que eu citei anteriormente ainda dá tempo de exigir os seus direitos.

A LiberFly é a primeira empresa da América Latina criada com o objetivo de ajudar os passageiros que sofreram com problemas com o voo e querem buscar compensações financeiras de forma rápida, desburocratizada e 100% online. O atendimento é gratuito e eles cobram apenas 30% caso você ganhe a ação contra a cia áerea, se você perder, nada é cobrado de você.

Em quais casos a LiberFly pode te ajudar?

  • Atraso e adiantamento de voo;
  • Cancelamento de voo;
  • Extravio e dano a bagagem;
  • Overbooking;
  • No-show;
  • Se o passageiro comprou classe executiva e viajou de econômica.

Agora lá vai a melhor parte: na LiberFly, não é necessário papelada, burocracia, toda consultoria é gratuita, basta você registrar as reclamações que aconteceram nos últimos 5 anos.

Vale lembrar que a LiberFly atualmente atua em todos os estados do Brasil e em todos os países da Europa, ou seja, eles podem te ajudar também em voos internacionais.

Leia mais AmanDICAS para a sua viagem

Como a LiberFly funciona na prática?

1º. Após o voo ser cancelado, o passageiro deste voo entra em contato com a LiberFly através das plataformas digitais (site e Instagram), realiza a reclamação no formulário e detalha o acontecido. A empresa recebe automaticamente a reclamação e em seguida entramos em contato, no prazo de até 48h para solicitar os documentos pessoais e documentos relativos ao voo, que podem ser enviados pelo formulário ou pelo ‘’Whatsapp’’.

2º. Assim que os documentos solicitados forem enviados e analisados, eles entram em contato com as companhias aéreas solicitando uma negociação.

3º. Existem as negociações expressas que o cliente pode ganhar até R$ 1000 em menos de 48h ou caso o passageiro queira prosseguir de forma tradicional e não aceitar os R$1.000,00 em 48h, a LiberFly também pode ajudar a buscar um valor superior (geralmente valores entre R$2.000,00 a R$6.000,00 reais), porém essas indenizações maiores podem demorar cerca de 6 meses, sendo cobrado 30% a título de taxa de serviço (Negociação Tradicional).

4º. Em seguida, quando houver o pagamento da companhia aérea, você recebe sua indenização. É bem simples, e você nem precisa sair do conforto de sua residência.

E, aí? Curtiu essa AmanDICA? Se você já conhece a LiberFly ou já resolveu algum problema com eles, comente aqui embaixo. Ah! Se você conheceu agora e pretende usar a minha dica depois me conta aqui como foi que eu quero saber!

Artigo patrocinado por LiberFly

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Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

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