Fala viajantes! Hoje eu vim contar para vocês tudo sobre a Ilha da Providencia a famosa vizinha de San Andres. Quem me acompanha no Instagram sabe que eu fiquei 4 dias nesse paraíso, curtindo praias lindas com mar bem azul e areias branquinhas.
Veja aqui todas as fotos da minha viagem pela Colombia
Nesse artigo você encontrará:
Localizada a cerca de 72 km de San Andres, a Providência é uma ilha irmã de San Andres, com muito menos turistas e praia inacreditavelmente lindas, eu diria que até intocadas. Providência é, sem dúvidas, um lugar para quem busca paz e tranquilidade. O contato com a natureza e com os locais faz com que a ilha se torne ainda mais especial.
Conversando com uma senhora local, descobri que no passado a ilha foi colonizada por ingleses e, por muito tempo, a principal fonte de renda da ilha foi a agricultura e a pesca.
Diferente do resto da Colombia, em Providencia o idioma oficial é o Criollo, mas eles falam também inglês e espanhol. Inclusive é o único lugar da Colômbia que vi pessoas falando tão bem inglês.
Em Providência, eles utilizam também os pesos colombianos. Entretanto, vale lembrar que muitos lugares não aceitam cartão e existem apenas 2 caixas eletrônicos na ilha. Não tem cada de câmbio!
Providência foi um dos lugares mais quentes que visitei na Colômbia. Assim como em San Andres, a época de chuvas acontece em novembro, mas na ilha costuma chover e logo depois abrir o sol.
Você é viciado em internet? Então relaxe, porque em Providencia você irá de desconectar. Wifi simplesmente não funciona na ilha e apenas o chip do seu celular irá te ajudar. Se você quer usar a internet na ilha, sugiro que compre um chip da Easysim4u assim como eu ou um local, como da Movistar.
Se você quer ir para Providencia, a primeira coisa que você deve saber é que o único jeito de chegar até ela é saindo de San Andres. Eu pesquisei bastante as opções e a seguir vou listar para vocês tudo o que eu aprendi.
O jeito mais barato de chegar em Providencia saindo de San Andres é de catamarã. Comprando ida e volta de San Andres você vai pagar, em média, 300 mil pesos.
O trajeto dura 6 horas ida e volta e algumas pessoas dizem que o mar é bem agitado na ida, mas que a volta é tranquilo.
DICA: comprar os tickets separamos sempre deixam as passagens mais caras. Ah! Tente reservar seu catamarã pelo menos 2 dias antes da sua ida pra Providencia. Quase todas as agências de San Andres vendem a passagem.
Se você estiver com pouco tempo e quiser mais conforto, pode ir de avião para Providencia. Existem 3 empresas que operam voos de pequeno porte para a ilha: Santena, TAC e Searca.
Eu paguei R$ 500 pela Santena, a única empresa que vende online. Como o voo só cabiam 17 pessoas e só haviam 2 voos por dia, fiquei com medo de acabar acabei comprando pela internet.
Entretanto, lá em San Andres descobri que as agências vendem voos da TAC, uma cia local, por um preço bem mais em conta. Eles operam voos quase de hora em hora. Conheci brasileiros que compraram a passagem em uma agência de San Andres um dia antes da viagem e pagaram bem menos do que eu que comprei muito antes!
Chegou a hora de falar sobre um dos temas mais perguntados no Instagram. Os passeios em Providencia. A seguir fiz um resuminho de todos que eu fiz:
Esse é um passeio apenas IMPERDÍVEL. Essa ilha foi uma das mais lindas que visitei e posso dizer que curti o dia inteirinho nesse paraíso.
Durante o dia você pode subir até o topo da ilha para ter um visual inacreditável e pode também alugar uma máscara pra dar a volta na ilha fazendo snorkeling. Tem umas tartarugas lindas por lá!
O passeio custou 30 mil pesos e você precisa pagar uma taxa de preservação de 15.000 pesos para entrar no parque McBean Lagoon.
Eu cheguei na ilha por volta das 9 horas da manhã e fiquei lá até as 15:30. Adorei chegar cedinho porque basicamente estava só eu na ilha. Os próprios locais oferecem esse passeio. Então é só chegar na ilha e perguntar para o pessoal que é bem fácil contratar.
A Ilha da Providencia conta com apenas 20 km de estrada. Apesar de ser montanhosa e cheia de praias lindas, se você alugar uma moto ou uma milonga, você consegue conhecer todas as principais praias da ilha em 1 dia.
South West Bay
A diária da mulinha custa 150 mil pesos e da moto 60 mil pesos. Além do aluguel, você gastará uns 20 mil pesos de gasolina.
No meu trajeto de volta a ilha eu fiz parada nas seguintes praias: Manzanillo, South West Bay, Alan Bay e Fresh Water Bay.
Dica: veja o por do sol na South West Bay, é a coisa mais linda.
Eu costumo dizer que Santa Catalina é a ilha da ilha. Ela fica bem pertinho do centro da ilha e para chegar até lá, basta você atravessar uma ponte a pé. Quando você chega do outro lado você tem a opção de fazer duas trilhas: uma para ver os canhões antigos e outra para a famosa Fort Bay onde fica a Cabeça e o Tesouro de Morgan.
Fim da trilha do Tesouro de Morgan
Eu fiquei o dia todo relaxando nesse paraíso. O pôr do sol lá é incrível e das árvores caem mangas deliciosas. Eu sozinha comi umas cinco!
Esse é um passeio imperdível até mesmo para quem nunca mergulhou (assim como eu). A Isla Providencia tem inúmeros pontos de mergulho e por lá você pode até nadar com tubarões.
Eu escolhi fazer um mini curso de mergulho com o Felipe Diving (saindo de Fresh Water Bay), super conhecido na região. Eu paguei 170.000 pesos para 3 horas de atividade, incluindo aula teórica, prática e mergulho.
Além dos passeios que eu fiz, você pode fazer:
As opções de transporte em Providencia é bastante limitada. Basicamente, todas as pessoas da ilha possuem moto e assim é feito o deslocamento lá dentro. Você não precisa de carteira e nem usar proteção, moto para eles é como bicicleta, todo mundo tem.
Uma das melhores maneiras de se locomover pela ilha é de moto. O aluguel durante 24 horas custa 60.000 pesos.
Não sabe dirigir? Uma boa opção é usar o mototáxi. A volta a ilha custa 40.000 e essa é uma ótima opção pra quem não sabe dirigir assim como eu. Sem falar que como eu estava de mochilão, usei o mototáxi até para ir para o aeroporto.
Quando você chega no aeroporto, a única opção para sair de lá é pegando um taxi. Os valores são tabelados e variam de 20, 22 e 25 mil pesos dependendo de onde você está indo na ilha.
O aluguel das bicicletas custam 20 mil pesos por 24 horas. Como o sol é muito quente e a ilha possui algumas ladeiras, aconselho o aluguel da bike só para circular por onde você estiver.
A mulinha é uma ótima opção pra grupos. Tem a opção de 3 e 4 pessoas. Eu e um casal de brasileiros, alugamos uma de 2 lugares e fizemos caber 3 pessoas. Pagamos 150.000 por 24 horas e gastamos mais 24 mil pesos de gasolina.
Dirigir a mulinha é super fácil. Até eu dirigi e dei caronas!!!
Na minha opinião, ficar entre 3 e 4 dias é uma ótima opção para curtir de verdade Providencia. A ilha tem o seu próprio ritmo e é o lugar ideal para desacelerar.
Recebi muitas dúvidas de pessoas perguntando se vale a pena bate e volta. Eu diria que não, mas se você não tem problema em correr, ir de avião e curtir 1 dia de Cayo Cangrejo essa pode ser uma opção.
Eu fiquei na Pousada Lia bem no centro de Providencia ao lado de Santa Catalina. 3 diárias custaram 180.000 pesos e o café da manhã era mais 15.000 pesos por dia, sendo que em outros lugares como Cartagena custava 8.000.
Quarto Duplo Posada Lia
Em geral, a maioria das pousadas ficam localizadas em Fresh Water Bay e no Manzanillo. O resort mais famoso da ilha é o Deep Blue que fica em Manzanillo e algumas pousadinhas famosas na ilha são Posada Enilda, Posada McBean e Posada Ocean View.
Como eu falei para vocês anteriormente, eu fiquei 4 dias bem desacelerados em Providencia e foi a melhor coisa que eu fiz. Eu consegui sentir bem as pessoas, os lugares e consegui descansar um pouco.
Tudo depende do estilo de viagem que você curte, mas no geral Providencia não é um lugar barato para se visitar. Você acaba gastando bastante com passeios e transporte. Em 4 dias, eu gastei:
Hospedagem: 180.000 pesos
Alimentação: 114.400 pesos
Passeios: 210.000 pesos
Transporte: 91.000 pesos
O que soma um total de R$ 723.
Ter a vacina de febre amarela é obrigatório para entrar na Colômbia. Lembre que tem que ser a carteirinha de vacinação AMARELA da Anvisa e você tem que tomar a vacina, no máximo, 10 dias antes da sua viagem. No aeroporto, me falaram que a vacina que o que mais tem feito a galera perder o voo!
Para conseguir essa carteira amarela, é preciso que você tome a vacina, faça um cadastro prévio no site da Anvisa e depois vá a uma das unidades que emitem a certificação. No Rio, por exemplo, eles emitem no Galeão.
Ver comentários
Estou planejando ir em Novembro! Você acha que é um problema por ser período de chuva?
Ótimo post!
parabens, post completo, muito informativo! me convenceu! abraços!
Ola Amanda, otimo blog, parabens.
Gostaria de saber se voce levou toda sua bagagem para providencia ou deixo algo em San andres, sabe me dizer se tem algum lugar para deixar o excesso da bagagem quando for pra providenciar fazer acordo com o hotel ou algo do tipo?
Boa tarde Amanda. Estou utilizando seus relatos e aproveitando suas dicas para montar minha viagem. Vou provavelmente agora no dia 1/01/18.
Provavelmente terei 8 dias inteiros. à principio pensei em fazer 3 inteiros Providencia e 5 inteiros San Andres, mas penso também em fazer 4/4 ou até mesmo 5 Providencia e 3 San Andres. Não me importo em repetir passeio, inclusive acho que repetiremos Cayo Cangrejo. Na verdade, sua sugestão será bem vinda. O que você sugere? Obrigado.
Olá, boa tarde!
Estive em San Andrés em setembro e a ideia inicial foi conhecer providencia, mas pela dificuldade de ´´casar´´ os horarios dos voos e a falta de disponibilidade na propria ilha para compra de passagens não consegui realizar o passeio. Acho que foi falta de sorte, mas isso faz parte da aventura. Mesmo assim recomendo San Andrés, é muito bom!
Olá, Alguém conseguiu comprar o Voo para providência lá mesmo? estou com a mesma dificuldade da maioria =/
Oii, adorei as dicas!! Mas não consegui localizar direito o centro de Providência, qual lugar melhor para se hospedar? A Pousada que você ficou não está mais disponível no Booking... O centro fica próximo aquela ponte que da acesso a Santa Catalina?
Oi Amanda!
Muito legal o seu post! Queria saber se na sua opinião valeria a pena passar só um dia na ilha providência, ir e voltar no mesmo dia ou ir num dia e voltar no outro. Você acha que compensa pra quem tem pouco tempo? Abraços!!
Olá Amanda, adorei suas dicas!!
Minha viagem para San Andres é daqui 2 meses (setembro de 2018) e pelo site da Satena não tem mais vagas nos voos para Providencia em nenhum dia da minha viagem. É assim mesmo, vc acha que consigo vaga assim que chegar no aeroporto de SA? Estou preocupada pois dependo das passagens para reservar hotel, não sei o que fazer!!!
Obrigada!!!
Boa noite! Vou para San Andres no final de abril..Estou tentando comprar a passagem pelo site da Satena pra ir à ilha de providência, mas tenho uma dúvida na hora preencher os dados, aparece : Targeta de identidAD e Cédula de ciudadania..qual deles é o nosso RG? na época você preencheu qual ? Obrigado!