América do sul

Isla Providencia e Santa Catalina: 4 dias no caribe colombiano

Fala viajantes! Hoje eu vim contar para vocês tudo sobre a Ilha da Providencia a famosa vizinha de San Andres. Quem me acompanha no Instagram sabe que eu fiquei 4 dias nesse paraíso, curtindo praias lindas com mar bem azul e areias branquinhas.

Veja aqui todas as fotos da minha viagem pela Colombia

Nesse artigo você encontrará:


Sobre Providencia

Localizada a cerca de 72 km de San Andres, a Providência é uma ilha irmã de San Andres, com muito menos turistas e praia inacreditavelmente lindas, eu diria que até intocadas. Providência é, sem dúvidas, um lugar para quem busca paz e tranquilidade. O contato com a natureza e com os locais faz com que a ilha se torne ainda mais especial.

Conversando com uma senhora local, descobri que no passado a ilha foi colonizada por ingleses e, por muito tempo, a principal fonte de renda da ilha foi a agricultura e a pesca.

Idioma

Diferente do resto da Colombia, em Providencia o idioma oficial é o Criollo, mas eles falam também inglês e espanhol. Inclusive é o único lugar da Colômbia que vi pessoas falando tão bem inglês.

Moeda

Em Providência, eles utilizam também os pesos colombianos. Entretanto, vale lembrar que muitos lugares não aceitam cartão e existem apenas 2 caixas eletrônicos na ilha. Não tem cada de câmbio!

Clima

Providência foi um dos lugares mais quentes que visitei na Colômbia. Assim como em San Andres, a época de chuvas acontece em novembro, mas na ilha costuma chover e logo depois abrir o sol.

Internet

Você é viciado em internet? Então relaxe, porque em Providencia você irá de desconectar. Wifi simplesmente não funciona na ilha e apenas o chip do seu celular irá te ajudar. Se você quer usar a internet na ilha, sugiro que compre um chip da Easysim4u assim como eu ou um local, como da Movistar.


Como chegar na ilha de Providencia?

Se você quer ir para Providencia, a primeira coisa que você deve saber é que o único jeito de chegar até ela é saindo de San Andres. Eu pesquisei bastante as opções e a seguir vou listar para vocês tudo o que eu aprendi.

Barco

O jeito mais barato de chegar em Providencia saindo de San Andres é de catamarã. Comprando ida e volta de San Andres você vai pagar, em média, 300 mil pesos.

O trajeto dura 6 horas ida e volta e algumas pessoas dizem que o mar é bem agitado na ida, mas que a volta é tranquilo.

DICA: comprar os tickets separamos sempre deixam as passagens mais caras. Ah! Tente reservar seu catamarã pelo menos 2 dias antes da sua ida pra Providencia. Quase todas as agências de San Andres vendem a passagem.

Avião

Se você estiver com pouco tempo e quiser mais conforto, pode ir de avião para Providencia. Existem 3 empresas que operam voos de pequeno porte para a ilha: Santena, TAC e Searca.

aviao searca san andres providencia

Eu paguei R$ 500 pela Santena, a única empresa que vende online. Como o voo só cabiam 17 pessoas e só haviam 2 voos por dia, fiquei com medo de acabar acabei comprando pela internet.

Entretanto, lá em San Andres descobri que as agências vendem voos da TAC, uma cia local, por um preço bem mais em conta. Eles operam voos quase de hora em hora. Conheci brasileiros que compraram a passagem em uma agência de San Andres um dia antes da viagem e pagaram bem menos do que eu que comprei muito antes!

Seguro viagem america do sul 728x90


Melhores passeios em Providencia

Chegou a hora de falar sobre um dos temas mais perguntados no Instagram. Os passeios em Providencia. A seguir fiz um resuminho de todos que eu fiz:

Cayo Cangrejo

Esse é um passeio apenas IMPERDÍVEL. Essa ilha foi uma das mais lindas que visitei e posso dizer que curti o dia inteirinho nesse paraíso.

Durante o dia você pode subir até o topo da ilha para ter um visual inacreditável e pode também alugar uma máscara pra dar a volta na ilha fazendo snorkeling. Tem umas tartarugas lindas por lá!

cayo cangrejo

O passeio custou 30 mil pesos e você precisa pagar uma taxa de preservação de 15.000 pesos para entrar no parque McBean Lagoon.

Eu cheguei na ilha por volta das 9 horas da manhã e fiquei lá até as 15:30. Adorei chegar cedinho porque basicamente estava só eu na ilha. Os próprios locais oferecem esse passeio. Então é só chegar na ilha e perguntar para o pessoal que é bem fácil contratar.

Volta a ilha

A Ilha da Providencia conta com apenas 20 km de estrada. Apesar de ser montanhosa e cheia de praias lindas, se você alugar uma moto ou uma milonga, você consegue conhecer todas as principais praias da ilha em 1 dia.

south west bay providencia colombia

South West Bay

A diária da mulinha custa 150 mil pesos e da moto 60 mil pesos. Além do aluguel, você gastará uns 20 mil pesos de gasolina.

No meu trajeto de volta a ilha eu fiz parada nas seguintes praias: Manzanillo, South West Bay, Alan Bay e Fresh Water Bay.

Dica: veja o por do sol na South West Bay, é a coisa mais linda.

Santa Catalina

Eu costumo dizer que Santa Catalina é a ilha da ilha. Ela fica bem pertinho do centro da ilha e para chegar até lá, basta você atravessar uma ponte a pé. Quando você chega do outro lado você tem a opção de fazer duas trilhas: uma para ver os canhões antigos e outra para a famosa Fort Bay onde fica a Cabeça e o Tesouro de Morgan.

morgan head providencia colombia

Fim da trilha do Tesouro de Morgan

Eu fiquei o dia todo relaxando nesse paraíso. O pôr do sol lá é incrível e das árvores caem mangas deliciosas. Eu sozinha comi umas cinco!

manga santa catalina

Mergulho

Esse é um passeio imperdível até mesmo para quem nunca mergulhou (assim como eu). A Isla Providencia tem inúmeros pontos de mergulho e por lá você pode até nadar com tubarões.

Eu escolhi fazer um mini curso de mergulho com o Felipe Diving (saindo de Fresh Water Bay), super conhecido na região. Eu paguei 170.000 pesos para 3 horas de atividade, incluindo aula teórica, prática e mergulho.

Outros passeios

Além dos passeios que eu fiz, você pode fazer:

  • Passeio de barco pela ilha
  • Mergulho com tubarões
  • Trilha ao The Peak
  • Trilha pela reserva do McBean Lagoon

Como se locomover pela ilha?

As opções de transporte em Providencia é bastante limitada. Basicamente, todas as pessoas da ilha possuem moto e assim é feito o deslocamento lá dentro. Você não precisa de carteira e nem usar proteção, moto para eles é como bicicleta, todo mundo tem.

Moto

Uma das melhores maneiras de se locomover pela ilha é de moto. O aluguel durante 24 horas custa 60.000 pesos.

Mototáxi

Não sabe dirigir? Uma boa opção é usar o mototáxi. A volta a ilha custa 40.000 e essa é uma ótima opção pra quem não sabe dirigir assim como eu. Sem falar que como eu estava de mochilão, usei o mototáxi até para ir para o aeroporto.

Táxi

Quando você chega no aeroporto, a única opção para sair de lá é pegando um taxi. Os valores são tabelados e variam de 20, 22 e 25 mil pesos dependendo de onde você está indo na ilha.

Bicicleta

O aluguel das bicicletas custam 20 mil pesos por 24 horas. Como o sol é muito quente e a ilha possui algumas ladeiras, aconselho o aluguel da bike só para circular por onde você estiver.

Mula

A mulinha é uma ótima opção pra grupos. Tem a opção de 3 e 4 pessoas. Eu e um casal de brasileiros, alugamos uma de 2 lugares e fizemos caber 3 pessoas. Pagamos 150.000 por 24 horas e gastamos mais 24 mil pesos de gasolina.

volta ilha mula providencia colombia

Dirigir a mulinha é super fácil. Até eu dirigi e dei caronas!!!


Quanto tempo ficar em Providencia?

Na minha opinião, ficar entre 3 e 4 dias é uma ótima opção para curtir de verdade Providencia. A ilha tem o seu próprio ritmo e é o lugar ideal para desacelerar.

Recebi muitas dúvidas de pessoas perguntando se vale a pena bate e volta. Eu diria que não, mas se você não tem problema em correr, ir de avião e curtir 1 dia de Cayo Cangrejo essa pode ser uma opção.


Onde se hospedar em Providencia?

Eu fiquei na Pousada Lia bem no centro de Providencia ao lado de Santa Catalina. 3 diárias custaram 180.000 pesos e o café da manhã era mais 15.000 pesos por dia, sendo que em outros lugares como Cartagena custava 8.000.

posada lia providencia colombia

Quarto Duplo Posada Lia

Em geral, a maioria das pousadas ficam localizadas em Fresh Water Bay e no Manzanillo. O resort mais famoso da ilha é o Deep Blue que fica em Manzanillo e algumas pousadinhas famosas na ilha são Posada Enilda, Posada McBean e Posada Ocean View.


Meu roteiro de 4 dias na Isla Providencia

Como eu falei para vocês anteriormente, eu fiquei 4 dias bem desacelerados em Providencia e foi a melhor coisa que eu fiz. Eu consegui sentir bem as pessoas, os lugares e consegui descansar um pouco.

  • Dia 1 – Cayo Cangrejo
  • Dia 2 – Volta a ilha
  • Dia 3 – Santa Catalina
  • Dia 4 – Mergulho

Quanto custa uma viagem para Providencia?

Tudo depende do estilo de viagem que você curte, mas no geral Providencia não é um lugar barato para se visitar. Você acaba gastando bastante com passeios e transporte. Em 4 dias, eu gastei:

Hospedagem: 180.000 pesos
Alimentação: 114.400 pesos
Passeios: 210.000 pesos
Transporte: 91.000 pesos

O que soma um total de R$ 723.


Mais dicas

  • Um lugar bem famoso para almoçar e curtir o fim da tarde é o restaurante Divino Niño;
  • Acho que a melhor opção para curtir a noite em Providencia é o Reggae Bar de Manzanillo;
  • Lembre que a ilha tem o seu próprio ritmo e os horários da lojas e mercado variam muito, então pergunte o horário de funcionamento das coisas;
  • Existe apenas um posto de saúde na cidade, que fica no centrinho;
  • As pessoas de Providencia são incríveis. Tente para um pouco para conversar com alguma delas.

Vacina da Febre Amarela

Ter a vacina de febre amarela é obrigatório para entrar na Colômbia. Lembre que tem que ser a carteirinha de vacinação AMARELA da Anvisa e você tem que tomar a vacina, no máximo, 10 dias antes da sua viagem. No aeroporto, me falaram que a vacina que o que mais tem feito a galera perder o voo!

Para conseguir essa carteira amarela, é preciso que você tome a vacina, faça um cadastro prévio no site da Anvisa e depois vá a uma das unidades que emitem a certificação. No Rio, por exemplo, eles emitem no Galeão.

Mais dicas sobre a Colombia

Descontos para sua viagem

  • Hospedagem:
  •  Booking
  •  AirBnB
  •  Hoteis.com
  • Voluntariados:
  •  Worldpackers
  • Chip internacional com desconto:
  •  América Chip 10% off
  • Passagens aéreas baratas:
  •  Passagens Promo
  • Aluguel de carro:
  •  Rent Cars
  • Passeios e Ingressos:
  •  Get Your Guide
Foto de Amanda Antunes
Olá, eu sou a Amanda Antunes .

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Ver mais artigos desse autor

Deixe seu comentário

32 pessoas comentaram!
1 2 3 10

0
    0
    Carrinho
    Seu carrinho está vazio