Quem me acompanha no Instagram, sabe que eu vim curtir as famosas festas de Dia de Muertos a convite do VisitMéxico. Eu, particularmente, não conhecia muito sobre as tradições mexicanas e essa viagem mudou muito a minha visão sobre o país e seus costumes. É uma época MARAVILHOSA para viajar para o México, pois o país está todo em festa!
Sobre o Dia de Muertos
O Dia de Muertos no México é uma festa tradicional que acontece desde o período pré-hispânico para celebrar e honrar a vida daqueles que já faleceram. Com muita música, oferendas, altares e caveiras, as ruas, igrejas e até cemitérios do país são tomados pela festa.
Isso por que no México, a morte é vista como parte do ciclo da vida e nessa época do ano, as famílias fazem homenagens ao seus entes queridos montando altares com suas comidas favoritas e muitos elementos específicos da cultura mexicana. É uma comemoração tão especial que em 2008 a Unesco reconheceu o Dia de Muertos como um Patrimônio da Humanidade! Eu, definitivamente, acho que essa época do ano é mais do que especial pra visitar o México. Pra você entender direitinho o que eu estou falando, a seguir eu fiz uma listinha com as 10 curiosidades sobre o Dia de Muertos para convencer de vez você a vir curtir essa época do ano aqui no México.1. Dia de Muertos não é Halloween
Se você pensa que o Dia de Muerto é um tipo de Halloween, você está muito enganado. O Halloween é uma tradição americanizada e muitas pessoas confundem as duas festas. Por aqui eu descobri, que a tradição de cantar na porta das casas para pedir doces, na verdade veio do México e foi adaptada pela cultura americana, pedindo doces e travessuras.
Se é verdade eu não sei, mas só quem vem conferir de pertinho o Dia de Muertos vê como são coisas MUITO diferentes!
2. La Catrina é um dos maiores símbolos do Dia de Muertos
Desde a sua criação pelo artista Jose Guadalupe Posada, “La Catrina” virou símbolo do Dia de Muertos aqui no México. Maquiagens, fantasias, histórias… a Catrina virou um grande personagem nessa época do ano. Acho que é a fantasia preferida das meninas para as rondas!
3. Cempasuchi é a flor do Dia de Muertos
Você sabia que a Cempasuchi é a flor oficial do Dia de Muertos? Nessa época do ano, ela fica espalhada por todos os lados, em jarros, altares, arcos de flores e todos os tipos de decoração. Isso acontece, porque na tradição mexicana, essa flor é utilizada para guiar as almas de volta para os seus altares.
4. Por aqui eles comem a morte
Uma das coisas mais interessantes do Dia de Muertos é como eles representam a morte em diversos alimentos e os comem. Alguns dos mais tradicionais dessa época do ano são:
Pan de Muerto, Calaveras de açúcar e chocolate, Arroz Dulce, Calabaza, Camotes e Tejocote.
5. Quase todas as casas possuem um altar
Por todo México, você encontrará altares, seja em lugares públicos como hotéis e igreja, quanto nas casas que costumam deixar seus portões abertos. Eles são feitos de diversas maneiras, mas, no geral, contam com oferendas como água, velas, caveirinhas de açúcar, pan de muerto, frutas e comidas e bebidas que os falecidos gostavam de comer e beber e as fotos dos falecidos homenageados no altar.
6. As festas de Dia de Muertos duram até 7 dias
Sem dúvidas, o Dia de Muertos é o feriado mais importante do México. As comemorações começam entre os dias 25 e 28 de outubro e acabam entre 2 e 3 de novembro. Ah! E as festas começam a partir do meio-dia e vão até tarde da noite.
A seguir, eu vou listar para vocês as datas simbólicas de cada um desses dias.
28 de outubro – Os altares e as honras vão para aqueles que morreram devido à acidentes ou os que morreram repentinamente ou por violência.
29 de outubro – As famílias homenageiam aqueles que se afogaram
30 de outubro – As pessoas lembram das almas perdidas, os solitários e esquecidos, como criminosos e orfãos.
31 de outubro – As famílias lembram daqueles que nunca nasceram ou crianças pequenas que não foram batizadas.
1 de novembro – As famílias honram as crianças, a quem se referem como “angelitos”
2 de novembro – Nesse dia todos os adultos falecidos são homenageados
Siim! Pelo segundo ano consecutivo, a Cidade do México organiza na Avenida Reforma o “Carnaval de Calaveras”, com direito à muita música, fantasias, maquiagem e CAVEIRAS. Em 2017, foram mais de 800 voluntários e, a partir das 16:00, as ruas já estavam tomadas pelas cores e a alegria Mexicana!
8. Nuevas oferendas
Eu fiquei chocada com a organização para os Dia de Muertos. Apenas pessoas que morreram até 15 de outubro podem receber oferendas este ano. Eles chamam de “Nuevas Ofrendas”. Para eles são oferendados velas, um jarro de água e flores brancas!
9. Também tem altares nas igrejas
Eu achei muito diferente como a igreja católica também é envolvida no Dia de Muertos. Praticamente, todas as igrejas possuem um altar para as almas solitárias e para os fiéis já falecidos. Além disso, durante toda a noite seus sinos ficam tocando para espantar os espíritos ruins que querem desviar as almas da luz
10. As comemorações mais tradicionais são…
Por todo o México o Dia de Muertos é comemorado com muita festa. Só de estar aqui no país você já irá se divertir. Mas se você estiver procurando as comemorações mais tradicionais, você vai gostar da listinha a seguir:
- Cidade do México – Carnaval de Calavares (Avenida Reforma) e La Catrina Trajineira (Xochimilco)
- Morelos – Ronda de la Muerte (Atlatlahucan), Huehuenchada (Tetela de Vulcán) e Concierto Fúnebre no Cemitério (Tlayacapan)
- Oaxaca – Plaza of the Dead
- Aguas Calientes – Desfile de Las Calaveras
- Quintana Roo – Festival de Tradiciones de Vida y Muerte (XCaret Park)
Tipo de post que eu amo! Arrasou, Amanda! Tô doidinha aqui querendo um Dia de Muertos na minha vida <3
Amanda, que sonho estar aí no México justamente nessa época do ano!! Suas dicas me deixaram com mais vontade ainda!! Preciso me organizar para ir no próximo ano!!