O Chile é um excelente destino para quem gosta de praticar esportes de inverno e para quem nunca praticou mas sonha em conhecer a neve ou se aventurar no ski, snowboard ou simplesmente no “skibunda”!
Os principais centros para esquiar no Chile ,que atraem turistas do mundo todo, ficam localizados a 40km de Santiago: Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado. As estações são próximas, e cada uma tem sua particularidade.
Em todas as Estações desta região há infra-estrutura de restaurantes, bares, aulas particulares e coletivas de ski e snowboard. Para quem está indo pela primeira vez, sugiro que agende pelo menos uma aula com um profissional. Assim, ele te dá umas dicas e você consegue se manter em pé por mais tempo! Pois esquiar não é fácil…. é uma questão de prática e jeito! Mas você consegue!
Valle Nevado é a estação de esqui mais famosa do Chile. E não é à toa. O local tem a melhor infra-estrutura das estações de esqui próximas a Santiago (Farellones, El Colorado e La Parva), com hotel de luxo, diversos restaurantes e bares, spa, espaço fitness, piscina aquecida ao ar livre, sauna, recreação para crianças, etc.
Mas também é a estação que fica mais cheia, principalmente na alta temporada e nos finais de semana. Portanto, se quer visitar Valle Nevado, prefira ir durante a semana, e no início ou final da temporada de inverno. Assim as pistas de esqui não estarão tão super lotadas, principalmente para quem ainda não tem muita experiência em esquiar, fica mais fácil para aprender.
La Parva é uma estação de ski mais vazia, devido à ausência de hotéis no local, o vilarejo acaba sendo mais voltado aos chilenos que possuem ou alugam apartamentos ou casas.
La Parva é o point chic dos Chilenos para passar as férias de inverno! Não deixe de passar um dia por lá, é bem charmosa!
Pra mim El Colorado é a estação de ski mais fácil para quem está aprendendo a esquiar, com pistas mais largas e menos íngremes, e com uma ótima infra-estrutura de restaurantes, hotel, pousada, e aulas de ski, que podem ser agendadas na entrada da estação.
Inclusive meu pequeno aprendeu a esquiar em El Colorado, e começou logo no snowboard, ele amou! E quer voltar todo ano!
Enfim, seja qual for o seu perfil, mais radical ou menos, vale muito a pena curtir o inverno nas estações de ski do Chile. Além de ser perto do Brasil, possuem uma ótima infraestrutura para o turista. E não deixe de fora as brincadeiras na neve! As crianças e os adultos adoram!
Para quem vai experimentar o esporte pela primeira vez vale a pena alugar o equipamento de ski ou snowboard. Próximo as Estações de ski tem várias lojas que alugam equipamento. Mas se você pretende voltar outras vezes à neve, vale a pena investir na compra da roupa. Sugiro o Mall Sport, lá você encontra muita opção a um bom preço, e já é caminho para a subida nas montanhas.
Uma dica é alugar um carro em Santigo para subir a Montanha ou através das vans que partem do bairro de Las Condes, um dos pontos de saída fica no Mall Sport (shopping de artigos esportivos).
A estrada que chega as estações de esqui é estreita e sinuosa, e na época de alta temporada, quando a quantidade de turistas aumenta, há a imposição de limites de horários de acesso à montanha para facilitar o trânsito. Em regra, durante a semana não há limitação.
Nos finais de semana e feriados, no período de 8h às 13h o trânsito fica limitado para subir às estações de ski. Já no horário de 16h às 20h, o trânsito só flui no sentido de descida a Santiago, para facilitar a vida de quem deixa as estações de ski. O trajeto é bonito e rende boas fotos!
Pela proximidade com Santiago, muitos preferem subir e descer a montanha todos os dias, se hospedando em Santiago. Mas na alta temporada de inverno, a dica é subir e se hospedar por lá. Pois há muito engarrafamento para subir e descer as montanhas, sem falar que é muito mais charmoso ficar na neve!
DICA: Em todas as Estações de Ski há hospedagem próxima, seja em hotel, pousada ou alugando um chalé ou apartamento.
A melhor estrutura de hotel está em Vale Nevado, lá há 3 hotéis, sendo um deles o Puerta Del Sol. O hotel tem acesso direto às pistas do centro de esqui de Valle Nevado e piscina ao ar livre aquecida com vista panorâmica das montanhas dos Andes de tirar o fôlego.
Créditos: Viaje na viagem
Mas para quem não está disposto a gastar tanto com a hospedagem existem opções mais em conta em El Colorado, que foi onde fiquei as 2 vezes que fui pra lá. A primeira vez alugamos um apartamento no Edifício MonteBlanco
A segunda vez que fui com meus filhos ficamos num chalé do Colorado Apart Hotel, que possui uma estrutura de restaurante, café da manhã, jantar, o que dá um conforto maior para quem vai com criança ou simplesmente não quer se preocupar em fazer compras e levar o que o que comer para as montanhas.
Ver comentários
Super Jóia! Obrigada Carol! Moro no Chile a um ano e meio, mas é a primeira vez que iremos a Santiago esquiar e suas dicas nos ajudaram muito! SUPER!
Ótimas dicas obrigado, estou pensando em fazer Peru e Chile agora em agosto, mas estou na dúvida se eu chegar por volta do dia 15 de agosto ainda terá neve ara esquiar, sabe me dizer?
Ótimas dicas!
Parabéns pelo artigo e pelo blog!
Excelente lugar
Pq só mulher comentando? rs
Mulher gosta é de viajar, nós homens estamos perdidos.
Vou esse ano para o CHILE. VLW as dicas.
Qual a melhor data para ir Carol? Pretendo ir com esposa e filha de 2 anos
Pretendo ir também. Dizem que a melhor época e fim de ano. Depende muito do lgar que vc mora por conta do valor das passagens.
Carol, suas viagens são lindas! Bom saber que o filhote amou, os meus pedem pra ver a neve o tempo todo e sempre fiquei com receio. Obrigada pelas dicas. Beijos!
Muito bom! Ótimas dicas pra quem está indo em julho!
Ótima dicas, ajuda bastante que está indo para primeira vez!
Parabens!
Parabéns!! Ficou ótimo...