América do sul Chile Pelo mundo

Melhores lugares para esquiar no Chile perto de Santiago

Carol Tedoldi
Escrito por Carol Tedoldi

O Chile é um excelente destino para quem gosta de praticar esportes de inverno e para quem nunca praticou mas sonha em conhecer a neve ou se aventurar no ski, snowboard ou simplesmente no “skibunda”!

esquiar no chile

Os principais centros para esquiar no Chile ,que atraem turistas do mundo todo, ficam localizados a 40km de Santiago: Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado. As estações são próximas, e cada uma tem sua particularidade.

Estações de Ski

Em todas as Estações desta região há infra-estrutura de restaurantes, bares, aulas particulares e coletivas de ski e snowboard. Para quem está indo pela primeira vez, sugiro que agende pelo menos uma aula com um profissional. Assim, ele te dá umas dicas e você consegue se manter em pé por mais tempo! Pois esquiar não é fácil…. é uma questão de prática e jeito! Mas você consegue!

Valle Nevado

Valle Nevado é a estação de esqui mais famosa do Chile. E não é à toa. O local tem a melhor infra-estrutura das estações de esqui próximas a Santiago (Farellones, El Colorado e La Parva), com hotel de luxo, diversos restaurantes e bares, spa, espaço fitness, piscina aquecida ao ar livre, sauna, recreação para crianças, etc.

esquiar valle nevado

Mas também é a estação que fica mais cheia, principalmente na alta temporada e nos finais de semana. Portanto, se quer visitar Valle Nevado, prefira ir durante a semana, e no início ou final da temporada de inverno. Assim as pistas de esqui não estarão tão super lotadas, principalmente para quem ainda não tem muita experiência em esquiar, fica mais fácil para aprender.

valle nevado chile

La Parva

La Parva é uma estação de ski mais vazia, devido à ausência de hotéis no local, o vilarejo acaba sendo mais voltado aos chilenos que possuem ou alugam apartamentos ou casas.

la parva chile

La Parva é o point chic dos Chilenos para passar as férias de inverno! Não deixe de passar um dia por lá, é bem charmosa!

esquiar la parva

El Colorado

Pra mim El Colorado é a estação de ski mais fácil para quem está aprendendo a esquiar, com pistas mais largas e menos íngremes, e com uma ótima infra-estrutura de restaurantes, hotel, pousada, e aulas de ski, que podem ser agendadas na entrada da estação.

el colorado chile

Inclusive meu pequeno aprendeu a esquiar em El Colorado, e começou logo no snowboard, ele amou! E quer voltar todo ano!

el colorado crianca esquiando

Enfim, seja qual for o seu perfil, mais radical ou menos, vale muito a pena curtir o inverno nas estações de ski do Chile. Além de ser perto do Brasil, possuem uma ótima infraestrutura para o turista. E não deixe de fora as brincadeiras na neve! As crianças e os adultos adoram!

Aluguel de equipamentos de Ski

Para quem vai experimentar o esporte pela primeira vez vale a pena alugar o equipamento de ski ou snowboard. Próximo as Estações de ski tem várias lojas que alugam equipamento. Mas se você pretende voltar outras vezes à neve, vale a pena investir na compra da roupa. Sugiro o Mall Sport, lá você encontra muita opção a um bom preço, e já é caminho para a subida nas montanhas.

Como chegar

Uma dica é alugar um carro em Santigo para subir a Montanha ou através das vans que partem do bairro de Las Condes, um dos pontos de saída fica no Mall Sport (shopping de artigos esportivos).

A estrada que chega as estações de esqui é estreita e sinuosa, e na época de alta temporada, quando a quantidade de turistas aumenta, há a imposição de limites de horários de acesso à montanha para facilitar o trânsito. Em regra, durante a semana não há limitação.

estacoes esqui chile

Nos finais de semana e feriados, no período de 8h às 13h o trânsito fica limitado para subir às estações de ski. Já no horário de 16h às 20h, o trânsito só flui no sentido de descida a Santiago, para facilitar a vida de quem deixa as estações de ski. O trajeto é bonito e rende boas fotos!

estrada santiago estacoes de ski

Onde ficar

Pela proximidade com Santiago, muitos preferem subir e descer a montanha todos os dias, se hospedando em Santiago. Mas na alta temporada de inverno, a dica é subir e se hospedar por lá. Pois há muito engarrafamento para subir e descer as montanhas, sem falar que é muito mais charmoso ficar na neve!

DICA: Em todas as Estações de Ski há hospedagem próxima, seja em hotel, pousada ou alugando um chalé ou apartamento.

A melhor estrutura de hotel está em Vale Nevado, lá há 3 hotéis, sendo um deles o Puerta Del Sol. O hotel tem acesso direto às pistas do centro de esqui de Valle Nevado e piscina ao ar livre aquecida com vista panorâmica das montanhas dos Andes de tirar o fôlego.

hotel puerta del sol

Créditos: Viaje na viagem

Mas para quem não está disposto a gastar tanto com a hospedagem existem opções mais em conta em El Colorado, que foi onde fiquei as 2 vezes que fui pra lá. A primeira vez alugamos um apartamento no Edifício MonteBlanco

edificio monteblanco chile

A segunda vez que fui com meus filhos ficamos num chalé do Colorado Apart Hotel, que possui uma estrutura de restaurante, café da manhã, jantar, o que dá um conforto maior para quem vai com criança ou simplesmente não quer se preocupar em fazer compras e levar o que o que comer para as montanhas.

colorado apart hotel

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Carol Tedoldi

Carol Tedoldi

Apaixonada por viagens, a Carol adora conhecer lugares novos e repetir aqueles pelos quais se apaixonou! Divide as suas experiências pelo mundo através de seu blog e seu Instagram.

13 Comentários

Deixe um comentário