Campinas é considerada a metrópole do interior paulista. A cidade tem 1,1 milhão de habitantes e quase 250 anos de história. Inicialmente, tratava-se apenas de um caminho para as minas de ouro, porém com o tempo, foi crescendo e se tornou uma das maiores cidades do Brasil. Mesmo sendo considerada uma cidade do “interior”, ela apresenta uma gama muito interessante de opções turísticas.
Para planejar esta viagem, o primeiro passo é determinar um hotel em Campinas. A cidade tem muitas opções e sua escolha deve levar em consideração o conforto e a relação custo x benefício.
Veja preços de hotéis em Campinas
Após encontrar um bom hotel e verificar as datas disponíveis (ou conferir se é possível se hospedar no período em que pretende viajar), procure passagens e comece a preparação do roteiro.
Separamos alguns pontos turísticos muito interessantes para quem deseja visitar Campinas.
Aberto todos os domingos, o local é uma ótima opção para quem gosta de observar o céu. Com muitos telescópios e localização privilegiada, que permite uma melhor visualização, o observatório é um ponto que deve fazer parte de qualquer roteiro.
Onde antigamente funcionava a Estação da Fepasa, atualmente tem-se um ótimo espaço para cultura. Quem deseja tirar belas fotos ambientadas em locais históricos e também conhecer mais sobre como Campinas evoluiu, essa é uma ótima visita.
A estação foi fundada em 1872, sendo atualmente apenas um local para pedestres e tendo diversos registros de toda sua história.
Veja também: O que fazer em Bauru?
A Escola Preparatória de Cadetes de Campinas, é aberta para visitação diariamente, das 9h às 17h. Para quem gosta dos ambientes militares e deseja conhecer uma das mais antigas e conceituadas escolas, essa é uma escolha certeira.
O local mantém sua arquitetura histórica e um acervo gigantesco está disponível.
Para quem gosta de arquitetura e engenharia, a Catedral é uma ótima visita. Trata-se de uma das maiores construções em taipa de pilão do mundo. A catedral levou quase 80 anos para ser construída e é mantida em ótimo estado de conservação.
Essa é uma torre semelhante a Torre da TV, que em Brasília dá visão ampla da esplanada. Neste local, os visitantes podem ir até o mirante e ter uma visão aérea de Campinas, conferindo todos os detalhes e curiosidades da urbanização.
Para quem procura uma visão ampla e conhecer mais as localizações da cidade, esse pode até mesmo ser um ponto de partida para outras visitas.
Para quem procura paisagens e contato com a natureza, esse é o local certo. O espaço é amplo, permitindo que atletas corram, caminhem e façam esportes, enquanto algumas pessoas procuram um local para relaxar.
São muitos os locais, porém é importante ressaltar que a culinária de Campinas é muito ampla, sendo uma ótima escolha o roteiro gastronômico.
Também é muito interessante visitar os prédios históricos, conferindo muito do que era no princípio apenas um local de passagem para viajantes.
Um passeio de Maria Fumaça pode ser muito interessante. A linha Campinas Jaguariúna funciona diariamente.