Brasil

O que fazer em Holambra, SP? Conheça as principais atrações!

Se você sonha em visitar a Holanda, um cantinho charmoso no interior de São Paulo recheado de construções típicas, áreas verdes e flores, muitas flores, está à sua espera a cerca de duas horas da capital.

A cidade de Holambra é um bom lugar para uma viagem de fim de semana, ou até mesmo para um bate e volta. Este pedacinho da Holambra no Brasil é conhecido como Capital Nacional das Flores e fornece cerca de 40% de todas as espécies e plantas ornamentais vendidas no país.

City tour: Passeio das flores

No city tour de cerca de duas horas vendido pelas agências locais, o turista embarca em uma van que dá uma volta pelas principais atrações da cidade e faz duas paradas: em uma Plantação de Gérberas, apresentadas em estufas, e em um Campo de Crisântemos, onde se pode caminhar por entre flores a perder de vista e tirar aquela foto dos sonhos.

Estufa de Gérberas

Campo de Crisântemos

Plantações como as de girassóis só estão abertas ao público em determinadas épocas, por isso é recomendado consultar as agências antes de ir.

O passeio termina no Moinho Povos Unidos, o maior moinho de vento da América Latina, com 38,5 metros de altura. Ele é uma réplica fiel dos moinhos holandeses, e seu mirante tem vista para belas paisagens de Holambra e municípios vizinhos.

Moinho do Povos Unidos

Caminhando pelas ruas de Holambra

Além das flores, há muito o que se ver em Holambra. É fácil se locomover a pé pela cidade e fazer uma viagem ao passado ao caminhar por suas calçadas e construções típicas.

Fachada das construções típicas

As ruas têm praças bem cuidadas, canteiros floridos, moinhos decorativos e orelhões que chamam a atenção por seus formatos inusitados, como o de tamanco holandês.

Dois lagos com espelhos d’água deslumbrantes dão um toque de charme ainda maior à cidade: o Lago do Holandês e o Lago Vitória Régia. Este último pode ser admirado do romântico Deck do Amor.

Deck do amor

Reza a lenda que os amantes que escrevem seus nomes em um cadeado e o prendem ao deck, atirando a chave no lago, ficam juntos para sempre.

A Praça da Cachoeira, com uma queda d’água que forma várias piscinas, é outra bela amostra do paisagismo de Holambra.

Praça da Cachoeira

Outros tipos de passeios

Gastronômico

Depois da caminhada, nada melhor do que matar a fome provando algumas das delícias servidas nos restaurantes e confeitarias de Holambra, uma atração à parte. The Old Dutch, Martin Holandesa e Casa Bela estão entre os locais que servem comidas típicas.

Cultural

Para quem quiser saber mais sobre o processo de colonização holandesa que deu origem à cidade no fim da década de 1940, centenas de fotos e objetos estão expostos no Museu Histórico e Cultural de Holambra, além de réplicas de antigas moradias.

Ecoturismo

Já o ecoturismo, possibilita ao visitante o contato direto com a natureza da região por meio de passeios a cavalo por trilhas e matas fechadas, e trekking por campos.

Onde comprar flores?

Quem visita a cidade das flores não consegue sair sem levar para casa ou para alguém especial um belo exemplar de alguma espécie. Difícil é conseguir escolher entre tanta diversidade.

Antes do portal de entrada, na rodovia SP-107, é no hipermercado de flores e plantas Garden Center que o visitante vai encontrar os melhores preços. O local é repleto de tulipas, orquídeas dos mais variados tipos, azaleias, rosas e outras espécies, além de mudas, sementes e artigos para jardinagem.

Garden Center

Também não é fácil resistir aos souvenirs típicos holandeses e objetos de decoração que enfeitam as vitrines da charmosas lojinhas com fachadas típicas do centro da cidade, como a Casa Bela Presentes, que vende os tradicionais tamancos holandeses.

Casa Bela Presentes

Aproveita a Expoflora

Uma dica importante para quem visita a cidade durante a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, é reservar a hospedagem e os passeios com bastante antecedência.
Nessa época, entre o fim de agosto e o fim de setembro, Holambra fica lotada.

Nesse evento, mais de 300 produtores aproveitam para apresentar ao público as novas variedades de flores e plantas, e atrações exclusivas atraem um grande número de turistas à cidade.

Leticia Ferreira

Jornalista, carioca da gema, viajante desde a infância, já passou por mais de 20 países e compartilha suas trips e as paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro no instagram @cariocawanderings

Ver comentários