Bahia No Brasil Salvador

O que fazer em Salvador e arredores? 3 pontos turísticos imperdíveis

farol da barra salvador
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Se você pretende ir visitar a Bahia e quer saber o que fazer em Salvador e arredores? Se liga nessa listinha de 3 pontos turísticos imperdíveis para quem vai estar na cidade mas não quer deixar de conhecer as jóias que estão há poucos quilômetros da capital.

Sobre Salvador

Salvador é um dos lugares mais incríveis para visitar no Brasil. Fundada como São Salvador de Todos os Santos, a capital baiana é muito rica em história, arquitetura, espiritualidade, música e, claro, sua famosa gastronomia.

Muito conhecida também pelo disputado carnaval que arrasta multidões, perto da cidade festeira existem verdadeiros oásis onde você pode desfrutar de paz e tranquilidade com paisagens inacreditáveis ao fundo.

As praias de areias claras, o mar quente e cor de esmeralda emoldurados pelos belos coqueiros compõem o cenário que fazem desses lugares destinos inesquecíveis, seja nas férias ou nos feriados durante o ano.

1. Centro Histórico

O centro de Salvador é extremamente rico para quem curte história. Por isso, mais do que recomendo um tour guiado pelos principais pontos turísticos. Você também pode fazer esse roteiro por conta própria, tudo depende de quanto você quer se aprofundar na incrível história da capital baiana.

Se liga só no roteiro desse tour pelo Centro Histórico de Salvador:

Farol da Barra

Ir à Salvador e não conhecer o Farol da Barra é como ir à Roma e não ver o Papa. Banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos, é lá que você vai tirar belas fotos e se for durante o pôr do sol então… a previsão é de chuva de likes! E, é de lá o ponto de partida deste passeio que vai fazer você viajar nas memórias de Salvador.

Avenida Sete

Na Avenida Sete, você vai passar pelo Largo da Vitória, é lá que está a igreja mais antiga do Brasil, a lindíssima Nossa Senhora da Vitória, que abriga um grande acervo de imagens barrocas do século XVIII em seu altar.

Corredor Vitória

Seguindo o Corredor da Vitória, você vai ver as heranças da aristocracia imperial que, recém chegada ao Brasil, construiu em belíssimas mansões, como o atual Museu Carlos Costa Pinto.

Largo do Campo Grande

Seguindo um pouco mais, você vai conhecer o Largo do Campo Grande, palco importante desta Bahia Histórica e também um dos tradicionais circuitos do carnaval.

Elevador Lacerda

Partindo dali, você vai chegar ao Elevador Lacerda, e do alto dos seus 72 metros você poderá contemplar a bela paisagem com a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e o Forte São Marcelo ao fundo.

Foto: Site oficial Salvador

Sabia disso: O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo.

Igreja de São Francisco

Neste passeio, você vai conhecer também a igreja de São Francisco, uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo.

Fique atento: a maioria das igrejas do Centro Histórico precisam pagar entrada e se você está em busca de um mergulho na história, vale a pena.

Largo do Pelourinho

O passeio chega ao fim no Largo do Pelourinho e pra mim é um dos lugares mais bonitos de Salvador. Você vai se encantar pela mistura de cores, raças, cultura e história, sem falar que o lugar tem uma energia inexplicável.

Reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco, o Pelô foi imortalizado pelo escritor Jorge Amado em suas obras e cantado por baianos ilustres como Bethânia, Caetano e Gilberto Gil.

Dica: Como nem tudo são flores, fique atento aos possíveis golpes contra turistas que existem em Salvador. Falei mais sobre isso aqui.

2. Itaparica e Ilha dos Frades

Que tal separar um dia da sua viagem e fazer um passeio de escuna pelas Ilhas dos Frades, Itaparica? Gostou da ideia, clique aqui.

A primeira parada é na Ilha dos Frades, um verdadeiro paraíso de 8km com belas praias, água calma e cristalina, ideal para quem gosta de mergulhar e relaxar curtindo a brisa do mar. Por ser um lugar muito pequeno, além das praias outro ponto turístico são as ruínas da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

Foto: Prefeitura de Itaparica

Já Itaparica é a maior e mais famosa ilha da Baía de Todos os Santos. Com mais de 40 quilômetros de praias com coqueiros exuberantes, vegetação tropical predominante e cercada por recifes de corais, Itaparica possui uma estrutura maior para o turista e é recheada de história.

A ilha já teve fama inicial como balneário de repouso e de saúde devido às suas bonitas praias e à sua água mineral que jorra da Fonte da Bica, dizem que essa era a fonte da juventude. Será? Só sei que é um lugar perfeito para contemplar a natureza!

3. Praia do Forte

Localizada há 80 quilômetros de Salvador, a Praia do Forte é conhecida pelas suas praias de águas calmas que, na maré baixa, formam exuberantes piscinas naturais que vão fazer você querer ficar ali relaxando o dia inteiro. E você pode, vai! Aproveita!

Foto: Projeto Tamar

Este paraíso faz parte da rota do Coco, na direção norte do litoral baiano, cujo nome é inspirado nos belíssimos coqueirais que compõem a paisagem em todo o seu trecho. Considerada a Polinésia Brasileira, é lá que você encontra o  Projeto Tamar, que preserva as tartarugas marinhas.

projeto tamar praia do forte bahia

Vale a visita para conhecer o trabalho deles e viver experiências inesquecíveis como chegar bem perto de uma tartaruga gigante, tubarões, arraias entre outros animais marinhos. É simplesmente incrível!

O passeio fica completo com uma passeio à charmosa Vila de Pescadores, uma mistura de rústico com sofisticação  que encanta a todos.

Gostou da dica? Então saiba mais sobre este passeio.

Mais dicas de Salvador

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário