Dicas de viagem Listas Planejamento

5 dicas para escolher um lugar para viajar

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Muitas pessoas amam viajar e ficam contando as horas para a chegada as férias. Mas na hora de escolher um lugar para viajar, sempre rola aquela dúvida: e agora, para qual vai ser o meu próximo destino? Essa dúvida é super natural gente, ainda mais com o preço das passagens aéreas e com os custos que uma viagem mal planejada pode ter para o seu orçamento.  Por isso, eu resolvi compartilhar com vocês 5 coisas que eu faço e que me ajudam a escolher um lugar para viajar de acordo com o meu tempo, orçamento e disposição. Vamos lá?

1. Defina um orçamento

O seu ponto de partida deve ser sempre o seu orçamento. Para encontrar o lugar da sua próxima viagem, você precisa definir o quanto estará disposto a gastar. Lembre de considerar os principais os gastos de uma viagem, tais como: passagem, hospedagem, alimentação, transporte, atrações turísticas e compras.

2. Defina o tempo da viagem

Nesta etapa você deve ser bem realista, considerando o tempo de férias ou de folgas que você possui para viajar. Se você não possui muito tempo, não vale a pena fazer viagens para muito longe, porque você vai acabar gastando mais tempo no avião ou no transporte do que conhecendo o seu próximo destino. Por outro lado, se você possui bastante tempo, o ideal é aproveitar a passagem para conhecer os arredores da região que pretende visitar.

Dica: Se você está com tempo e quer economizar, um mochilão é muito bem vindo.

3. Pesquise preços de passagens aéreas

Agora que você já tem um orçamento e o tempo que terá para viajar, chegou a  hora de fazer uma lista com os 5 lugares que você mais gostaria de conhecer no Brasil e no exterior. Se você tiver dificuldade, peça o conselho de amigos, procure dicas de destinos em sites de viagens. Em seguida entre nos sites cotação de passagens aéreas para ver a média de preço de passagens para esses lugares. Existem diversos sites que te ajudam na missão de encontrar passagens aéreas baratas. Assim, você pode descobrir qual dos seus destinos dos sonhos está mais de acordo com a sua realidade financeira.

Lembre-se: você também pode optar por uma viagem de carro ou ônibus para destinos mais próximos, mas sempre aconselhamos avião, pois você ira economizar tempo e a viagem, na maioria das vezes, é bem menos cansativa.

4. Defina o tipo de hospedagem

Chegou a hora de pesquisar onde você irá se hospedar. Hostel, hotel, casa de família, couchsurfing, casa de amigos? Comece a pesquisar a fundo os tipos de hospedagem que existem no seu destino e o quanto você irá gastar com essa etapa da viagem. Existem lugares como New York , Dubai e Genebra que são famosos pelos preços salgados das hospedagens, por isso, essa é a hora de colocar na balança o impacto que esses gastos que esses destinos podem ter para o seu orçamento.

5. Pesquise sobre os passeios e atrações

Praias, parques, museus, festas, monumentos históricos, gastronomia… que tipo que viagem você quer fazer? Você quer relaxar, se divertir, aprender ou se aventurar?  Essa é a hora de fazer um levantamento das principais atrações que você irá encontrar no local que pretende visitar. Esse ponto pode ser decisivo para a sua escolha, pois os gastos com turismo também irão fazer parte do seu orçamento e você não quer cair em roubadas, certo? Além disso, fazendo essa pesquisa você poderá encontrar passeios e atrações que podem estar dentro do seu objetivo para essa viagem.

Esse mundão é bem grande e existem muitas e muitas opções de destinos para você conhecer, mas o segredo de toda boa viagem é ter um PLANEJAMENTO. Para encontrar o destino ideal para a sua próxima viagem, você precisa pesquisar e se organizar. Comece a sua busca, com no mínimo 6 meses de antecedência e tente avaliar os 5 pontos que destaquei para você. Isso sempre me ajuda e me ajuda a controlar e priorizar a minha vontade de viajar!

Espero que vocês tenham curtido esse artigo e quem tiver algum dúvida ou quiser compartilhar os seus segredinhos de viagem, é só deixar um comentário que nós estamos de olho! Até a próxima viajantes.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

1 comentário

  • excelente artigo no meu ponto de vista aonde muitas pessoas ao planejarem suas viagens falham na questão de transporte pois muitos so se dão conta desse detalhe quando chegam no destino kkkk

Deixe um comentário