Sou mais uma apaixonada por viagens, sonhadora em desbravar o mundo, mas a princípio não tinha condições de bancar um intercâmbio. Me formei em Educação Física e Saúde pela USP e no final do mestrado eu vi que era hora de investir em um intercâmbio.
No entanto o dólar estava acima de R$4,00 então um intercâmbio nestas alturas sairia muito caro.Foi ai que me deparei com a possibilidade de trabalhar em Cruzeiros, como instrutora esportiva e conhecer mais de 20 países e 50 lugares diferentes em apenas 9 meses (Caribe, Europa e África).
FOTO
1. Requisitos para trabalhar em Cruzeiros
- Ter no mínimo 21 anos (dependendo da posição que você for aplicar, aceita a partir dos 18 anos);
- Ter um nível de Inglês intermediário (algumas posições exigem mais uma língua além do inglês: Sport Instructor, Tour Escort, Guest Service – Reception);
- Passaporte com validade de no mínimo um ano;
- Certificado ANVISA de vacinação contra a febre amarela;
- Curso STCW e CFPN (exigido pela Marinha Internacional para todos os tripulantes, pode ser realizado depois que você passar nas entrevistas. Custo em média R$1.200,00, parcelados no cartão e tem validade de 5 anos);
- Depende do cargo não é necessária experiência anterior, cursos específicos podem ser exigidos, depende da posição que você vai aplicar (Sport Instructor exige curso de Educação Física e experiência em clubes ou academias).
2. Sobre o curso STCW e CFPN
O curso da Marinha (STCW e CFPN) podem ser realizados no PR (Curitiba), RJ, SP (Santos e Capital), PE (Recife) e RS (Porto Alegre). www.seaman.com.br/ (SP, PE, PR, e RJ) e www.seaschool.net.br/ (RS). Geralmente tem duração de uma semana, período integral e possui prova teórica e prática no final.
A Sea School no RS, onde eu fiz, começou a fazer cursos nos finais de semana e noturnos para quem trabalha durante o dia poder participar. O curso é bem legal, e todas as informações são super úteis porque são coisas que tu vai usar nas simulações de emergência a bordo (realizadas a cada embarque de passageiros).
Em média, gastamos R$2.500,00 (curso, transporte até o local do curso e alimentação, sendo que podem ser parcelados no cartão de crédito). Algumas companhias como a Royal Caribbean é o tripulante que compra as passagens de ida e paga o visto, mas é reembolsado a bordo também.
A primeira coisa que eu fiz para encontrar vagas em Navios, foi me cadastrar em algumas agências específicas aqui no Brasil como:
INFINITY BRAZIL (Santos-SP): www.infinitybrazil.com.br
PORT SIDE (Curitiba-PR): www.portsideagencia.com.br
ISMBR (Curitiba-PR): www.ismbr.net
Dica: Existe a possibilidade de se cadastrar direto nos sites “careers” das companhias, mas se for o seu 1º embarque, sugiro que você procure uma das agências listadas acima.
4. Etapas do processo Seletivo
Após realizar o cadastro, a agência te manda um e-mail com a resposta se foste aprovado ou não e já marca a primeira entrevista: por Skype ou presencial em inglês. Nesta entrevista eles já te falam o cargo que se encaixa no teu perfil, tempo de contrato e salário.
Dica: A entrevista pode ser em português ou em inglês, tudo depende do entrevistador.
A resposta desta entrevista vem por e-mail e já marcam a próxima entrevista direto com a companhia de cruzeiros (SKYPE, em inglês).
Dica: Para essa etapa, pesquise tudo sobre a companhia de cruzeiro, quantidade de navios, missão, visão, o que eles esperam de seus tripulantes e etc.
Se você for aprovado, é só correr com a documentação, cursos exigidos pela Marinha Internacional e exames médicos admissionais que custam R$450,00 que são reembolsados pela companhia quando você já estiver a bordo.
5. Salário no cruzeiro
Eu embarquei pela empresa Costa Cruzeiros. A companhia que comprou as passagens de avião (IDA e VOLTA), pagou traslado aeroporto-hotel, hotel e alimentação, traslado hotel-porto e me reembolsou o valor dos exames médicos. Ou seja, eu só tive a despesa com os cursos e deslocamentos para as cidades dos cursos.
6. Rotina dentro do Cruzeiro
Como tripulante de um navio você tem direito a uma cabine compartilhada com outro tipulante, serviço de cabin steward, lavanderia com máquina de lavar e secar onde eu mesma lavo minhas roupas, 5 refeições por dia (incluindo bebidas e sobremesas).
Tenho também seguro saúde e hospital a bordo (onde além de fazer exames de urgência e consultas eles nos dão o remédio prescrito pelo médico).
Os exames/cirurgia que hospital do navio não realiza eles mobilizam toda a logística e te leva em algum hospital na cidade.
7. Carga horária de trabalho
A rotina de trabalho no navio é bem pesada, se tu adora o teu sábado e domingo livres esquece a tal “crew life”. Nós trabalhamos todos os dias, sem day off, mas temos nossos horários de folga durante o dia.
Vou usar como exemplo a minha rotina: Manhã das 09h às 11h, Tarde 16h às 18h e Noite 21h30 às 22h30. Duas vezes por semana eu tenho manhã livre, porque é “main port”, dia que desembarca e embarca muitos passsageiros.
Vale ressaltar que a vida a bordo é intensa, é tipo “Nárnia”, um mês parece um ano, mas vale a pena a gente se depara com culturas diferentes, conhece lugares maravilhosos e pessoas incríveis.
O contrato de trabalho tem duração de seis a oito meses, e assim como o contrato, o salário varia de companhia para companhia e de acordo com a posição que você vai trabalhar.
O salário é pago em dólares para cidadãos sul americanos e varia de (US$ 500 a US$ 3000). Eu como Sport Instructor level C na Costa Cruzeiros comecei ganhando US$1.000, mas não tive gastos além dos cursos, e os exames médicos admissionais foram reembolsados no primeiro salário. Lembrando que esse salário é livre, sem descontos.
Esta foi a forma mais barata de intercâmbio que eu encontrei, além disso, consegui conhecer lugares maravilhosos, e juntei uma graninha, já que não tinha nenhuma despesa durante o tempo que estive lá.
E será que esse tipo de trabalho no navio possibilita descer nos países que para? Ou a pessoa só fica no navio?
Só uma coisa eu não entendi, Tatiane! O salário é nesse valor para o tempo todo a bordo, ou é mensal? Muito informativa a matéria, valeu!!
Oie! Pelo que eu entendi é mensal Eduardo!!! 😀