Já pensou em passar as férias de um jeito diferente? Estou falando de um cruzeiro na Europa 2019. Esta é uma opção que pode ser uma experiência fantástica mas que precisa ser bem planejada.
Embarcando em um navio, você pode conhecer vários países em um curto espaço de tempo, aproveitando muitas paisagens diferentes em uma só viagem. Vai depender, claro, do roteiro que você escolher. Além disso, em um cruzeiro atividade é o que não falta. A programação começa pela manhã e invadem a madrugada com muitas festas, jantares e até cassinos.
Principais portos da Europa
Barcelona
É de Barcelona de onde saem os principais cruzeiros da Europa. Além de ser o ponto de partida dos navios, a cidade catalã também é um importante centro turístico no continente. Entre os principais destinos dos cruzeiros saídos de Barcelona está o Mediterrâneo. Leia mais sobre a Espanha.
Civitavecchia
Pensou em cruzeiro na Europa, pensou na Itália. Perto de Roma, é em Civitavecchia onde está localizado o principal porto do país e um dos mais movimentados da Europa. A cidade recebe muitas escalas de cruzeiros, principalmente quando a rota é o Mediterrâneo, as ilhas gregas e a Terra Santa.
Leia mais: 10 praias imperdíveis na Europa
Savona
Savona é uma pequena cidade localizada próximo a Genova e, normalmente é mais um dos locais de parada para quem está indo na rota do mediterrâneo. A cidade é tão pequena que dá pra conhecer tudo a pé. Muitas pessoas também aproveitam para ir até Gênova e conhecer lugares que provavelmente não estariam em um roteiro comum na Europa.
Veneza
Outro porto italiano que é um dos principais é o de Veneza. A cidade conhecida mundialmente por seus canais e românticos passeios de gôndola, é um dos destinos mais procurados por quem viaja de cruzeiro pois é o ponto de partida para navios já que está em meio as rotas para a Escandinávia, Mediterrâneo Oriental, Ásia, Oriente Médio e África.
Leia mais: Confira mais dicas da Itália!
Southampton
Na Inglaterra, o porto principal é o de Southampton. Localizado em uma das principais cidades portuárias do país, o porto é um dos principais para transatlânticos entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Inclusive foi de lá que partiu o Titanic.
Leia mais: Confira mais dicas da Inglaterra para sua viagem!
Atenas
Atenas, na Grécia, possui dois portos preparados para cruzeiros:
Pireus – Este porto recebe mais de 20 milhões de passageiros por ano e é o principal porto da Europa. De lá saem, além de diversos cruzeiros, todos os ferrys que conectam a Grécia com mais de 100 ilhas e com países como Chipre, Turquia, Itália e Egito. O porto de Pireus está bem localizado, perto do metrô (linha 1) e ônibus e facilitando a ida ao centro da cidade.
Lavrion – Foi reconstruído há pouco tempo e ganhou vida nova. Dele partem os ferrys às Ilhas Cíclades e ele começa a ganhar importância para algumas companhias de navios.
O acesso ao centro de Atenas se dá através de táxi, transfer mas também há um ônibus público que chega até o centro de Atenas e ao aeroporto, mas com um tempo de trajeto de cerca de 2 horas.
Principais rotas e duração
O mais legal de fazer uma viagem em cruzeiro é poder visitar vários países em uma única viagem mesmos que o tempo seja curto.
Duração
Os itinerários podem de dura de 3 a 100 dias, tudo depende do roteiro que você escolher. Quem está indo pela primeira vez e não sabe se vai gostar de uma viagem de navios pode optar por mini-cruzeiros e ficar somente 3 dias à bordo. Esta opção é ótima pois dá para incluir em qualquer roteiro de viagens. Mas, se você deseja viver uma experiência completa, opte pelas viagens de 7 noites (tempo padrão de um cruzeiro) e aproveite muito o que um navio tem a oferecer.
Rotas
Mais uma vez, depende do seu objetivo. Se você pretende conhecer muitos lugares, opte por rotas que possuem mais escalas e menos dias de navegação. Se tem vontade de desfrutar da estrutura do navio, escolha roteiros que possuem mais dias em alto-mar. As principais rotas são:
- Espanha, Itália, França: saindo de Barcelona e passando por Palma de Mallorca, Palermo (Sicília), Citaveccchia (Roma), Savona e Marselha.
- Mediterrâneo: Sai de Barcelona, passando por Nápoles, Citavecchia, Livorno (Florença), Nice (França), Sete (França).
- Itália, Grécia e Croácia: Veneza (Itália), Bari (Itália), Corfu (Grécia), Santorini (Grécia), Piraeus (Atenas), Dubrovnik.
- Atenas à Trieste: Piraeus (Atenas), Corfú, Bar (Montenegro), Dubrovnik, Zedar (Grécia), Veneza e Trieste (Itália).
- Grécia e Turquia: Piraeus, Mykonos, Kusadasi, Patmos, Heraklion, Santorini.
- Itália, França, Espanha e Portugal: Bracelona, Savona, Marselha, Málaga, Cádis, Lisboa e Valência.
Vantagens x Desvantagens
Como tudo nessa vida, viajar em um cruzeiro também tem suas vantagens e desvantagens. A seguir listei algumas para você refletir antes de contratar um cruzeiro.
Leia mais: Guia completo sobre Cruzeiros Marítimos
Vantagens
A grande vantagem é poder conhecer vários lugares da Europa em uma mesma viagem ainda que o tempo seja curto. Sai muito mais barato ir num navio do que ir conhecer estes lugares da forma tradicional. A cidades muitas vezes não fazem parte de um roteiro comum.
Além disso, sem dúvida viajar em um navio é uma experiência incrível. Símbolos de glamour e romantismo, possuem estrutura completa e são verdadeiros Resorts em alto mar pois lá dentro tem tudo o que você pode imaginar. Os navios possuem desde shopping, bons restaurantes a piscinas além de todas as atividades que acontecem 24 horas tudo isso. O custo é relativamente baixo quando comparamos com o que um navio lhe oferece.
Desvantagens
Sobre a desvantagem, acredito que é somente em relação ao tempo. Na maioria das vezes, o tempo de escala em um porto não é o suficiente para conhecer toda a beleza do lugar. Mas encare isso como uma estratégia, “um gostinho de quero mais”, é oportunidade de visitar lugares que talvez você não incluísse em um roteiro de viagem e já programar uma próxima, com mais calma, para visitar de novo as cidades que você mais gostar.
E também, se for uma cidade pequena recebendo muitos navios ao mesmo tempo poderá ter pontos turísticos lotados. Além da falta de transporte suficiente e por isso perda de tempo no deslocamento.
Enfim, essas foram as minhas dicas para quem pretende viajar em um cruzeiro na Europa em 2019. Certamente uma das experiências inesquecíveis da vida.
Quanto custa fazer cruzeiro na Europa?
Tem gente que imagina que uma viagem de cruzeiro na Europa é algo impossível de se realizar e eu já vou logo te dando uma boa notícia: não é!
Durante as pesquisas para este artigo, encontrei preços que achei bem acessíveis mas, lógico, vão depender do roteiro, duração, tipo de acomodação, etc. Por exemplo:
- Um mini-cruzeiro de 4 dias pela França ( Barcelona, Tolon, Sete, Barcelona) custa a partir de €600 com tudo incluído a bordo.
- Já 11 dias que inclui Marrocos, Portugal e Espanha com pensão completa de acordo com as regras do cruzeiro, custa a partir de €800. Este roteiro por exemplo começa em Barcelona e vai para Casablanca, Funchal, Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas, Málaga, Alicante e volta para Barcelona. E são apenas 3 dias de navegação.
Como contratar um cruzeiro?
Essa é uma das principais dúvidas que eu recebo dos viajantes. No geral, existem 2 opções: contratar direto no site da Cia do Cruzeiro ou com uma agência especializada em Cruzeiros.
Eu, particularmente, prefiro sempre contratar com uma agência especializada em Cruzeiros como a MAYA Travel Boutique. Primeiro, porque são uma viagem de cruzeiro tem muitos detalhes e a MAYA sempre ajuda os viajantes a encontrarem o melhor cruzeiro e rota dentro do seu orçamento.
Além disso, o valor vendido pela MAYA é exatamente o mesmo vendido nos sites das cias de cruzeiro. Ou seja, você paga o mesmo valor e tem todo o suporte e atendimento personalizado antes e durante a sua viagem.
Vou deixar aqui o link do WhatsApp da MAYA Travel Boutique para quem quiser fazer um orçamento personalizado!
Olá! No tópico quanto custa viajar, os preços são aqueles mesmos? Está em reais, não seriam em dólares?
Siiim! Seria em euros, já corrigi, obrigada!!! 🙂