Dicas de viagem Europa Listas Pelo mundo

10 praias da Europa que você precisa conhecer

Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

O Velho Continente é muito mais do que a Torre Eiffel, o Coliseu e o Big Ben. Quando você sai das capitais e vai pro litoral, você encontra uma beleza que parece ser de outro mundo! Com areias bem finas, águas cristalinas e, muitas vezes, um isolamento total da cidade grande, as praias da Europa precisam entrar no seu roteiro. Listamos aqui as 10 praias da Europa que você não pode deixar de visitar!

Dica: Já pensou em conhecer a Europa de Cruzeiro?

Que tal conhecer praias maravilhosas na Europa à bordo de um Cruzeiro? Corra até uma Depyl Action e descubra que é bem mais fácil do que você imagina! Utilizando a partir de R$ 70 em serviços/produtos em uma das mais de 100 lojas pelo Brasil, você ganha um cupom para concorrer a um Cruzeiro pela Europa com mais 3 amigos! E, se os amigos indicados fizerem a partir de R$70 também garantem um cupom para aumentar as chances do grupo ganhar! Corra para cadastrar o seu ticket porque a promoção Europa Todos A Bordo só vale até novembro!

Praias da Europa Ocidental

1. Ses Illetes, Formentera, Ilhas Baleares, Espanha

Ses Illetes é a praia mais famosa da ilha espanhola Formentera e também a mais bonita! Essa pequena ilha faz parte das Ilhas Baleares, junto com Ibiza, Mallorca e Menorca. Mesmo com vizinhos mais famosos, Formentera não fica pra trás nas praias paradisíacas. Suas areias são bem brancas e o mar cristalino, perfeito para mergulhos. A localização privilegiada ao redor de várias ilhas também é um atrativo: dá para ver até mesmo Ibiza de lá.

2. Navagio Beach, Ilha de Zakynthos, Grécia

Praias da Europa: Navagio Beach, Zakynthos, Grécia.

Navagio Beach. Fonte: Booking.

Considerada a praia mais linda do mundo, Navagio Beach foi a responsável por colocar a Ilha de Zakynthos no roteiro de muitos viajantes. A praia é isolada por falésias de calcário e também possui águas cristalinas em um tom de azul inacreditável. O nome Navagio Beach é por causa de um navio encalhado bem no meio da faixa de areia, chamado MV Panagiotis.

Leia mais: Dicas de Zakynthos: o que fazer, onde ficar e como chegar.

A temporada de visitas na ilha é do final de abril ao final de setembro, então, para evitar a alta temporada de julho e agosto, a dica é organizar a viagem para junho ou setembro.

3. Blue Lagoon, Comino, Malta

blue lagoon malta

Fonte: Visit Gozo

A Blue Lagoon é um verdadeiro paraíso no arquipélago de Malta. O mar é super tranquilo, formando uma verdadeira lagoa ao redor de rochas. Lá não tem faixa de areia, mas devido ao turismo intenso no local, sempre disponibilizam aluguel de cadeiras em cima das pedras. Entretanto, quem vai para a famosa Lagoa Azul, não quer sair nunca daquele mar que mais parece uma piscina! Existe até mesmo aluguel de boias para colocar seus pertences e atravessar para o outro lado da Blue Lagoon.

4. Fetovaia, Ilha de Elba, Itália

Praia da Europa: Fetovaia, Ilha de Elba, Itália.

Praia de Fetovaia. Fonte: Booking.

Você provavelmente já ouviu falar da Ilha de Elba nas aulas de História do colégio. Foi lá o local de exílio de Napoleão Bonaparte, entre 1814 e 1815, depois da tentativa fracassada de invadir a Rússia. A ilha faz parte de Toscana e é rica tanto pelo seu passado, quanto em belezas naturais. A praia de Fetovaia tem areia branquinha e um mar turquesa lindo, cercado por uma pequena vila de pescadores. Imperdível para completar o roteiro nessa região tão bela da Itália.

5. Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Praias da Europa: Amalfi, Costa Amalfitana, Itália.

Amalfi. Fonte: Pixabay.

A Costa Amalfitana, um dos destinos mais românticos do mundo, já merecia entrar na lista só por ser considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Amalfi, junto com Positano e Ravello, são as principais cidades da região. Um dos destaques entre as belezas naturais de Amalfi é a Grotta dello Smeraldo, uma gruta com águas que refletem tons inacreditáveis de verde esmeralda.

Os meses ideais para visitar a região é entre maio a outubro, lembrando que junho e agosto são períodos muito cheios. Muitos lugares fecham durante o inverno, então não é recomendada a visita nessa época.

6. Spiaggia dei Conigli, Lampedusa, Itália

Praias da Europa: Spiaggia dei Conigli, Lampedusa, Itália.

Spiaggia dei Conigli. Fonte: Paesionline.

Eleita a praia mais bonita da Europa em 2013 e 2016 pelo TripAdvisor, a Spiaggia dei Conigli fica em uma pequena ilha de 20km². A praia é uma reserva natural protegida, onde as tartarugas colocam seus ovos à noite durante o verão, por isso só fica aberta à visitação das 8h30 às 19h30. A faixa de areia é bem grande e o mar possui um visual incrível, completamente translúcido. Em frente à praia fica a Isola dei Conigli, o cartão postal de Lampedusa.

Leia mais: Viaje de cruzeiro pelas praias da Itália.

7. Praia da Marinha, Algarve, Portugal

Na região do Algarve, no sul de Portugal, a Praia da Marinha é considerada uma das mais lindas do mundo! Não é à toa que, há 20 anos, recebeu a homenagem Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente, por seus valores naturais únicos. A praia é rodeada por falésias douradas e possui águas azuis cristalinas, o que permite ver estrelas-do-mar, cavalos marinhos e outras espécies maravilhosas da fauna e flora marinha.

Entre junho e agosto, meses de alta temporada, a praia fica lotada. Uma dica é tentar visitar durante os dias da semana e chegar bem cedo, pra tentar pegar um momento um pouco mais calmo.

8. Côte des Basques, Biarritz, França

Praias da Europa: Côte des Basques, Biarritz, França.

Côte des Basques. Fonte: Expedia.

Biarritz é a capital europeia do surfe! A Côte des Basques é uma das praias mais famosas da região e é onde a maioria dos iniciantes pegam suas primeiras ondas. A praia possui uma areia dourada, cercada por altos penhascos recortados. Quando a maré está alta, as ondas alcançam o paredão e cobrem completamente a areia, mas na maré baixa há bastante espaço para caminhar, pegar sol e curtir o verão.


Praias da Europa Oriental

9. Ayia Napa, Chipre

Praias da Europa: Ayia Napa, Chipre.

Ayia Napa. Fonte: Booking.

O Chipre tem belezas diversas, sendo uma delas suas praias paradisíacas. A ilha inteira parece que saiu de um sonho: areia dourada, águas turquesas cristalinas e montanhas. Todas as praias do destino são incríveis, mas Nissi Beach se destaca com seu mar como se fosse uma piscina natural. A região de Ayia Napa também é bastante conhecida por seus bares e beach clubs – basicamente uma balada no meio da praia!

10. Punta Rata, Brela, Croácia

Praias da Europa: Punta Rata, Brela, Croácia.

Punta Rata. Fonte: Brela.hr.

As águas quentes e cristalinas das praias de Brela formam um verdadeiro paraíso na Croácia. A Punta Rata é uma das mais lindas de toda a Europa, mesmo tendo pedrinhas ao invés da nossa conhecida areia branca. Ela é cercada por rochedos e pinheiros e possui uma estreita faixa de cascalho fino contrastando com as águas azuis translúcidas do mar. Só indo lá mesmo para entender o quanto esse lugar é maravilhoso!

Bônus: Praia de Oludeniz, Turquia

Praias da Europa: Oludeniz, Turquia.

Oludeniz. Fonte: Expedia.

Mesmo a Turquia sendo um país euro-asiático, ela merecia entrar nessa lista! Oludeniz é um pequeno balneário com águas dos mares Mediterrâneo e Egeu e fica na costa sudoeste da Turquia, conhecida como Costa Turquesa. É lá que fica a famosa Blue Lagoon da Turquia, com águas translúcidas, bem tranquilas e de uma cor de tirar o fôlego!

Oludeniz é um local privilegiado por um clima muito quente no verão e, mesmo em outras épocas do ano, as temperaturas ainda são amenas. É possível aprovar as praias ainda em setembro, durante a baixa temporada.

Quais outras praias você conhece e acha que faltaram na lista? Conta pra gente nos comentários!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo , Voopter e Decolar.com
 Aluguel de carro: Rent Cars e ReserveCar
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 24 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário