Dicas de viagem

Seguro Viagem para Esportes Radicais: como escolher o ideal?

Você sabia que existe seguro viagem para esportes radicais? Isto mesmo e não há apenas um tipo de cobertura. São diversas opções para as mais variadas modalidades esportivas. Tem até seguro específico conforme o clima e detalhes da atividade. Mas como escolher um plano adequado? 

Nesse guia você vai ler:

1. Sobre Seguro Viagem para Esportes Radicais
2. Passo a passo para escolher o Seguro Viagem para Esportes Radicais
3. Seguros mais indicados para esportes radicais
4. Seguro Viagem com 10% desconto


Sobre o seguro viagem para Esportes Radicais

Quem pretende viajar e gosta de momentos radicais deve pensar em fazer um seguro viagem para esportes. Isso porque a maior parte das opções de seguro para viagem internacional não cobrem assistência médica quando incidentes ocorrem durante certas aventuras. 

Isso acontece porque o risco de um acidente com um viajante que vai praticar algum destes exercícios é maior do que em outros estilos de viagem. Quem pretende fazer passeios focados em museus, restaurantes e até praias de fácil acesso corre menos risco de machucar-se. 

Vale salientar que é necessária uma apólice específica para a atividade que pretende desempenhar. Cada tipo de esporte tem a sua especificidade e riscos para as seguradoras.

Muitas pessoas pensam que são apenas esportes como bungee jump e paraglider que não estão inclusos, mas até mesmo atividades que você pode não considerar como um esporte de risco requerem proteção especial como Surf, mergulho, trilhas e mountain bike.  

Por isso, caso você vá realizar a prática de qualquer esporte viajando, você deve se atentar à “Cobertura Médica para Prática de Esportes“, porque o valor destinado a essa cobertura pode ser diferente da cobertura para Despesa Médica Hospitalar. Lembrando que cada seguradora possui sua relação de esportes cobertos e regras.

Para te ajudar a cotar e contratar o seguro viagem para esportes correto para você, este artigo traz dicas de como escolher seu plano. Mas já adianto que a principal dica é saber exatamente o que você pode querer praticar com detalhes da atividade. Entenda melhor este assunto para garantir sua tranquilidade durante o passeio. 


Passo a passo para o escolher seu seguro viagem para esportes radicais

Não importa se você já faz algum esporte e quer viajar especialmente para isto, até mesmo para competir ou se pretende aproveitar a oportunidade de estar num país diferente para se aventurar e experimentar algo novo.

Em qualquer um dos casos acima, é preciso contratar uma cobertura especial caso aconteça algum acidente. Também pode ser necessário ter resgate durante a prática.  

Pode ser no ar, pulando de paraquedas, voando de paraglider, fazendo uma trilha, escalando ou ainda andando de bicicleta. Existem vários tipos de seguro viagem para esportes desenvolvidos para cobrir as mais diversas práticas. Conheça as dicas mais importantes na hora de contratar uma seguradora:

Passo 1: Pesquise os esportes radicais oferecidos no seu destino

Antes de contratar um seguro viagem, seja você um esportista nato, ou não, é preciso pesquisar o destino. Evite surpresas desagradáveis! Imagine se deparar com o desejo de realizar uma atividade física no meio de uma viagem e o seguro não cobrir. Por isso, busque os pontos turísticos do local e veja se envolve trilhas, mergulhos, cavernas e outras atividades de aventura. 

E ainda, é preciso entender os esportes típicos pelas condições climáticas do lugar ou ainda outros motivos. Por exemplo, a Capadócia é um lugar clássico para andar de balão. Já a Nova Zelândia tem um bungee jump super famoso. Já a África do Sul, além do surf, oferece vários safaris. 

Além dos destinos clássicos, existem cidades menos conhecidas que também podem ser perfeitas para prática de atividades muito comuns como mergulho ou trekking.

Passo 2: Identifique o tipo de esporte que pretende fazer

A primeira dica é entender a atividade que você vai fazer, com detalhes, para aí sim escolher a melhor cobertura. Alguns tipos de seguros viagem já podem cobrir caminhadas e coisas mais leves. Porém, o mais importante de entender é que cada apólice é de um jeito.

Portanto, é preciso ler atentamente, inclusive as letrinhas miúdas, antes de contratar o seguro viagem. Essas letrinhas miúdas fazem toda a diferença!

ATENÇÃO: Uma condição que merece atenção especial é a prática de esportes de neve como esqui, snowboard e até trenó. Isto porque existem seguros ainda mais específicos para este fim. Além disso, a maior parte das seguradoras só cobre incidentes ocorridos em pistas autorizadas. 

Passo 3: Identifique se você é amador ou profissional nesse esporte radical

Acho que já deu para notar que o seguro viagem para esportes é algo bem específico, né? Uma das primeiras diferenças para contratar a apólice correta é o tipo de esportista que você é.

Para exemplificar, vamos falar de destinos como Austrália, África do Sul ou até Califórnia, que são locais bons para pegar onda. 

Para viajantes regulares, existem várias seguradoras que oferecem planos de seguro viagem que já incluem isto ou é possível adicionar esta cobertura extra.

Agora se você é um surfista profissional é outra situação diferente. Se você for viajar para disputar algum campeonato em qualquer modalidade esportiva precisa de um seguro viagem específico.

Mesmo que um profissional seja mais apto do que um amador à prática do esporte, o risco é muito maior. Isto porque as seguradoras consideram a quantidade de vezes em que ele se coloca numa situação de perigo.    

Passo 4: Consulte especialistas neste esporte de risco

Buscar por experiências de outros viajantes antes de contratar um seguro viagem é sempre interessante. Procure conhecer relatos de outras pessoas que já foram ao destino escolhido praticar a mesma modalidade que você. Assim, você pode entender melhor quais são os riscos envolvidos.     

Nesse tipo de seguro vale a pena pesquisar, pois só assim, você terá certeza de ter escolhido o seguro ideal para sua viagem. 

Além disso, busque por ajuda das próprias empresas que fazem a cotação. Com o comparador de preços Seguros Promo você pode comparar até quatro planos de uma vez e entender qual o melhor custo benefício.

comparador seguro viagem

Leia também: Seguros Promo é confiável? Como funciona?

Mas, a principal vantagem ao contratar um seguro viagem para esportes radicais com a Seguros Promo é a ajuda oferecida. Até mesmo antes de comprar. Você pode tirar todas as suas dúvidas por telefone, mensagem via WhatsApp ou ainda e-mail.

E, caso você precise retirar dúvidas que não estejam na apólice, prefira contato por e-mail ou mensagem escrita. Pois se você tiver algum problema durante a viagem, já tem uma comprovação de que aquela atividade está coberta pelo seguro.

Vale lembrar que para você ter acesso às condições gerais, basta acessar a opção referente que fica disponível na tela de pagamento.


Qual seguro viagem para esportes radicais contratar?

Mas qual seguro viagem para esportes eu devo contratar? Esportes mais comuns, como esqui, costumam ser cobertos por mais seguradoras. Agora, para esportes radicais, normalmente a Seguros Promo indica do Affinity 60 Esporte, GTA FULL Sports, todos os planos da Assist Card e April.

Lembrando que, em todas as seguradoras, é necessário que a prática seja realizada com os equipamentos corretos e em pista regulamentada.

Para facilitar a sua procura, a seguir, eu vou compartilhar mais alguns detalhes dos seguros especializados em Esportes Radicais que mencionei acima, mas vale lembrar que as regras dos seguros são sempre atualizadas e você deve conferir direitinho cada uma delas antes de contratar.

Assist Card

O seguro viagem da Assist Card é bom e muito recomendado para esportes pois cobre qualquer esporte a lazer ou amador, apenas não cobre competições, bungee jump e mergulho com tubarões de qualquer forma. 

Limitações da Assist Card

Surf (não tem resgate no mar),  corrida competição amadora, paraglider (dentro do DMH), ski, snowboard, mergulho amador (menos de 12m), caminhada em vulcões (até no máximo 3000 metros de altitude somente amadores), trekking, escalada, travessia de bicicleta em longas distâncias (somente se o segurado estiver com kit de proteção: capacete, luvas, etc), kit surf, rafting amador, baseball (dentro do DMH), futebol amador (dentro do DMH), trilha, subida em montanha, caminhadas até 3000 metros de altitude , crossfit amador, passeio de barco , passeio de balão, mergulho com snorkel,  dança competição ou não (não pode ser com acrobacias aquáticas), competição amadora de TRIATHLON (não pode ter patrocínio nenhum), vôlei, natação e paraquedismo.

April

Já a April é a única seguradora da Seguros Promo que cobre prática profissional/competição. O seguro viagem da April é muito recomendado para surfistas, já que a sua cobertura inclui acidentes em caso de lazer e competição. Se você quer fazer competições de corridas amadoras também é uma boa opção.

Limitações da April

Mergulho tem limitação de 30m de profundidade e caminhadas até 5000 metros de altura. Além disso, não cobre participar de caça, espeleologia, exploração de cavernas e provas de velocidade ou de tempo ou corridas de qualquer tipo que não seja a pé (não se incluem nesta exclusão os esportes como ski cross country, biathlon de inverno, ski alpino e snowboard).

Affinity 60 Esportes

Se você busca uma seguradora com muitas opções de seguro viagem para esportes radicais, recomendo o Affinity 60 Esportes, pois ela cobre: ski, patinação no gelo, snowboard, futebol amador em competição, surf amador (sem resgate ao mar e sem competição), trilhas, kaiak, hiking, trekking, passeio de barco, paraglider entre outros.

Inclusive, esse é um ótimo Seguro Viagem para quem quer fazer esportes de neve!

GTA FULL Sports

Já a GTA FULL Sports oferece apenas cobertura para esportes amadores. Tais como caminhada, Golf, Skate, Voleibol, Surf, Ski, Snowboard, Ciclismo, Patinação no Gelo, Pesca, entre outros. Entretanto, práticas como surf, mergulho, slackline, Montanhismo acima de 2.500 metros de altitude esportes automobilísticos entre outros não são cobertos pelo GTA FULL Sports.

Travel Ace

Agora, se você quer fazer um Seguro Viagem para prática de esportes que não sejam radicais e nem de neve, recomendo todos da Travel Ace. Futebol, vôlei, basquete, caminhada, ciclismo, natação em piscina, handball, corrida, motociclismo em rodovias, tênis, tênis de mesa, beisebol e golf são alguns dos esportes cobertos.

Vale lembrar que existem ainda várias condições que você precisa estar atento no seguro viagem para esportes radicais, por isso, entre no site da Seguros Promo e compare todos eles. Tenha todas as regras em mente para evitar contratempos depois. Assim, você vai encontrar o melhor seguro viagem internacional e curtir em paz.


Seguro Viagem com até 10 desconto

Você sabia que todos os leitores do Prefiro Viajar contam com um SUPER DESCONTO no site da Seguros Promo!? Se liga como é fácil:

desconto seguros promo
  1. Entre no site da site da Seguros promo;
  2. Use o meu cupom promocional:  PREFIROVIAJAR5 e ganhe na hora 5% DE DESCONTO;
  3. Faça o pagamento através do boleto bancário e ganhe mais 5% DE DESCONTO.

Ou seja, é um total de 10% DE DESCONTO nos melhores seguros viagem do mercado!!! Esse desconto vale para todos os Seguros do site. Aproveite!

Descontos para sua viagem

  • Hospedagem:
  •  Booking
  •  AirBnB
  •  Hoteis.com
  • Voluntariados:
  •  Worldpackers
  • Chip internacional com desconto:
  •  América Chip 10% off
  • Passagens aéreas baratas:
  •  Passagens Promo
  • Aluguel de carro:
  •  Rent Cars
  • Passeios e Ingressos:
  •  Get Your Guide

Deixe seu comentário

Seja o primeiro!

0
    0
    Carrinho
    Seu carrinho está vazio