Dicas de viagem Planejamento

Worldpackers: o que é e como funciona?

voluntariado worldpackers
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Aposto que muita gente que passa aqui pelo blog sonha em viajar o mundo, fazer um intercâmbio, conhecer novos lugares, novas culturas… mas o dinheiro sempre acaba ficando no meio desse sonho. Você sabia que dá pra trocar horas de trabalho em vários lugares do Brasil e do mundo pra viajar  quase de graça?

Hoje, eu quero contar pra vocês sobre a Worldpackers Brasil, um site que pode ser a solução dos seus problemas quando o tema é viajar gastando pouco.


O que é a Worldpackers?

A Worldpackers é um site brasileiro que reune viajantes e anfitriões formando uma comunidade de pessoas baseada na colaboração e nos relacionamentos honestos afim de tornar a viagem mais acessível para quem procura uma experiência cultural profunda.

o que e worldpackers

Como assim Amandinha? Bom, no site da Worldpackers Brasil, você pode encontrar oportunidades bem legais para trocar um pouco do seu tempo durante algumas horas do seu dia por alimentação e estadia durante a sua viagem, assim você pode economizar bastante, aprender novas atividades, conhecer pessoas e fazer amizades. Na plataforma, você pode escolher entre se quer se cadastrar como viajante ou anfitrião.

Vantagens para os viajantes

No caso dos viajantes, a ideia é trocar as suas habilidades por estadias e alimentação. A maior parte das ofertas de trabalho são em pousadas, albergues, ONG’s, pequenos negócios, fazendas, acomodação em casa de família. Você também pode ajudar em projetos bem legais relacionados a natureza e bem estar.

Com isso, você poderá economizar até 100% com hospedagem e alimentação durante a sua viagem, sendo que esses costumam ser os maiores gastos de todo viajante!!! AmanDICA importante: lembre sempre de avaliar todas as ofertas de trabalho e ver direitinho os horários e as habilidades exigidas. Isso te ajudará a planejar a sua viagem e encontrar a melhor opção pra você e pro seu bolso!

Vantagens para os anfitriões

Já para os anfitriões são empreendedores e donos de pousadas, albergues, hostels, entre outros… são pessoas que geralmente estão começando ou precisando de uma ajudinha para estruturar o seu negócio. Por isso, a Worldpackers funciona como uma forma de reduzir os custos e ter pessoas ajudando na empresa que, muitas vezes, são super qualificadas e ajudam de verdade na prosperidade do negócio.

Como funciona a Wordpackers?

O objetivo da Worldpackers é encurtar o caminho entre o viajante e anfitriões, por isso todo mundo pode se cadastrar na plataforma, é gratuito. Eu fiz o meu cadastro bem rapidinho usando apenas o meu Facebook! worldpacker cadastro

Leia mais: Dicas de trabalho voluntário na Europa

Uma vez que você estiver dentro do site, você poderá ver todas as oportunidades, projetos e ofertas de todos os anfitriões do site, filtrando pelo destino, pelo tipo de trabalho que você planeja fazer, pelos meses do ano, pelos idiomas que você prefere, pelas habilidades exigidas na vaga e muito mais. Lembrando que você pode escolher entre 3 tipos de viagens: curtas, médias e longas!

site worldpackers brasil

Além disso, o site da Worldpackers Brasil conta com uma parte bem legal de conteúdos e cursos gratuitos que vão complementar e muito a sua viagem. Tudo gratuito.

Depois que você pesquisar bastante e encontrar uma vaga bem legal e quiser se candidatar e falar com um anfitrião, você precisará ser um MEMBRO VERIFICADO da comunidade. Isso garante mais segurança você e para o anfitrião, já que o Worldpackers te dará um suporte bem legal antes, durante e após a viagem.

membro verificado worldpackers

Como me tornar um membro verificado?

Também é bem simples. A Worldpackers Brasil cobra uma taxa de apenas 49 dólares por ANO. Isso mesmo, você paga essa taxa UMA ÚNICA VEZ e pode fazer quantas viagens quiser durante o período de 12 meses. No site, existem várias vagas que você pode usufruir o ano inteiro.

Veja esse valor como um investimento, já que pagando apenas cerca de R$ 200 (o que dá uns R$ 16/mês) você não vai mais precisar pagar hospedagem e alimentação na sua viagem dos sonhos.

Obs: a renovação do Worldpackers não é automática, então não precisa se preocupar com o cartão. No ano seguinte, você pode reavaliar se deseja seguir como membro ou não!

Tem algum desconto Amandinha?

Pra ficar ainda melhor, eu descolei um desconto de 10 dólares pra todo mundo que se cadastrar e usar o cupom: PREFIRO VIAJAR. Com isso, a sua assinatura anual passará para 39 dólares.

Inclusive, vou deixar aqui embaixo uma imagem mostrando aonde você deve colocar o seu cupom de desconto ou se preferir, pode clicar direto nesse link de desconto e pronto, você já garantiu os 10 dólares da Amandinha!

desconto worldpackers

Vai se cadastrar no site da Worldpackers Brasil ? Use o cupom PREFIROVIAJAR e ganhe 10 dólares de desconto no plano anual.


Posso viajar pra fora do Brasil com a Worldpackers?

Siim! No site da Worldpackers, você encontra ofertas no Brasil e no mundo, mas é muito importante lembrar que eles não cuidam de burocracias como passagens aéreas, visto, ou seguro de viagem. Tudo isso deve ser visto por você. A Worldpackers facilita apenas o seu contato com um anfitrião!


Quais tipos de vagas eu encontro na Worldpackers?

No site da Worldpackers, você encontrará algumas categorias principais e dentro delas estão as vagas oferecidas pelos anfitriões. Se liga nas categorias listadas no site:

  • Receber e ajudar hóspedes;
  • Ensinar e compartilhar;
  • Divertir e entreter hóspedes;
  • Reformar e decorar;
  • Comunicação e Marketing;
  • Trabalho comunitário;
  • Cuidados com a natureza;
  • Cozinha e Bar;
  • Melhorias em sites e SEO;
  • Tarefas de casa.

Preciso ter experiência profissional usar a Worldpackers?

A resposta é não! Lembre-se que na Worldpackers você está se voluntariando e não trabalhando. Você pode nunca ter trabalhado na vida, o importante é ter vontade de aprender e compartilhar os conhecimentos que você já tem. Sem contar que a lista de atividades é bem grande e variada, se você nunca trabalhou, essa pode ser inclusive uma ótima oportunidade para você conhecer novas áreas e quem sabe encontrar algo que você goste.


Existem pré-requisitos para usar o Worldpackers?

Na verdade, a única coisa que a plataforma exige é que você tenha mais do que 18 anos.


Até quantos anos eu posso voluntariar no Worldpackers?

Como eu disse anteriormente, para se cadastrar no site do Worldpackers você só precisa ter a idade mínima de 18 anos, mas não existe uma idade máxima! Portanto, se você encontrar uma vaga que te interesse e esteja dentro das suas habilidades e possibilidades é só se cadastrar, independente da sua idade!


Como eu devo encontrar um bom anfitrião?

A primeira AmanDICA é pequisar muito e ver direitinho os objetivos do anfitrião e a descrição da vaga. Avalie os comentários de outros membros que estiveram com aquele anfitrião e acima de tudo, alinhe as suas expectativas de viagem com o tempo que deverá se dedicar no voluntariado.

Procure sempre conversar com o anfitrião antes de viajar, entenda como será a acomodação, as refeições, qual a localização e os transportes próximos, busque saber se existem regras, quais serão as suas atividades detalhadas, as horas de trabalho e as de descanso que você pode ter e tome a decisão mais acertada pra você.

Dica: comece a procurar uma vaga, no mínimo, 1 ou 2 meses antes da sua viagem. Você pode e deve falar com mais de um anfitrião, pois isso fará com que você tenha mais opções para sua viagem e possibilidades de negociação e conversa antes de tomar a decisão final.


É seguro usar o Worldpackers?

Sim, o Worldpackers é confiável. Basta uma navegada no site da Worldpackers e em canais do Youtube para você encontrar depoimentos de viajantes e anfitriões que dão bastante credibilidade para a comunidade.

Além disso, a empresa disponibiliza um suporte, um aplicativo e um sistema de avaliações, tudo para deixar a experiência mais segura e transparente e que também serve como referência para quem está pensando em viajar ou contratar um viajante.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguro e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário