Se como eu, você gosta de natureza, caminhada, montanhas, lagos e cenários paradisíacos, e não quer viajar muito longe, você está lendo o post certo. Quando postei no Instagram (@letis_go_) a foto acima, perguntei onde meus seguidores achavam que eu estava. A maioria respondeu “no paraíso!” e alguns arriscaram Canadá ou Suíça.
Na minha opinião, quem respondeu paraíso acertou (o resto passou longe!) Eu estava no Peru, na cidade de Huaraz. Na verdade, a cidade que fica ao norte de Lima (8 horas de ônibus) é super simples e passaria desapercebida pelos viajantes se não servisse de base para os passeios no Parque Nacional Huascarán e na Cordilheira Branca.
Trilhas fáceis
Laguna Parot / Paramount (altitude: 4.200m)
Ao chegar em Huaraz, eu tirei um dia inteiro para não fazer nada – ficar na cidade, me aclimatar, descansar, beber bastante água e programar o que faria nos dias seguintes.
O Primeiro passeio que eu fiz se chama Paramount – que é o nome da montanha. Esse é um passeio super tranquilo porque o carro já para na frente da laguna Parot, então quem não quiser, não precisa fazer nenhum hike para ver a laguna.
Eu fiz o hike que é considerado fácil, e portanto uma ótima forma de começar a entrar no clima de Huaraz. Apesar da altitude, a subida é tranquila, pouco inclinada. Esse foi um dos passeios que eu mais gostei porque a subida era mais uma escalada de pedras do que caminhada – bem diferente de todos os outros passeios que eu fiz depois.
Depois de subir a montanha, algumas pessoas entraram na água – que é muito gelada – para nadar. Eu preferi entrar na água em um barco – só que essa parte foi uma furada. Estava ventando muito e foi super difícil remar e voltar com o barco!
Geleira Pastoruri (altitude: 5.000m)
Outro passeio tranquilo é o do Glacial Pastouri. Esse passeio também é super famoso e bem turistico. A maior parte do caminho é feita de carro e a subida até o glacial é curta – o que pesa é a altitude, que é de 5.000m.
Eu gostei muito do cenário – me lembrou muito da Islândia. Para nós, brasileiros, que não vemos neve em nosso país, ver um glacial é impressionante!
Além disso, no caminho para o Glacial, são feitas algumas paradas para foto e o cenário é igualmente lindo.
Laguna Tambillo o Rajucolta (altitude máxima: 4,285m / elevação de 219m / distância: 13km)
Apesar de ser mais um treking do que um hike (a caminhada é quase que completamente plana) esse passeio é um pouco mais longo que os outros. A caminhada é de 13km ao todo.
Nesse passeio, ao contrário dos demais acima mencionados, nenhum guia vai junto até a laguna (que é maravilhosa). O passeio inclui apenas um motorista, e durante a caminhada é cada um por si.
Eu estava com um grupo legal e achei a caminhada super tranquila e agradável, mas algumas pessoas do grupo que tinham acabado de chegar em Huaraz e começaram com esse passeio sofreram um pouco por causa da altitude.
Trilhas moderadas
Laguna 69 (altitude: 4600m / elevação: 725m / distância: 14km)
O passeio mais famoso em Huaraz é a Laguna 69. Muitas pessoas visitam a cidade só para fazer esse hike, entretanto, devido a distancia, altitude e inclinação esse hike é considerado moderado então eu preferi começar com outros hikes e deixar esse para o final.
No fim das contas, eu achei o hike super tranquilo, pois já estava acostumada com a altitude, e já tinha feito vários outros hikes antes. Antes de ir para Huaraz li muitos relatos comentando que esse hike era difícil, por tanto estava com um pouquinho de medo, mas acredito que ter me adaptado bem antes fez toda a diferença!
Eu estou longe de ser fitness, mas não sofri com a subida e na verdade achei até agradável! Então realmente acredito que o segredo é se adaptar a altitude e ao esforço físico das subidas – e com tanta coisa linda para fazer em Huaraz, ficar uns dias a mais por lá para se adaptar nāo é um sacrifício, pelo contrário, vale muito a pena!!
Laguna verde (altitude: 4.250 / elevação 290 / distância 17km)
Essa trilha simboliza bem aquela frase que diz que o que importa é o caminho e não o destino.
Na minha opinião esse foi o caminho mais bonito de todas as trilhas que eu fiz. A trilha fica, entre duas montanhas e no caminho todo não encontramos mais do que 4 pessoas, portanto a sensação de imersão na natureza foi fantástica!
Nessa trilha além de não ter guia, organizamos o transporte de forma privada. Não havia nenhum ônibus ou grupo grande indo para esse lugar, então contratamos um motorista privado para nos levar – por isso estávamos sozinhos nesse paraíso! Foi uma experiência incrível. E o destino? Uma lagoa verde, belíssima!
Churup (altitude: 4.450 / elevação: 535m / distância: 7km)
Esse foi sem dúvida o meu hike preferido! Explico: foi o mais difícil dos que eu fiz e inicialmente, quando eu cheguei em Huaraz (e fui parar no hospital por causa da altitude) eu tinha certeza que esse hike estava fora de cogitação para mim, apesar de estar no topo da minha lista de desejos!
É possível chegar no ponto inicial desse hike com transporte público, então não é necessário contratar guia nem motorista – isso também significa que nesse hike é cada um por si. Eu fui com o grupo de amigos e foi muito legal porque acabamos nos incentivando bastante durante o caminho.
O hike é super diverso – algumas partes são planas, outras são de subida leve, tem algumas subidas bem inclinadas, e a minha parte favorita – em algumas partes a subida é feitas por escalada.
A laguna é muito bonita – uma mistura de verde e azul, com montanhas ao fundo, mas em qualquer hike, a minha parte preferida e sem dúvida a sensação de conquista de chegar ao topo!
Trilhas avançadas
Apesar da vontade de morar em Huaraz (quem sabe um dia!) minha estadia chegou ao fim e eu não fiz nenhum dos hikes mais longos. Quem sabe ficam para uma próxima viagem. Mas para quem realmente gosta de montanhas, hikes, climbing e acampamento, existem opções de viagens mais longas. Dentre estas, a mais comum é a trilha de Santa Cruz (4 dias e 3 noites) mas tem passeios de até 21 dias!
Para mais informações (especialmente sobre os hikes longos) recomendo a agencia Akilpo. Além de agencia, Akilpo é também um hostel – foi lá que eu fiquei e fechei todos os meus passeios. Os meninos que trabalham lá foram sempre super atenciosos, me ajudaram a organizar todos os meus passeios (até o que eu fiz por conta, sem contratar nenhum serviço deles) e sempre me explicaram tudo direitinho e com detalhes.
Olá Leticia, estou me programando para passar alguns dias em Huaraz, mas estou tendo dificuldade para encontrar os preços e como visitar o parque com direito as trilhas dispostas, você poderia me ajudar? Quando entra no parque, precisa contratar alguém ou alguma coisa para poder fazer a trilha que a pessoa prefere? Pode fazer uma trilha e assim que acabar, fazer outra? Agradeço desde já.
Olá Leticia, seu texto me ajudou bastante, porém você poderia me ajudar mais ainda? Qual o valor da subida em Paramount e Geleira Pastoruri? E quanto a entrada no Parque em si?