Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando vou conhecer um país, é experimentar a culinária local. Acho que posso ser considerada uma “gastroturista”, porque além de vivenciar as experiências culturais, tenho prazer em experimentar as comidas seja ela sofisticada, de rua ou temperada, o importante é que o meu estômago agradece, obrigada.
Em abril de 2016, visitei Amterdam na Holanda e o Prefiro Viajar foi convidado especial para conhecer o Restaurante Lt. Cornelis, que apresenta uma culinária holandesa com um toque moderno e surpreendente. O local que só tem seis meses de vida, possui um estilo contemporâneo em sua decoração sem perder a tradição. Quadros barrocos e a réplica do quadro do artista Frans Hals (que está exposto no Rijksmuseum) podem ser vistos pelo espaço, que conta com um clima elegante e de bom gosto.
Ao chegar no restaurante, fui recebida pela supervisora Anne Steinmann, que diga-se de passagem me atendeu muito bem, acho que nunca fui tão bem atendida em nenhum outro restaurante na vida. Anne fez um tour comigo por todo o espaço, que possui três andares, divididos em dois salões, dois bares (um no primeiro andar e um no segundo com uma bancada moderna) e um espaço privado para eventos fechados e abertos no verão, pois lá tem um rooftop ao ar livre, perfeito para mini eventos.
Começamos com um vinho sul-africano maravilhoso chamado Plankenbrug, que foi sugestão da própria Anne. Antes de começar a pedir, ela me explicou que todas as comidas são preparadas com ingredientes e produtos locais e orgânicos (já amei!). Ao ler o cardápio, fiquei na dúvida diante de tantos pratos diferentes e resolvi pedir uma recomendação do chef. Anne resolveu o meu problema e me ofereceu vários mini pratos de degustação, que é assim que eles comem na Holanda normalmente, na verdade.
Vai para Amsterdã? Faça agora a cotação da sua hospedagem!
A entrada começava com um peixe local acompanhado de salaminho e biscoitos, para logo em seguida chegar o primeiro prato de fato: alabote marinado com salmão, espargos e pepino (15 euros), acompanhado de uma salada com presunto de parma, salada de chicória, ervilhas e maçã (10 euros). Posso dizer que são pratos bem diferentes do que um brasileiro está acostumado a comer, mas bem gostosos e refinados.
Logo em seguida, veio o segundo prato aperitivo. Uma sopa leve e gostosa de lentilha (7,50 euros) que já tinha preenchido meu coração, quando me deparei com o prato principal: cordeiro holandês, vegetais e batatas ( 15 euros) e lombo de bacalhau com batata e repolho (15 euros), uma delícia! Sem palavras para explicar o prato do cordeiro, muito macio e apetitoso. Para acompanhar, uma batata frita rústica no cone, bem no estilo holandês (3,75 euros).
Sopa leve e gostosa de lentilha
Cordeiro holandês, vegetais e batatas
Batata frita rústica no cone
A sobremesa foi o “must” de toda a visita, confirmando minha tese de que o forte da Holanda são os doces, e que doces! Morangos com sorvete de nata e biscoitos (10,50 euros), não preciso dizer mais nada depois de olhar essa foto não é mesmo?
Morangos com sorvete de nata e biscoitos
Durante toda a minha visita sentada à varanda com a bela vista da rua (porque cada lugar de Amsterdam é um flash) me senti fazendo parte daquela história gastronômica. O ambiente, a comida e o atendimento, tudo facilita para deixar o clima super agradável. Amsterdam é uma cidade bem turística e não possui de fato tantos restaurantes locais (nos pontos turísticos mesmo você pode notar a quantidade de restaurantes italianos, japoneses e argentinos) e o Lt. Cornelis é um que eu já posso recomendar de olhos fechados.
Leia também: Heineken Experience, o paraíso para os amantes de cerveja
Endereço: Voetboogstraat 13, 1012 XK Amsterdam, Holanda
Horário de funcionamento: 12:00 às 01:00 hs
Telefone: +31 20 261 4863
Site: restaurantcornelis.amsterdam/
Ver comentários
Amanda, teria indicações de hospedagem em Amsterdã com bom custo beneficio?
Obrigado
Nossa! Adorei!!! Já fiquei morrendo de vontade de conhecer!!!
Quando for para Amsterdã será parada certa!
Que irado o espaço!! Amei a dica, quando estiver em Amsterdã irei com certeza.
Opaaa, deu vontade de ir.