Aposto que quando você pensa na Ásia, pensa logo na galera comendo insetos e coisas estranhas, acertei? Eu também pensava assim mas deixei meu preconceito de lado e aceitei o convite da Urban Adventure para provar as iguarias vendidas e consumidas nos mercados de Siem Reap acompanhada de um guia local. Mais seguro do que sair comendo qualquer coisa sozinha, né? rs
Isso mesmo! A Urban Adventure é especializada em turismo de experiência e te leva para fazer coisas beem fora do comum em vários lugares do mundo e uma delas é o Street food by night. Vou contar todos os detalhes da minha experiência a seguir.
Nesse artigo você encontrará:
Eu optei por fazer o tour gastronômico por Siem Reap no mesmo dia em que cheguei. Eu tinha apenas 3 dias no Camboja e como o tour começava 17h e era o meu primeiro dia, achei o momento ideal para explorar as ruas de Siem Reap.
Muito pontual, o meu guia chegou na porta do Templation Hotel acompanhado de um tuk tuk por volta das 17h. Achei muito interessante a blusa que eles estavam usando. Ela dizia: “The best day ever”. E, já fiquei empolgada.
Até a primeira parada, o nosso guia foi conversando com a gente e contando várias curiosidades de Siem Reap. Achei muito legal poder ter contato com alguém que realmente nasceu ali e aproveitei para tirar todas as minhas dúvidas com ele! (Pedi várias dicas do que fazer na cidade rs)
Leia mais: Guia completo para sua viagem a Siem Reap
Ah! Durante o caminho ele já foi comprando comidinhas. Paramos numa senhorinha que vendia umas coisas fritas recheadas de cabeças de camarão (dizia ele que eram pedaços, mas eu vi cabeças).
Assim que chegamos no Harmony Market, o nosso guia nos deu um lenço muito legal que servia como guardanapo. O sol já estava se pondo e as ruas estavam bem agitadas. O nosso grupo era composto por 5 pessoas e o guia, então foi bem fácil conversar com todo mundo e interagir bastante.
Assim que descemos, paramos em algumas barracas onde eram vendidos ovos recheados, arroz, churrasquinho de sapo e algumas outras iguarias.
Grill chicken egg
Devo confessar que essa foi a minha parada favorita. Eram tantas frutas fresquinhas gente! Eu adorei uma em especial que era a milk fruit, super docinha e suculenta. Além dela, provamos a dragon fruit rosa e roxa, manga verde, a jaca deles e a pitomba de lá.
A nossa segunda parada foi no mercado 60m road. Ele é basicamente uma rua lotada de barraquinhas familiares (são mais de 2.000) e eles vendem de tudo por lá.
Foi nesse mercado que começamos a aventura de provar insetos… a hora mais esperada da minha viagem. Juro que estava morrendo de ansiedade, mas o meu guia era tão legal e agia com tanta naturalidade que o nervoso foi passando.
Primeiro, paramos em uma barraquinha para provar um churrasco de peixinho com molho de formiga vermelha e legumes. ISSO MESMO, FORMIGA! Isso foi só para afastar a frescura e nos preparar para o que estava por vir.
Em seguida, fomos caminhando e provando iguarias como: perna de sapo, salada de carangueijo em conserva, pedaços de colmeias, vários tipos de arroz doce, pudim (tinha até de flores e mais frutas.
Depois que já estávamos íntimos da feirinha, chegamos na barraca mais esperada, a dos insetos. Tinham grilos, gafanhotos, besouros e larvas. O nosso guia comia igual snack, JURO. Comecei a suar frio, mas eu jurei que iria comer TUDO menos escorpião.
Pois bem, comi todos os insetos e o único que achei insuportável foi o besouro. Era meio amargo e nojento. Já o grilo e o gafanhoto são super crocantes e de boas de comer! Rsrs
Para encerra o tour gastronômico por Siem Reap depois de fortes emoções, o nosso guia nos levou em um restaurante local bem gostosinho. Depois de comer um monte, ainda achei um espacinho no estômago para provar o tradicional Amok, um prato típico Khmer feito com peixe ou frango cozido em molho de coco à base de curry.
O jantar foi o ponto final do tour. Depois voltamos para o hotel, porque no dia seguinte a maratona de visita aos templos de Angkor ia ser bem intensa.
O preço desse passeio é 48 dólares, mas com o cupom de desconto do Prefiro Viajar (UAREP) você ganha 10% de desconto. Nesse valor já estão inclusos o transporte, o guia, todos os petiscos, um suco, refrigerante ou cerveja e o jantar. Você paga apenas a bebida do restaurante que deseja consumir.
Eu adorei a Urban Adventure pela praticidade da reserva. Você faz tudo online pelo site deles e só precisa apresentar o voucher e a sua confirmação para o guia. Bem simples!
Conversei com outras pessoas do tour e vi só tinha eu de brasileira. Perguntei se era a primeira vez deles com a Urban e fiquei surpresa, todos eles já tinham feito outros passeios em diversos lugares do mundo com a Urban Adventure e se diziam bem fieis a empresa. Achei irado isso!
Eu achei a experiência muito muito irada! Eu nunca iria nesses mercadinhos de rua locais sozinha e muito menos iria comer metade das coisas que eu comi. Eu misturei tudo e não passei mal no dia seguinte. Não senti nada, só vontade de sair fazendo tudo denovo! Então, para mim o tour valeu MUITO a pena! Faço questão de recomendar para vocês!
Ver comentários
na verdade, a gente já come inseto, mas a maioria das pessoas nem sabe disso, né? existe um corante feito do inseto cochonilha, que dá a cor vermelha de muitos alimentos. e, pra conseguir a cor, precisa matar bilhões (com b) deles.
se for uma pessoa que consome muita gelatina, suco e outras coisas de morango, por exemplo, aaaah! ela já comeu foi muito inseto.
"viscoso, mas gostoso!"