Ásia Camboja Siem Reap

Conheça o tour que te leva para comer insetos nas ruas de Siem Reap

comer insetos asia
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Aposto que quando você pensa na Ásia, pensa logo na galera comendo insetos e coisas estranhas, acertei? Eu também pensava assim mas deixei meu preconceito de lado e aceitei o convite da Urban Adventure para provar as iguarias vendidas e consumidas nos mercados de Siem Reap acompanhada de um guia local. Mais seguro do que sair comendo qualquer coisa sozinha, né? rs

Isso mesmo! A Urban Adventure é especializada em turismo de experiência e te leva para fazer coisas beem fora do comum em vários lugares do mundo e uma delas é o Street food by night. Vou contar todos os detalhes da minha experiência a seguir.

Nesse artigo você encontrará:


Roteiro do passeio

Começando o passeio

Eu optei por fazer o tour gastronômico por Siem Reap no mesmo dia em que cheguei. Eu tinha apenas 3 dias no Camboja e como o tour começava 17h e era o meu primeiro dia, achei o momento ideal para explorar as ruas de Siem Reap.

street food by night

Muito pontual, o meu guia chegou na porta do Templation Hotel acompanhado de um tuk tuk por volta das 17h. Achei muito interessante a blusa que eles estavam usando. Ela dizia: “The best day ever”. E, já fiquei empolgada.

urban adventure camboja

Até a primeira parada, o nosso guia foi conversando com a gente e contando várias curiosidades de Siem Reap. Achei muito legal poder ter contato com alguém que realmente nasceu ali e aproveitei para tirar todas as minhas dúvidas com ele! (Pedi várias dicas do que fazer na cidade rs)

Leia mais: Guia completo para sua viagem a Siem Reap

Ah! Durante o caminho ele já foi comprando comidinhas. Paramos numa senhorinha que vendia umas coisas fritas recheadas de cabeças de camarão (dizia ele que eram pedaços, mas eu vi cabeças).

Primeira parada: Harmony Market

Assim que chegamos no Harmony Market, o nosso guia nos deu um lenço muito legal que servia como guardanapo. O sol já estava se pondo e as ruas estavam bem agitadas. O nosso grupo era composto por 5 pessoas e o guia, então foi bem fácil conversar com todo mundo e interagir bastante.

harmony market siem reap

Assim que descemos, paramos em algumas barracas onde eram vendidos ovos recheados, arroz, churrasquinho de sapo e algumas outras iguarias.

grill chicken egg

Grill chicken egg

Devo confessar que essa foi a minha parada favorita. Eram tantas frutas fresquinhas gente! Eu adorei uma em especial que era a milk fruit, super docinha e suculenta. Além dela, provamos a dragon fruit rosa e roxa, manga verde, a jaca deles e a pitomba de lá.

frutas camboja

Segunda parada: 60 meters road

A nossa segunda parada foi no mercado 60m road. Ele é basicamente uma rua lotada de barraquinhas familiares (são mais de 2.000) e eles vendem de tudo por lá.

Foi nesse mercado que começamos a aventura de provar insetos… a hora mais esperada da minha viagem. Juro que estava morrendo de ansiedade, mas o meu guia era tão legal e agia com tanta naturalidade que o nervoso foi passando.

Churrasco de peixe com molho de formiga

Primeiro, paramos em uma barraquinha para provar um churrasco de peixinho com molho de formiga vermelha e legumes. ISSO MESMO, FORMIGA! Isso foi só para afastar a frescura e nos preparar para o que estava por vir.

molho de formiga vermelha

Comidas típicas do Camboja

Em seguida, fomos caminhando e provando iguarias como: perna de sapo, salada de carangueijo em conserva, pedaços de colmeias, vários tipos de arroz doce, pudim (tinha até de flores e mais frutas.

pudim siem reap

Snacks de insetos

Depois que já estávamos íntimos da feirinha, chegamos na barraca mais esperada, a dos insetos. Tinham grilos, gafanhotos, besouros e larvas. O nosso guia comia igual snack, JURO. Comecei a suar frio, mas eu jurei que iria comer TUDO menos escorpião.

larvas fritas camboja

Pois bem, comi todos os insetos e o único que achei insuportável foi o besouro. Era meio amargo e nojento. Já o grilo e o gafanhoto são super crocantes e de boas de comer! Rsrs

comer gafanhoto camboja

Conhecendo um restaurante local

Para encerra o tour gastronômico por Siem Reap depois de fortes emoções, o nosso guia nos levou em um restaurante local bem gostosinho. Depois de comer um monte, ainda achei um espacinho no estômago para provar o tradicional Amok, um prato típico Khmer feito com peixe ou frango cozido em molho de coco à base de curry.

amok camboja

O jantar foi o ponto final do tour. Depois voltamos para o hotel, porque no dia seguinte a maratona de visita aos templos de Angkor ia ser bem intensa.

restaurante camboja


Quanto custa o Street Food by Night?

O preço desse passeio é 48 dólares, mas com o cupom de desconto do Prefiro Viajar (UAREP) você ganha 10% de desconto. Nesse valor já estão inclusos o transporte, o guia, todos os petiscos, um suco, refrigerante ou cerveja e o jantar. Você paga apenas a bebida do restaurante que deseja consumir.


Como reservar?

Eu adorei a Urban Adventure pela praticidade da reserva. Você faz tudo online pelo site deles e só precisa apresentar o voucher e a sua confirmação para o guia. Bem simples!

Conversei com outras pessoas do tour e vi só tinha eu de brasileira. Perguntei se era a primeira vez deles com a Urban e fiquei surpresa, todos eles já tinham feito outros passeios em diversos lugares do mundo com a Urban Adventure e se diziam bem fieis a empresa. Achei irado isso!


O tour pelos mercados vale a pena?

Eu achei a experiência muito muito irada! Eu nunca iria nesses mercadinhos de rua locais sozinha e muito menos iria comer metade das coisas que eu comi. Eu misturei tudo e não passei mal no dia seguinte. Não senti nada, só vontade de sair fazendo tudo denovo! Então, para mim o tour valeu MUITO a pena! Faço questão de recomendar para vocês!


Dicas e curiosidades

  • Achei bem legal o fato do guia ser local e realmente conhecer os vendedores ambulantes, as receitas e as histórias de cada comida;
  • A parte mais legal é que os grupos são formados por no máximo 12 pessoas, ou seja, os turistas conseguem interagir de verdade com o guia;
  • Quase todos os pratos levam capim limão, é como cebola e alho para gente;
  • A culinária do Camboja é uma das mais antigas do mundo e tem grande influência da gastronomia italiana, francesa, vietnamita, japonesa e tailandesa.

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário