Ásia Hanoi Pelo mundo Vietnã

Cruzeiro em Halong Bay e Cat Ba Island: 3 dias e 2 noites conhecendo a baía do Vietnã!

cruzeiro em halong bay
Amanda Antunes
Escrito por Amanda Antunes

Se você me acompanha no Instagram (@prefiroviajar), provavelmente, sabe que eu estive viajando por 80 dias pelo sudeste asiático e passei por países incríveis como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Laos e muito mais. Um dos lugares que eu estava mais ansiosa para visitar foi o Hanoi no Vietnã e foi lá que fiz o famoso Cruzeiro de 3 dias em Halong Bay.

No meu GUIA COMPLETO DE HALONG BAY você vai ler:

1. Sobre Halong Bay e Cat Ba Island
2. Qual cruzeiro contratar?
3. Quanto tempo ficar?
4. Quanto custa?
5. Dá pra ir por conta própria?
6. Mais dicas e curiosidades

1. Sobre Halong Bay e Cat Ba Island

Declarada Património Mundial da UNESCO em 1993, a famosa ilha Halong Bay é composta por cerca de 1.969 ilhas de calcário e por lá, você encontra muitas praias, grutas e cavernas. Halong Bay significa “Onde o Dragão entra no Oceano” e de acordo com uma lenda, foi a calda de um dragão que esculpiu a baía e as suas pequenas ilhotas.

Cat Ba Island significa “Ilha das Mulheres”, inclusive, existem evidências arqueológicas que sugerem que há quase 6.000 anos atrás a ilha já tinha habitantes. A ilha é hoje composta majoritariamente por chineses e pelas ruas e mercados é bem fácil de perceber.


2. Qual Cruzeiro contratar?

Uma das principais dúvidas de muitos viajantes é qual Cruzeiro contratar e onde contratar. No centro de Hanoi, existem muitas agências de turismo, assim como muitas opções de cruzeiros que fazem a região de Halong Bay e Cat Ba Island.

Existem cruzeiros tradicionais e até Party Cruises que incluem festas noturnas e paradas diferenciadas. É muito importante olhar o roteiro que você deseja fazer e validar a qualidade da acomodação. Peça para ver fotos e leia os reviews na internet sobre as empresas de Cruzeiro. Eu vi algumas que são recomendadas como a Golden Cruise e o Fantasea.

No meu cruzeiro, por exemplo, eu fiz o seguinte roteiro:

Dia 1: Saída de Hanoi de ônibus (2:30 de viagem) + Almoço no Cruzeiro + The Amazing Cave + Passeio de Caiaque e visita aduas cavernas

Dia 2: Café da manhã no cruzeiro + Tip-top Island + Chegada na Cat Ba Island e Check out do Cruzeiro + Trilha no Parque Nacional de Cat Ba + Check in no hotel de Cat Ba e almoço + Tarde livre ou trilha opcionais na Monkey Island.

Dia 3: Café da manhã no Hotel + Check Out + Almoço no Cruzeiro + retorno Hanoi


3. Quanto tempo ficar?

Se você tiver tempo, recomendo muito o Cruzeiro de 2 noites, achei que não foi cansativo e consegui conhecer um pouquinho de Cat Ba Island também. Sem falar que ter todas as refeições incluídas, acomodação e passeios nesse período foi ótimo não pensar em nada!!!

Se você estiver com pouco tempo, pode fazer o passeio de bate e volta, mas dizem que fica um pouco corrido devido ao deslocamento. Agora, se você tem


4. Quanto custa?

Na hora de escolher o Cruzeiro ideal para sua viagem, é importante buscar sempre o melhor custo-beneficio. Muita gente se guia apenas pelo preço e acaba se arrependendo. Existem empresas que oferecem serviços Standard e outras que oferecem cruzeiros de Luxo.

Eu escolhi uma companhia Standard chamada Fantasea e, como estava o amigos, consegui negociar um super desconto em uma agência de rua de Hanoi. O valor original do Cruzeiro de 2 noites e 3 dias era 140 dólares e eu paguei 118 dólares.

Durante a minha pesquisa de preços, vi opções de passeios de 1 dia por 40 dólares (bate e volta) e cruzeiros de 1 noite por 80 dólares.

Dica: deixe para contratar o passeio em Hanoi direto nas agências. É bom para negociar o preço e conseguir preços melhores do que na internet.


5. Dá para ir por conta própria?

Por ser um passeio um pouco mais caro, muitas pessoas acabam fazendo esse passeio de uma outra forma e indo apenas para Cat Ba Island. Um casal de amigos que estavam aqui e decidiram ficar mais tempo em Cat Ba, fizeram um trajeto similar gastando 125 dólares, quase o mesmo valor do Cruzeiro, mas para duas pessoas. Se liga nos gastos deles (em dólares):

  • $50 – ônibus + barco de Hanoi para Cat Ba (ida e volta)
  • $15 – 3 noites em quarto duplo em hotel para 2 pessoas com café da manhã;
  • $30 – passeio para duas pessoas pela Lan Ha Bay (mais limpa e menos turística do que Halong Bay);
  • $4,5 – aluguel de uma nota com gasolina para rodar a ilha;
  • $25 – alimentação e bebidas para duas pessoas por 3 dias.

Lembrando que uma vez em Cat Ba Island, você pode conhecer:

  • Cat Ba National Park;
  • Monkey Island;
  • Passeio de barco pela Lan Ha Bay;
  • Passeio de caiaque.

Atenção: as pessoas que optam por ir para Cat Ba Island não tem acesso a Halong Bay. Isso porque a baía de Cat Ba Island se chama Lan Ha Bay e os passeios por lá são mais restritos a ela.


6. Mais dicas e curiosidades

  • Rooftop do Mona Restaurant e Like coffee foram dois lugares que me recomendaram para comer em Cat Ba Island;
  • 10 mil pessoas podem ficar dentro da Amazing Cave ao mesmo tempo, é impressionante!

 Você curte as minhas dicas? Então já segue o @prefiroviajar no Instagram pra acompanhar as minhas viagens em tempo real! 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o Prefiro Viajar a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar?

Passeios e ingressos: TourOn e Get Your Guide
Hospedagem: BookingAirBnB e Hoteis.com
 Seguro viagem: Real Seguros, SafetyWing e Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Dinheiro pro exterior: Transferwise

Sobre o autor

Amanda Antunes

Amanda Antunes

Olá! Eu sou Amanda. Sou publicitária, criativa e apaixonada por fotos e viagens. Ao todo foram 3 intercâmbios e 42 países visitados. São muitas histórias para contar, porque eu Prefiro Viajar!

Deixe um comentário