Assim como os muçulmanos sonham em visitar Mecca ou os católicos almejam assistir uma missa no Vaticano, verdadeiros amantes de cerveja fazem Munique o seu norte.
Aqui a cerveja é mais do que uma bebida, é parte da história local. O primeiro registro histórico da cidade faz referência a um monastério que foi encontrado nesta região. Dai veio o nome da cidade: München – que significa monastério. E o que os monges produziam? Cerveja!
Cerveja aqui é coisa séria. Tanto que, em 1516 uma série de leis foram aprovadas na região da Baviera regulando e limitando os ingredientes que poderiam ser usados na fabricação da cerveja. De acordo com essa lei (conhecida como lei de pureza) os únicos ingredientes que poderiam ser usados na fabricação da cerveja seriam água, cevada (malte) e lúpulos.
Por causa dessa lei (que já foi revogada), até hoje as cervejas lagers ainda dominam a Alemanha e o termo alemão “Reinheitsgebot”, que faz referência a pureza, segue sendo usado como estratégia de marketing.
Dicas para pedir a sua cerveja
Ao entrar em qualquer local que sirva uma dessas cervejas, mesmo que você peça um cardápio em inglês, provavelmente você vai se deparar com as seguintes palavras: Weiß, Dunkel e Helles. Esses são os tipos de cerveja. Weißbier é a cerveja de trigo. Helles é a cerveja clara e Dunkel a cerveja escura.
Na maioria das cervejarias, nem vão te perguntar o tamanho do copo. Ao pedir uma cerveja, você receberá um Maß – o famoso canecão de 1L de cerveja. Caso a opção lhe seja dada, lembre que na Baviera, o copo “pequeno” de cerveja contém meio litro!
Cervejarias de Munique
Mais da metade de todas as cervejarias na Alemanha estão dentro do estado da Baviera, portanto, opções não faltam. Entretanto, entre essa imensa variedade de cervejarias, existem apenas 6 em Munique: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten, Hacker-Pschorr e Löwenbräu. Apesar de varias outras cervejas (inclusive internacionais) serem vendidas na cidade, apenas essas 6 marcas produzem cerveja dentro de Munique, e por óbvio, recomendo focar nessas marcas ao visitar a capital da Baviera!
Para uma experiência completa, sugiro visitar uma cervejaria (que é onde a cerveja é feita), um bierhaus ou um biergarten. Mas você também pode experimentar as cervejas em qualquer restaurante – geralmente os restaurantes tem placas na entrada indicando qual cerveja servem, ou, para os econômicos, é uma ótima opção simplesmente comprá-las no mercado.
Hofbräu
Dentre as marcas de cerveja de Munique, a mais conhecida internacionalmente é a Hofbräu. Isso porque no fim das segunda guerra, os americanos comemoraram a vitória nos salões da HB e levaram canecas para casa de lembrança. Desde então, a fama da cervejaria seguiu crescendo e hoje, a marca tem cervejarias em diversos países, incluindo uma no Brasil em Belo Horizonte.
Paulaner
A Paulaner é a patrocinadora do Bayern (time de futebol) e é famosa por fazer festas de celebrações com cerveja gratuita no centro da cidade quando o time ganha campeonatos.
Löwenbräu
A Löwenbräu foi por por muitos anos a marca de cerveja alemã mais vendida mundialmente, especialmente por sua popularidade no mercado americano.
Augustiner
Entretanto, sem dúvidas a cervejaria preferida dos bavaros é a Augustiner, justamente porque essa cervejaria não exporta seu produto – pelo contrário, ela foca no mercado local! Além de ser a cervejaria mais antiga da cidade, fundada em 1328.
Spaten
A Spaten é a marca responsável pelo “clareamento” da oktoberfestbier (que é a cerveja especial produzida na primavera, e vendida no outono, durante a oktoberfest.) A Oktoberfestbier era inicialmente escura (dunkel), mas devido as alterações que Josef Sedlmayr (dono da Spaten na época) fez, a cerveja foi ficando cada vez mais clara e essa forma se popularizou também entre as outras cervejarias.
Hacker-pschorr
A Hacker-pschorr é o resultado da fusão de duas cervejarias, a Hacker e a Pschorr. Essa é a embalagem de cerveja mais fácil de identificar, pois ao invés de usar a tampa que estamos acostumados, usa um sistema de alavanca, para que a cerveja dure mais caso não seja bebida de uma vez!
Essa cervejaria ganha atenção especial durante a Oktoberfest, pois a sua tenda é uma das mais legais e a única em que você ficar em pé na mesa (normalmente só é permitido ficar em pé nos bancos!) Mas isso é assunto para um outro post!
Me apaixonando muito pelas dicas!!!!
Muito bom antes de viajar de verdade, viajar imaginando como é degustar dessa cultura!